Nota: Para outros significados, veja Grande Prêmio da Turquia de Motovelocidade de 2005.
Predefinição:Info/Corrida automobilística
O Grande Prêmio da Turquia de 2005 foi uma corrida de Fórmula 1, que aconteceu em 21 de agosto de 2005, no Istanbul Park. Esta foi a décima quarta etapa da temporada de 2005, tendo como vencedor o finlandês Kimi Räikkönen, da McLaren-Mercedes.[1][nota 1]
Resumo
- Os dois carros da equipe Williams-BMW saíram da corrida devido a problemas com o pneu traseiro direito - dois problemas pra cada carro.
- Michael Schumacher e Mark Webber colidiram na volta 14. Schumacher teve sua suspensão traseira danificada, porém retornou a pista após os reparos para melhorar sua posição na ordem de qualificação para a corrida seguinte. Webber teve que trocar o bico de seu carro.
- Juan Pablo Montoya estava em segundo lugar, com uma diferença confortável, até a penúltima volta quando ele freou demais após dar uma volta na Jordan de Tiago Monteiro, que vinha atrás dele e não pode evitar o contato, danificando o difusor. Na volta seguinte Montoya perdeu grip na traseira e passou reto na curva 8, perdendo a segunda posição para Fernando Alonso.
- Felipe Massa perdeu a asa dianteira e o bargeboard, após uma colisão com Nick Heidfeld na primeira curva. Depois de trocá-los, ele continuou até a volta 29 quando seu motor estourou.
- A volta mais rápida de Juan Pablo Montoya foi 2 segundos mais rápida que a pole position de seu companheiro. Normalmente a volta rápida de corrida é mais lenta que a volta de qualificação.
Pilotos de sexta-feira
Classificação da prova
Treino classificatório
- Takuma Sato foi considerado culpado de bloquear Mark Webber (Sato não teve conhecimento de Webber na pista, tal como havia sido comunicado que não teve qualquer contato de rádio com a equipe BAR Honda). O japonês foi relegado a largar no final do grid, atrás de Michael Schumacher que rodou na curva 9 e teve seu motor trocado após a qualificação.
- Narain Karthikeyan teve problema com motor.
Corrida
Tabela do campeonato após a corrida
Erro de citação: Existem marcas <ref>
para um grupo chamado "nota", mas nenhuma marca <references group="nota"/>
correspondente foi encontrada