𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Wagner Tiso

Wagner Tiso
Informação geral
Nome completo Wagner Tiso Veiga
Nascimento 12 de dezembro de 1945 (78 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Local de nascimento Três Pontas, MG
Brasil
Nacionalidade brasileiro
Gênero(s) MPB
Ocupação(ões) Músico, arranjador, regente, pianista e compositor
Cônjuge Mariana Lisboa
Afiliação(ões) Clube da Esquina
Som Imaginário
Prêmios Lista

Wagner Tiso Veiga (Três Pontas, 12 de dezembro de 1945) é um músico, arranjador, regente, pianista e compositor brasileiro de formação erudita.[1]

Biografia

Wagner Tiso Veiga aprendeu teoria musical com Paulo Moura e especializou-se em teclados. Participou do conjunto Sambacana em 1964 e dois anos depois foi trabalhar com o antigo mestre. Acompanhou diversos artistas, como Cauby Peixoto, Ivon Cury, Maysa e Marcos Valle. Principal parceiro de Milton Nascimento e um dos nomes do movimento Clube da Esquina, em 1970 passa a acompanhar Milton com a banda que se tornaria, posteriormente, o lendário Som Imaginário ao lado de Zé Rodrix, Tavito, Robertinho Silva, Luiz Alves e Frederah.

Integrante do Clube da Esquina, logo começou a fazer sucesso no exterior, apresentando-se em Atenas e Montreux, e também acompanhando não só Milton, como também de Flora Purim, Ron Carter e Airto Moreira.

Nos anos 70, foram dele os arranjos para Gonzaguinha, Paulo Moura, Johnny Alf, MPB-4, Dominguinhos, o próprio Milton e outros.

Em 1993 arranjou o álbum Filmes de Guerra, Canções de Amor da banda gaúcha Engenheiros do Hawaii.

Ao longo de sua carreira esteve ao lado como arranjador, compositor e pianista ao lado dos maiores nomes da música nacional e internacional como Gal Costa, Maria Bethânia, Cauby Peixoto, Nelson Freire, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Toninho Horta, Caetano Veloso, Gilberto Gil entre tantos outros nomes.

Wagner Tiso é considerado patrimônio musical da música mineira, brasileira e internacional.

Genealogia

  • Ascendência: Wagner é o segundo dos cinco filhos de Francisco Ribeiro Veiga e de Walda Tiso. Seus irmãos são: José Gileno Tiso Veiga, Isaura Tiso Veiga, André Tiso Veiga e Marco Valério Tiso Veiga. Sua família materna é de origem italiana, sendo seu avô materno Saverio Tiso (também conhecido como Serio ou Severino) nascido em Limena (província de Pádua). Sua avó, Isaura Cândida Correia, é de longa ascendência luso-brasileira, assim como sua família paterna. É neto paterno de Clara Costa Ribeiro (Pimenta da Veiga) e de Francisco Correia de Figueiredo e, por este, bisneto de Francisco Correia de Carvalho e de Ana Eufrosina de Figueiredo. Ana Eufrosina era filha do Capitão Francisco Garcia de Figueiredo e de sua prima Maria Teresa de Figueiredo, neta paterna do Capitão Diogo Garcia da Cruz e de Inocência Constância de Figueiredo; neta materna de João Rodrigues de Figueiredo e de Felícia Cândida de Figueiredo. Inocência Constância e Felícia Cândida eram irmãs, filhas do Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo - o fundador de Boa Esperança - e de Maria Vilela do Espírito Santo, esta neta da Ilhoa Júlia Maria da Caridade.
  • Descendência: Wagner Tiso Veiga casou-se, a primeira vez, com Sílvia Costa, com quem teve a filha Índia Indira Tiso da Costa Veiga; a segunda vez, com Gisele Goldoni, com quem teve a filha Joana Goldoni Tiso.

Trilhas sonoras

Prêmios

Referências

  1. «Wagner Tiso». dicionariompb.com.br. Consultado em 30 de dezembro de 2014 

Ligações externas

Ícone de esboço Este sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste