𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Função distribuição acumulada

Em teoria da probabilidade, a função distribuição acumulada (fda) ou simplesmente função distribuição, descreve completamente a distribuição da probabilidade de uma variável aleatória de valor real X. Para cada número real x, a fda é dada por[1]:

Em linguagem matemática Em Português
A função de nome "F" é igual à probabilidade de que a variável aleatória X assuma um valor inferior ou igual a determinado x. Note que, via de regra, para cada x, a função F assumirá um valor diferente.

A probabilidade de que X se situe num intervalo ]ab] (aberto em a e fechado em b) é F(b) − F(a) se a ≤ b. É convenção usar um F maiúsculo para a fda, em contraste com o f minúsculo usado para a função densidade da probabilidade e função massa de probabilidade.

A função distribuição pode ser facilmente obtida a partir da função de probabilidade respectiva. No caso duma variável aleatória discreta:

Para uma variável aleatória contínua:

Note-se que na definição acima, o sinal "menor ou igual", '≤' poderia ser substituído por "menor" '<'. Isto produziria uma função diferente, mas qualquer uma das funções pode ser facilmente deduzida a partir da outra. Também se poderia mudar para um sinal maior e deduzir as propriedades desta nova função. A única coisa a lembrar é ajustar a definição ao sinal pretendido. Em países de língua inglesa, a convenção que usa a desigualdade fraca (≤) em vez da desigualdade estrita (<) é quase sempre usada.

Exemplos

Como exemplo, suponha-se que X é distribuído uniformemente pelo intervalo [0, 1]. Nesse caso a fda é dada por:

F(x) = 0, se x < 0;
F(x) = x, se 0 ≤ x ≤ 1;
F(x) = 1, se x > 1.

Para um outro exemplo suponha-se que X toma apenas os valores 0 e 1, com igual probabilidade (X segue a distribuição de Bernoulli com p = 1/2). Então a fda é dada por

F(x) = 0, se x < 0;
F(x) = 1/2, se 0 ≤ x < 1;
F(x) = 1, se x ≥ 1.

Notação

Quando há mais de uma variável aleatória e torna-se necessário explicitar a diferença entre as funções, representa-se a fda da variável aleatória X por .

Propriedades

Se X é uma variável aleatória discreta, então ela obtém os valores x1, x2, ... com probabilidade p1, p2 etc., e a fda de X será descontínua nos pontos xi e constante entre eles.

Se a fda F de X é contínua, então X é uma variável aleatória contínua; se para além disso F absolutamente contínua, então existe uma função Integral Lebesgue f(x) tal que

para todos os números reais a e b. A primeira das duas igualdades acima não seria correcta em geral se não tivéssemos dito que a distribuição é contínua. Continuidade da distribuição implica que P(X = a) = P(X = b) = 0, de modo que a diferença entre "<" e "≤" deixa de ser importante neste contexto.) A função f é igual à derivada de F (quase em toda a parte), e é chamada de função densidade de probabilidade da distribuição de X.

Para qualquer função de distribuição , tem-se:

  • é não decrescente (crescente ou constante):
  • é contínua à direita:
  • , com , e

Temos ainda as seguintes propriedades, que permitem lidar com os diferentes tipos de desigualdades, e que se aplicam a funções distribuição de variáveis aleatórias discretas:

No caso das variáveis aleatórias contínuas, valem as seguintes propriedades:

  • é contínua em todos os pontos (no caso das v. a. discretas era apenas contínua à direita)

O teste Kolmogorov-Smirnov é baseado em funções distribuição acumulada e pode ser usado para ver se duas distribuições empíricas são diferentes ou se uma distribuição empírica é diferente de uma distribuição ideal. Muito relacionado é o teste de Kuiper, o qual é útil se o domínio da distribuição é cíclico como por exemplo em dias da semana. Por exemplo podemos usar o teste de Kuiper para ver se o número de tornados varia durante o ano ou se as vendas de um produto variam dia a dia ou por dia do mês.

Ver também

Referências

  1. Distribution and Quantile Functions, site www.math.uah.edu, do Department of Mathematical Sciences da University of Alabama in Huntsville

Bibliografia

talvez você goste