𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Ele, o Boto

Ele, o boto
Ele, o Boto.jpg
Cartaz promocional
 Brasil
1987 •  cor •  106 min 
Direção Walter Lima Jr.
Produção Lucy Barreto
Luiz Carlos Barreto
Flávio R. Tambelini
Roteiro Lima Barreto (argumento)
Vanja Orico (ideia)
Walter Lima Jr. (roteiro, diálogos e texto de locução)
Affonso Romano de Sant'Anna (texto de locução)[1]
Elenco Carlos Alberto Riccelli
Cássia Kiss
Ney Latorraca
Dira Paes
Género fantasia
romance
Direção de arte Paulo Flaksman
Figurino Sérgio Silveira
Edição Mair Tavares
Companhia(s) produtora(s) LC Barreto
Distribuição Embrafilme
Idioma português

Ele, o boto é um filme brasileiro de 1987, dos gêneros fantasia e romance, dirigido por Walter Lima Jr. sobre a lenda amazônica do boto, que supostamente seduz e engravida mulheres.

O roteiro é baseado na história de Lima Barreto e Vanja Orico, adaptado por Tairone Feitosa, Walter Lima Júnior e Affonso Romano de Sant'Anna. A direção de fotografia é de Pedro Farkas. A trilha sonora é de Wagner Tiso. Filmado em Paraty e Paratimirim.

Sinopse

Segundo uma lenda amazônica, em noite de lua cheia, o Boto vem à terra e se transforma em humano, para seduzir e ser amado pelas mulheres e odiado pelos homens. Uma de suas conquistas é Tereza, filha do pescador Zé Amaro, que engravida. Teresa fica sem o filho, que é solto no mar para viver com os botos, e acaba casando com Rufino, comerciante que explora os pescadores. Tereza começa a perceber que o boto voltou e teme pela irmã mais nova, Corina, que ignora seu admirador, o primo Luciano, que acredita-se ser filho do boto, ao conhecer o ser lendário disfarçado de humano na Noite de São João. Corina é atraída para a água pelo boto e jamais é vista novamente, e Tereza continua recebendo flertes da criatura mítica. Enfurecido pelo pai, Luciano mata o boto e assume seu lugar.

Elenco

Referências

Predefinição:Walter Lima Jr

talvez você goste