Predefinição:Info/Corrida automobilística
Resultados do Grande Prêmio da Argentina de Fórmula 1 realizado em Buenos Aires em 7 de abril de 1996. Terceira etapa da temporada, teve como vencedor o britânico Damon Hill, que subiu ao pódio junto a Jacques Villeneuve numa dobradinha da Williams-Renault, com Jean Alesi em terceiro pela Benetton-Renault.[1][2]Predefinição:Nota de rodapé
Resumo da corrida
Treinos
Damon Hill fez o melhor tempo tendo Michael Schumacher em segundo e Jacques Villeneuve em terceiro.
Corrida
Hill e Schumacher mantiveram suas posições e saíram à frente das Benetton de Alesi e Berger com Coulthard e Barrichello completando a zona de pontuação, nas logo os dois primeiros duelavam pela liderança com o inglês sendo acossado pelo alemão da Ferrari, situação que durou até que a Williams fez valer seu conjunto e assim Hill se afastou de Schumacher que estava na alça de mira de Alesi. Ressalte-se que os quatro primeiros lugares permaneceram inalterados ao fim da "janela" inaugural de pit stops. Na volta vinte e sete a Forti de Luca Badoer capotou ao tocar a Ligier de Pedro Diniz e isso exigiu uma breve intervenção do carro de segurança. Pouco depois o carro de Diniz pegou fogo ao voltar do reabastecimento.[3]
Nem mesmo a combinação do safety car com um novo giro de pit stops alterou o panorama vigente, pois os quatro líderes eram Hill, Schumacher e as duas Benetton com Villeneuve em quinto tempos depois de uma largada onde ele caiu para o nono lugar graças a um erro no momento de acionar a embreagem.[4] A sorte do canadense mudou em razão das quebras de Schumacher e Berger entre as voltas quarenta e seis e cinquenta e seis e uma parada ruim de Alesi nos boxes, mas a cinco voltas do final o piloto francês reduziu a diferença para a Williams, contudo Villeneuve soube recompor sua vantagem.
Quanto a Damon Hill sua corrida transcorreu sem sustos, vide a vantagem de doze segundos que o mesmo possuía ao realizar seu derradeiro pit stop quando retornou à frente de Gerhard Berger até que o austríaco abandonasse a prova e esta diferença ficou inalterada quando Villeneuve ascendeu ao segundo lugar.[4] Assim Hill venceu pela segunda vez consecutiva o Grande Prêmio da Argentina com Villeneuve em segundo em mais uma dobradinha da Williams com a Benetton de Alesi em terceiro,[5] embora seu carro tenha ficado sem combustível ao cruzar a linha de chegada. A zona de pontuação foi completada por Barrichello, Irvine e Verstappen.
Foi a quarta vitória consecutiva de Damon Hill desde o Grande Prêmio da Austrália de 1995 com o adendo que o piloto britânico venceu todas as provas da temporada de 1996 até o momento.