𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

M249

M249
PEO M249 Para ACOG.jpg
A M249 SAW.
Tipo Metralhadora leve
Local de origem  Bélgica (FN Minimi)
 Estados Unidos (M249)
História operacional
Em serviço 1984–presente
Histórico de produção
Data de criação 1976
Especificações
Cartucho 5,56×45mm NATO
Sistema de suprimento Fita de munição ou carregador STANAG
Mira Miras de ferro ou trilho Picatinny para miras
Um soldado americano com sua M249.

M249 é a designação de uma metralhadora leve padrão do Exército dos Estados Unidos, criada no fim da década de 1970. Esta arma também é usada pelo Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil (CFN) convencionada pelo nome de "minimi", em suas unidades infantaria. E sua versão "PARA" (com a coronha rebatida) é utilizada por elementos de operações especiais.

A FN M249 PARA foi desenhada pela Fabrique Nationale Belga, para participar de uma disputa feita pelos militares dos Estados Unidos com o intuito de encontrar uma nova metralhadora que fosse resistente, potente, leve, simples de usar e fácil de consertar. A M60 era uma excelente metralhadora nesses quesitos, como o Vietnam provou durante a questão da Indochina. Porém esta era uma arma bastante pesada.

No fim do concurso, em 1982, foi escolhida a M249, que tinha todas as qualidades da M60 e era bem leve. E um soldado mais robusto pode dispará-la com apenas uma mão. Os soldados lhe deram o apelido de "Rambo". A arma passou a equipar as torres dos tanques e as traseiras dos jipes, além dos soldados de suporte dos esquadrões.

A M249 é uma arma do tipo SAW (de "Squad Automatic Weapon"), isto é, uma arma que deve ser usada em benefício de todo o esquadrão.[1]

Predefinição:Referencias

Ligações externas

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre M249
Ícone de esboço Este sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «FN® M249 SAW». FN America. Consultado em 18 de maio de 2021 

talvez você goste