Predefinição:Info/Corrida automobilística
Resultados do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 realizado em Adelaide em 12 de novembro de 1995.[1] Décima sexta e última etapa da temporada, foi vencido pelo britânico Damon Hill, da Williams-Renault.[2]Predefinição:Nota de rodapé
Resumo
- Última prova realizada no circuito de Adelaide e também a última vez que a Austrália encerra uma temporada de F-1 desde 1985. A partir de 1996, passaria a ser a etapa inicial e realizada em um novo circuito, na cidade de Melbourne.
- Melhor resultado da equipe Forti em dois anos de Fórmula 1, chegando na 7º colocação com Pedro Paulo Diniz.
- Primeiro e único pódio de Gianni Morbidelli na F-1.
- Última corrida de Taki Inoue na categoria, depois de uma série de micos e trapalhadas no decorrer da temporada.
- Foi também a última corrida disputada por Karl Wendlinger, Bertrand Gachot, Roberto Pupo Moreno e da equipe Pacific.
- Pedro Lamy protagonizou um momento bizarro na prova, ao rodar sua Minardi por várias vezes, e, mesmo assim, conseguiu conquistar seu primeiro ponto na F1. O primeiro de Portugal na categoria.
- Em outro momento bizarro da prova, Heinz-Harald Frentzen que disputava posição com Johnny Herbert, mandou um "gesto obsceno" para o piloto Mark Blundell, que era retardatário e atrapalhava o piloto alemão. A cena foi ao ar em diversos países, inclusive no Brasil, graças a câmera Onboard que estava no carro do alemão.
- Mika Häkkinen não disputou a corrida por causa de um grave acidente no treino classificatório, ao bater sua McLaren contra uma proteção de pneus.[3]
- Última corrida do motor V12 utilizado pela Ferrari
- Ultima corrida a adotar o sistema de duas luzes como sinal de largada (vermelho e verde).
- Corrida com a maior diferença do primeiro pro segundo colocado.[4]