𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Currais Novos

Currais Novos
  Município do Brasil  
Vista parcial aérea da Cidade
Vista parcial aérea da Cidade
Símbolos
Bandeira de Currais Novos
Bandeira
Hino
Gentílico currais-novense
Localização
Localização de Currais Novos no Rio Grande do Norte
Localização de Currais Novos no Rio Grande do Norte
Currais Novos está localizado em: Brasil
Currais Novos
Localização de Currais Novos no Brasil
Mapa de Currais Novos
Coordenadas 6° 15' 39" S 36° 30' 54" O
País Brasil
Unidade federativa Rio Grande do Norte
Municípios limítrofes Norte: Lagoa Nova e Cerro Corá; Sul: Frei Martinho e Picuí, ambas na Paraíba; Leste: Campo Redondo e São Tomé; e Oeste: São Vicente e Acari.
Distância até a capital 172 km[1]
História
Fundação 20 de outubro de 1808 (215 anos)
Emancipação 15 de outubro de 1890 (133 anos)
Administração
Prefeito(a) Odon Oliveira de Souza Júnior (PT, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [2] 864,349 km²
População total (IBGE/2021[3]) 45 022 hab.
 • Posição RN: 9º
Densidade 52,1 hab./km²
Clima semiárido (BSh)
Altitude 341 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010[4]) 0,691 médio
 • Posição RN: 6°
PIB (IBGE/2018[5]) R$ 695 677,50 mil
PIB per capita (IBGE/2019[5]Predefinição:Https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/currais-novos/panorama</ref>) R$ 16 947,02
Sítio http://curraisnovos.rn.gov.br/ (Prefeitura)

Currais Novos (frequentemente referida simplesmente como Currais, ou ainda pela sigla CN) é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Localiza-se na região do Seridó, junto à divisa com o estado da Paraíba, a 172 km da capital estadual, Natal. De acordo com a estimativa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2021 sua população era estimada em 45 022 habitantes, sendo assim o nono mais populoso de todo o estado.[6][7][8][9]

Desde o início de sua fundação, sempre se destacou e se diferenciou das outras cidades adjacentes. Ao lado de Paris e do Rio de Janeiro a cidade avançou repentinamente em vários aspectos, sendo eles: arquitetônicos, políticos, econômicos, geográficos, hierárquicos, culturais. No século XX a cidade já contava com ideias cosmopolitas e progressistas possuindo código de postura de acordo com os prenúncios que regem o progresso e a civilidade da nação brasileira, se tornando uma das cidades mais urbanizadas e modernas do Brasil, portanto sendo comparada aos principais centros urbanos existentes.[10] Sendo uma das cidades mais importantes e influentes do Nordeste e a principal da região[11] foi a primeira cidade do Norte-Nordeste a possuir TV a Cabo,[12] e ainda hoje se destaca pela abundância de meios de comunicação, prova disso, são as diversas empresas de mídas presentes em seu território e o forte papel que elas exercem.[13][14]

Seu símbolo turístico é a estátua "Cristo-Rei", réplica fiel, mas em menor proporção, da estátua do Cristo Redentor, que foi trazida da França e doada por Cel. Manoel Salustino em 1937.[15] A cidade destaca-se pelo Carnaxelita, maior micareta do interior do estado e que notadamente atrai turistas de várias partes do interior nordestino e também pelo Cactus Moto Fest, um dos maiores eventos motociclísticos do País, a Festa de Sant'Ana uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do estado, ainda pelo o Exponovos , Festival Gastronômico de Currais Novos e o Pé na Trilha, este último um evento ecoturístico objetivando promover a divulgação do Ecoturismo na Região do Seridó.[16]

Na hierarquia urbana federal é considerada um centro sub-regional, deste modo tem uma influencia direta sobre os municípios subordinados de Acari, Bodó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Florânia, Lagoa Nova, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz e Frei Martinho (este último na Paraíba).[17] Suas principais atividades econômicas são a agricultura, pecuária, comércio e a extração mineral. De forte formação geológica, o município também se destaca por abrigar a Mina Brejuí, a maior mina de scheelita da América do Sul[18] e o Canyon dos Apertados, único canyon de rocha granítica do mundo.[19]

Etimologia

Desde a sua fundação, Currais Novos já aspirava ao novo com a edificação dos currais de gado de Cipriano Lopes Galvão, fundador da cidade. Esses currais, tidos como modernos atraíam a atenção das pessoas que vinham de longe para conhecer essa obra que, naquele momento, era fruto de uma engenhosidade nunca vista na região. E foi desses currais feitos de pau-a-pique que Currais Novos herdou sua toponímia e, a partir daí, se expandiu através de uma urbanização geometricamente traçada, de influência jesuítica, com ruas largas, assumindo ao longo do tempo " ares de cidade grande ".

História

Origens

A cidade de Currais Novos foi colonizada inicialmente por Criadores de Gado, dentre os quais o mais importante foi Cipriano Lopes Galvão, nomeado Coronel do Regimento de Cavalaria da Ribeira do Seridó pelo então governador Pedro de Albuquerque Melo, e agricultores que têm em sua origem cristãos-novos vindos dos Açores e de Portugal continental.

Cipriano Lopes Galvão veio de Igarassu- PE com sua esposa Adriana de Holanda e Vasconcelos no ano de 1754 para a região do Totoró. No local, fixou residência e fundou uma fazenda de gado. Quando requereu as terras em 1754, cujo requerimento consta no livro número 5 de Sesmarias do Rio Grande do Norte, já morava no local há anos e tinha seu rebanho bovino com os devidos empregados, chamados de vaqueiros. É certo que sua sesmaria abrangia desde a bifurcação entre os rios Totoró e Maxinaré até a região do Rio São Bento.

Na época, não existia o município de Acari nem o de Vila do Príncipe (atual Caicó) e toda a região, então denominada Ribeira do seridó, pertencia à Paraíba.

Aproveitando as boas pastagens que o Rio São Bento oferecia, o gado de seu rebanho se deslocava até aí para se alimentar e beber, fato que dificultava o trabalho dos seus empregados. Observando tal dificuldade, resolveu construir currais de pau-a-pique, com troncos de aroeira, nos quais tirava- se o leite das vacas, adestrava-se os bezerros e marcava-se o restante do gado com o método do ferro moldado e aquecido no fogo. Contavam com uma infra- estrutura para a troca e comercialização, bem como para a hospedagem dos parceiros comerciais. A partir destes, casas começaram a ser construídas e vários outros fazendeiros passaram a requerer terras nas circunvizinhanças para aproveitar a proximidade com a emergente feira de gado.

Origem e evolução do nome

Com o crescimento da feira de gado, o Coronel Cipriano resolveu desmembrar o espaço de suas terras, dando-lhe o nome de Fazenda Bela Vista. Após sua morte em 1764, seu filho, o Capitão-Mor Cipriano Lopes Galvão Filho, assumiu os negócios, reformou os currais e investiu cada vez mais no comércio do gado. Bela Vista foi ficando cada vez mais movimentada, já que era ponto de encontro comercial de várias partes do estado. Todos os tropeiros e viajantes marcavam suas reuniões nos "Currais Novos do Capitão", nome pelo qual o crescente povoado passou a ser designado.

A partir de 1813, com a morte do seu dono, mudou-se o nome definitivamente para povoado Currais Novos, nome que persiste até os nossos dias, a preferência pelo nome "Currais Novos" fundamenta-se na troca feita pelos moradores, isto é, as pessoas que residiam próximo aos currais velhos existentes no povoado passaram a residir perto dos novos currais.

No início do século XX, surgiu dentre os mais influentes a proposta de mudança do nome para Galvanópolis, em homenagem ao fundador. Tal ideia, apesar de ter ganhado força, não atingiu seu objetivo, uma vez que o próprio nome Currais Novos já relembra toda a origem e história do município.

Povoado, distrito, vila e município emancipado

O Totoró ficava na Ribeira do Seridó, pertencente à comarca da Paraíba. Criado o município de Caicó em 31 de julho de 1788, com a denominação oficial de Vila do Príncipe, Currais Novos passou a partencer a Caicó.

Depois da morte do idealizador da capela em 13 de dezembro de 1813, o Capitão Gonsalo Lopes Galvão ficou na chefia das terras e do povoado. Organizou a construção das casas obedecendo o alinhamento de ruas, construiu a primeira casa paroquial e a primeira escola (só para meninos, como era de costume), além de outras obras de urbanização.

Passou então ao município de Acari com a criação deste em 11 de abril de 1833.

Durante o reinado de Dom Pedro II, a povoação foi instituída Distrito de paz, através da resolução provincial nº 301 de 6 de setembro de 1854.

A Vila foi criada e desmembrada de Acari em 15 de outubro de 1890 pelo Decreto Estadual nº 59, do então governador provisório Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, com instalação em Sessão Solene realizada no dia 26 de fevereiro de 1891 pelo então presidente da Intendência acariense, O Capitão Cipriano Bezerra de Santa Rosa.

Após o desmembramento, o município de Currais Novos teve sua área delimitada pelo topógrafo Juventino da Silveira Borges. A posse da Intendência foi solenizada pelo Governador do Estado, sendo constituída pelos cidadãos: Laurentino Bezerra de Medeiros Galvão (presidente), seguindo-se dos Conselheiros (no papel de vereadores) Juventino da Silveira Borges, Sérvulo Pires de Albuquerque Galvão Filho, Francisco Bezerra de Medeiros e Moisés de Oliveira Galvão

O município foi elevado à condição de cidade pela Lei nº 486, de 29 de novembro de 1920, sancionada pelo Governador Antônio José de Melo e Sousa, no 32º ano da República. Nessa época, a população era de 14 mil habitantes, com 12 ruas, 1 avenida, 2 praças e 3 travessas.

Geografia

Pico do Totoró e, logo abaixo, o sangradouro do Açude Totoró.

O município de Currais Novos está inserindo em terrenos do Planalto da Borborema, com altitudes variando entre 200 e 500 metros. As principais serras são a do Chapéu, Vermelha, do Piauí, do Doutor e de São João. Os rios são intermitentes, ou seja, fluem somente na estação das chuvas.

A vegetação é constituída pela Caatinga do Seridó, vegetação de transição entre o campo e Caatinga Arbórea, com árvores de porte médio e baixo, e abundância de cactos e manchas desnudas. Segundo o Plano Nacional de Combate à Desertificação (PNCD), que define desertificação como a degradação de terras nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas, resultante de fatores diversos tais como as variações climáticas e as atividades humanas, Currais Novos está inserido em uma área susceptível em categoria muito grave.

O clima de Currais Novos é caracterizado Semiárido, tipo BSh segundo a Classificação mundial de Köppen-Geiger[20], com regime irregular de chuvas, o que acontece entre os meses de fevereiro a maio. Predefinição:Tabela climática

Demografia

Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2014 a cidade de Currais Novos possuía uma população de 44 710 habitantes em uma área de 864,349 km² , resultando uma densidade demográfica de 49,35 hab./km².[21] Sendo o município mais populoso da microrregião, e o segundo da região e mesorregião. Segundo o censo de 2010 o maior bairro da cidade é Currais Novos (demais Setores) com 22.628 habitantes, em segundo lugar Jk com 3.541, o terceiro maior bairro é o Paizinho Maria com 2.060, em quarto Doutor José Bezerra com 2.048 e em quinto Sílvio Bezerra com 2.011 habitantes .[22] Sendo que o bairro Jk é o que contem mais jovens,[23] crianças,[24] idosos,[25] maior probabilidade de encontrar mulheres solteiras na faixa etária de 18 à 40 anos, conseguinte podendo ser o "melhor bairro para se encontrar uma namorada" (+ 45,7% de chances)[26] e o "melhor bairro para se encontrar um marido" também entre 18 e 40 anos (probabilidade de + 27,4%).[27]

A população de alguns bairros são superiores a vários municípios do estado.

Crescimento Populacional da cidade de Currais Novos[28]
Ano Currais Novos RN
1991 40.227 2.415.567
1996 40.459 2.548.745
2000 40.791 2.776.782
2007 42.066 3.013.740
2010 42.652 3.168.027

Economia

A cidade cresceu e desenvolveu-se através da criação de gado bovino e teve toda a sua história atrelada a ciclos econômicos bem definidos, sendo o primeiro o ciclo do gado, sucedido pelo ciclo do algodão e depois pelo ciclo da mineração, liderado pela Mina Brejuí, fundada em 1943 pelo então desembargador Thomáz Salustino Gomes de Melo.

Durante décadas a Mina Brejuí foi a maior exportadora de sheelita do hemisfério sul do planeta até quando teve um declínio na década de 1990 e retomou as suas atividades no ano de 2006, voltando novamente a ser um dos maiores exportadores de scheelita do mundo e gerando 200 empregos diretos, com perspectiva de expansão do setor, ligado, também, ao turismo, desenvolvido nos túneis inativos, nas trilhas e no Memorial Thomáz Salustino, museu que conta a história da família de mesmo nome e dos tempos áureos da mineração.

O artesanato mineral está em alta e contribui em muito para a divulgação da cidade nacionalmente e internacionalmente.

A pecuária é extensiva, envolvendo, principalmente, a criação de suínos, bovinos, eqüinos, asininos, muares, ovinos, caprinos e coelhos (ainda inexpressiva). A produção de leite bovino e caprino vem se destacando e é uma das maiores regiões produtoras do Seridó.

A agricultura também segue o regime extensivo, muitas vezes de subsistência, envolvendo a policultura. Destaca- se, na horticultura, a produção de coentro, tomate, alface e pimentão. Apresenta limitações muito fortes no uso agrícola, principalmente pela falta d'água, erosão e pelos impedimentos do uso de maquinários, em decorrência do solo pedregoso, rochoso e meio acidentado.

Destaca-se ainda a pesca, a extração vegetal e mineral (principalmente de sheelita) e a silvicultura.

O pólo turístico está em formação, com a abertura de novos hotéis e pousadas e a divulgação emprendida pela Prefeitura Municipal e outros setores nas diversas áreas do país.

Em 2002, conforme estimativas do IBGE, o PIB era de R$ 96,208 milhões e o PIB per capita, R$ 2.358,00.

Produção agrícola

IBGE (2003)
Lavoura Quantidade produzida (ton.) Valor da produção (R$ mil) Área plantada (ha.) Área colhida (ha.) Rendimento médio (kg/ha.)
Castanha de caju 7 7 24 24 291
Batata-doce 60 15 10 10 6.000
Coco-da-baía 288 (mil frutos) 115 72 72 4.000 (frutos/ha.)
Feijão (em grão) 32 48 785 88 363
Goiaba 33 20 11 11 3.000
Manga 360 90 60 60 6.000
Milho 17 9 775 39 435
Tomate 840 336 28 28 30.000
Mamão 750 150 10 10 75.000
Maracujá 14 4 3 3 4.666
Melancia 84 17 3 3 28.000

Pecuária

IBGE (2003)
Rebanho Efetivo (cabeças)
Bovino 16.331
Suíno 1.190
Eqüinos 515
Asininos (jumentos) 1.090
Muares (mulas) 259
Ovinos 5.992
Galinhas 47.071
Galos, frangas, frangos e pintos 86.384
Caprinos 2.070
Vacas ordenhadas 5.089
IBGE (2002)
Gênero Produção
Leite de vaca 7.664 (mil litros)
Ovos de galinha 717 (mil dúzias)
Mel de abelha 4.205 (kg)

Infraestrutura

Saúde

Há o Hospital Regional Doutor Mariano Coelho que oferece atendimento pelo SUS, 7 postos de saúde, 5 clínicas particulares (com diversas especialidades) e 3 laboratórios de análises clínicas.

Educação

Há 14 escolas municipais, 1 centro de reabilitação, 7 escolas estaduais, 5 escolas particulares, 2 cursinhos pré- vestibulares, 1 escolas de ensino técnico, 2 escolas de ensino de idiomas, 1 unidade de ensino do IFRN, 1 campus da UFRN que dispõe os cursos presenciais de Administração, Letras e Turismo, e Matemática, Física e Química com ensino à distância; além de 3 universidades particulares.

Meios de comunicação

Há 4 rádio emissoras de FM: Serta 95 FM, Antena 3 FM, Rádio Ouro Branco FM e Rádio Currais Novos FM; Um sistema local de TV a Cabo por assinatura dispondo de 4 canais locais de televisão: Canal 4 Sidy's TV a Cabo, canal 5 TV Cristo Rei, canal 51 RPTV, canal 54 TV Câmara e canal 57 TV COM, existe também a mídia on-line, liderada pelo Portal CN Agitos.

Dados estatísticos

Educação

Importante centro educacional, conta com conceituadas instituições de ensino fundamental-médio-técnico-superior-científico dessarte sendo sede ou apenas polo, as cardinais denominadas a seguir: UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do norte); FAS (Faculdade do Seridó); IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte); UNIP (Universidade Paulista); Única Master; CCT (Colégio Camilo Toscano) UNP (Universidade Potiguar); EECMG (Escola Estadual Capitão Mor Galvão); EETB (Escola Estadual Tristão de Barros). Esta última conquistando um prêmio nacional com um projeto de cunho social e ambiental na qual disputava com mais outros 364 projetos, sendo aclamadíssimo positivamente pela a mídia e o público em geral.[29][30][31][32]

IBGE (2003)
Ensino Alunos matriculados Professores
Infantil 2.361
Fundamental 7.779 397
Médio 3.123 137

Dentre os projetos do Plano de Desenvolvimento da Educação, vinculado ao Ministério da Educação, executado pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, na Região Nordeste, Estado do Rio Grande do Norte, as Escolas Públicas Urbanas estabelecidas no Município de Currais Novos obtiveram os seguintes IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em 2005:

IDEB, escola e ranking estadual
Nota Escola Ranking
3,8 Escola municipal Ausônio Araújo 32º
3,5 Escola municipal Presidente Castelo Branco 61º
3,4 Escola municipal de Nossa Senhora 83º
3,3 Escola municipal Professor Socorro Amaral 104º
3,1 Escola municipal Professora Trindade Campelo 156º
3,0 Escola municipal Professor Salustiano Medeiros 176º
2,9 Escola municipal Francisco Leonis Gomes de Assis 209º
2,6 Escola municipal Gilson Firmino da Silva 325º
2,2 Escola estadual Professora Ester Galvão 470º
2,2 Escola municipal Professor Francisco Rosa 471º
  • Analfabetos com mais de quinze anos: 22,06% (IBGE, Censo 2010).

Saneamento urbano

IBGE (2000)
Serviço Domicílios (%)
Água 96,40%
Esgoto sanitário 90,80%
Coleta de lixo 95,22%

Saúde

  • 136 leitos hospitalares, dos quais 121 conveniados ao SUS e 16 particulares (2003, IBGE).
  • Mortalidade infantil: 27,4 p/mil (Ministério da Saúde/1998).
  • Esperança de vida ao nascer: 68,7 anos (IBGE, Censo 2000).

Cultura

Música

A tradicional banda de música "Maestro Santa Rosa", há mais de cem anos vem fazendo harmonizando as ruas largas de Currais Novos/RN. Existem também vários repentistas atuantes no município, como é o caso de Zé Lúcio, Zé Omar, entre outros. Os seresteiros também fazem parte do imaginário local. Na Década de 80 a banda Tártaros e a banda Tigres animaram as noites curraisnovenses. Músicos curraisnovenses: Baiano Show, Luleca, Maestro Chico Caçote, Chaguinha, Toni O Cantor Toni, Agnelo Jr. Destacam-se outros gêneros como o rock, na formação de algumas bandas independentes. São algumas: Almanará, Radiola de ficha, Frost, Cardite, Sete de espadas, Banda livi, Punkada, entre outros. Este último gênero citado encontra-se em declínio pela dominação de estios mais enraizados como o forró e recentemente o sertanejo.

Literatura

Os escritores Luís Carlos Guimarães e José Bezerra Gomes ficaram para a história do Rio Grande do Norte como dois grandes escritores. Atualmente, o Grupo Casarão de Poesia (Ponto de Leitura) tem realizado um movimento de valorização da poesia no município. Três de seus representantes, Iara Maria Carvalho, Luma Carvalho e Wescley J. Gama, venceram vários concursos no Estado do RN, como o Concurso Zila Mamede (do Jornal Potiguar Notícias) e o Concurso Luís Carlos Guimarães (Fundação José Augusto).

Na última década a produção literária curraisnovense teve um significativo avanço, tendo neste sentido grande importância o Curso de Letras do Campus local da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Dentre os integrantes deste movimento, que publicaram alguma obra, podemos citar: Adriano dos Santos (poesia e prosa), Aldenir Dantas (poesia), João Antônio de Medeiros Neto (poesia), Theo G Alves (poesia e prosa), Maria José Mamede (prosa), Maria José Gomes (poesia e prosa), Eva Salustiano (prosa), Antônio Guedes (poesia)e Assis Costa (poesia).

Teatro

Na década de 80 o grupo de Teatro Boca de Rua, coordenado por Jefferson Fernandes, realizou um importante trabalho com Teatro de Rua em Currais Novos. Atualmente alguns grupos, como Projeto Artes da Comunidade Católica Shalom, Empório Dell'Arte, ONHOSEM Cristo e o Grupo Adoleart, procuram o teatro como forma de expressão.

Artes plásticas

Artistas como Francisco Iran e João Antônio, dentre outros, representam as astes plásticas do município. Ministrando aulas para a comunidade desde o início da década de 90, João Antônio já revelou outros grandes artistas, como Jennerson Fernandes, Assis Costas, Francinaldo Moura, Francisco Walter, dentre outros.

Atrações turístico- histórico- culturais

Já o turismo passou a ser uma nova fonte de recursos para Currais Novos que tem massificado investimentos nessa área, atraindo turistas, não só do próprio Rio Grande do Norte, mas de outros estados da federação e, também, de outras partes do mundo. A própria mina Brejuí, localizada a sete quilômetros da cidade, transformou-se em ponto de atração, abrindo suas instalações aos visitantes que podem percorrer os túneis inativos da mineradora, caminhar pelas trilhas da scheelita e conhecer a história da mineração curraisnovense, da família e do pioneiro na exploração da scheelita no Memorial Tomáz Salustino. Outros pontos turísticos que merecem destaque, são: o povoado de Totoró, a nove quilômetros da cidade, onde se encontra o Museu Arqueológico; a Pedra do Navio, na saída da cidade em direção a Natal; o Canyon e a cachoeira dos Apertados; a Matriz de Sant´Anna; e o complexo urbano composto pelas praças Cristo Rei e desembargador Tomáz Salustino, onde se encontram a réplica da imagem do Cristo Redentor carioca em tamanho menor, o marco de fundação da cidade, o Hotel Tungstênio e o coreto. Também fazem parte do roteiro turístico municipal as festas pontuais como o “Carnaxelita” (carnaval fora de época); a Festa de Sant´Ana (padroeira do município); “Forronovos” (festividade junina); e a tradicional vaquejada de Currais Novos.

Principais Roteiros e Atrações da Cidade :

Imagem de São Joaquim, que está no altar-mor da Matriz de Sant'Ana, ao lado da imagem de Sant'Ana.

Esportes

Atletismo

A cidade de Currais Novos foi o berço de alguns grandes nomes no atletismo brasileiro, revelando nomes que hoje são destaque no cenário internacional: o medalhista panamericano e olímpico, Vicente Lenílson; Magnólia Figueiredo, que participou de 3 Jogos Olímpicos, e Cláudio Richardson.

Currais Novos é um dos maiores celeiros de atletas do Norte e Nordeste dentre os vários atletas que hoje atuam no Sul do país.

Futebol

A cidade possui dois clubes de futebol profissional, a Associação Cultural e Desportiva Potyguar Seridoense e Currais Novos Esporte Clube. O clube Potyguar Seridoense foi Campeão Potiguar da 2ª Divisão em 2007, 2012 e 2021 e foi vice-campeão do Campeonato Potiguar 2009, atualmente disputa o Campeonato Potiguar 2022 após 9 anos longe da elite. Já o Currais Novos Esporte Clube encontrasse desativado.

Há diversos clubes de futebol amador na cidade, que disputam algumas ligas organizadas entre si, por exemplo, O Matutão, torneio amador realizado anualmente.

Jiu-Jitsu

O esporte que mais cresce no mundo também evolui na cidade, Currais Novos hoje está entre as principais cidades do estado da modalidade, a atual equipe WGT Jiu Jitsu (Wanderson Gold Team) representa a cidade em várias competições dentro e fora do Rio Grande do Norte hoje a equipe tem campeões brasileiros, vários campeões norte nordeste e estaduais. A equipe hoje está presente em diversas cidades do RN e no estado do Pernambuco, além de ter ramificação no Chile e México. Hoje a equipe, é liderado pelo faixa preta de 1º grau Wanderson Marcelo membro da Federação Riograndense de Jiu-Jitsu e da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu. Anualmente é realizado o Open Torre Forte de Jiu-Jitsu que a cada ano tem um número maior e expressivo de atletas.

Operadoras de telefonia e dados móveis

  • Operadoras com sinal EDGE, GSM (2G) - Oi, Tim Brasil, Claro BR e VIVO.
  • Operadoras com sinal WCDMA, UMTS (3G) - Claro BR, VIVO, Oi e Tim Brasil.
  • Operadoras com sinal LTE (4G) - Claro BR e Tim Brasil.

Provedores de internet

No município possui provedores de internet locais e também nacionais, são eles:

  • Oi Velox
  • Sidy's Internet
  • Star Conect
  • N5 Telecom

Comunicação

Emissoras de Rádio

  • Rádio 95 FM (95,1 FM)
  • Rádio Antena 3 FM (87,9 FM)
  • Rádio Currais Novos FM (90,5 FM)
  • Nova Radio Ouro Branco FM (99.5 FM)

TV Aberta

Ver também

Bibliografia

  • ALVES, Celestino. Retoques da História de Currais Novos. Brasília: Gráfica do Senado Federal, 1981.
  • SOUZA, Joabel R. de. Sant'Ana, uma bela festa; uma longa história. Currais Novos:s. ed., 2008. Impressão feita sob ajuda do Senador Garibaldi Alves Filho

Referências

  1. FEMURN. «Distâncias dos Municípios do Rio Grande do Norte a Natal-RN». Consultado em 7 de agosto de 2011. Arquivado do original em 16 de dezembro de 2010 
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rn/currais-novos.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 6 de agosto de 2013 
  5. 5,0 5,1 Predefinição:Https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/currais-novos/panorama
  6. ftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2021/estimativa_dou_2021_20210827.pdf
  7. http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2012/08/dez-maiores-municipios-do-rn-somam-1724986-habitantes.html
  8. http://www.jeansouza.com.br/sem-categoria/segundo-ibge-currais-novos-e-9a-cidade-mais-populosa-rn-com-44-710-habitantes/
  9. http://www.gomesdemelo.com.br/curraisnovos.html
  10. http://cchla.ufrn.br/espacialidades/v3n2/genison.pdf
  11. http://www2.ifrn.edu.br/ocs/index.php/congic/ix/paper/viewFile/1218/133
  12. http://www.cnagitos.com/index.php/noticias/item/2182-siderley-menenzes-lan%C3%A7a-projeto-de-expans%C3%A3o-da-sidys
  13. http://www.cnagitos.com/index.php
  14. http://fotovideo.cuiket.com.br/rio-grande-do-norte/emissoras-e-retransmissoras-radio/currais-novos/
  15. «Turismo». Arquivado do original em 17 de setembro de 2011 
  16. http://www.curraisnovos.rn.gov.br/portal1/municipio/festa.asp?iIdMun=100124035
  17. http://www.mma.gov.br/estruturas/PZEE/_arquivos/regic_28.pdf
  18. «Minabrejui.com» 
  19. http://www.aventuramango.com.br/2011/07/destinos-de-turismo-de-aventura-currais.html
  20. Idema (2012). «Aspectos físicos do RN» (PDF). 2012. Consultado em 18 de novembro de 2012. Arquivado do original (PDF) em 7 de outubro de 2009 
  21. http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?lang=&codmun=240310&search=rio-grande-do-norte%7Ccurrais-novos%7Cinfogr%E1ficos:-dados-gerais-do-munic%EDpio
  22. http://populacao.net.br/os-maiores-bairros-currais-novos_rn.html
  23. http://populacao.net.br/bairros-com-mais-jovens-currais-novos_rn.html
  24. http://populacao.net.br/bairros-com-mais-criancas-currais-novos_rn.html
  25. http://populacao.net.br/bairros-com-mais-idosos-currais-novos_rn.html
  26. http://populacao.net.br/o-melhor-bairro-para-encontar-uma-namorada-currais-novos_rn.html
  27. http://populacao.net.br/o-melhor-bairro-para-encontar-um-marido-currais-novos_rn.html
  28. http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/populacao.php?lang=&codmun=240310&search=rio-grande-do-norte%7Ccurrais-novos%7Cinfogr%E1ficos:-evolu%E7%E3o-populacional-e-pir%E2mide-et%E1ria
  29. http://www.emater.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=78314&ACT=null&PAGE=null&PARM=null&LBL=NOT%C3%8DCIA
  30. http://www.jeansouza.com.br/educacao/escola-tristao-de-barros-ganha-sala-interativa-da-samsung-como-premio-de-projeto-inovador/
  31. http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/bom-dia-rn/videos/t/edicoes/v/alunos-de-escola-estadual-em-currais-novos-rn-recebem-premio-de-inovacao-em-tecnologia/4231444/
  32. http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/estudantes-do-rn-criam-bengala-para-cegos-com-lixo-eletronico/3831581/

talvez você goste