𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Antiterrorismo

Predefinição:Manutenção/Categorizando por assunto

Predefinição:Terrorismo

Militares da Yamam, a unidade contraterrorista da Polícia de Fronteiras de Israel.

Antiterrorismo ou contraterrorismo é um conjunto de práticas, táticas e estratégias que governos, militares e outros grupos adotam para se defender do terrorismo. São ações planejadas para o combate das atividades terroristas. Não é específico a um campo ou organização, contudo envolve entidades e sistemas de informações de todos os níveis da sociedade. Mais recentemente a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro têm sido integradas nessas estratégias.

Usualmente são utilizadas forças especiais, armadas e/ou técnicas, para atuação em suas operações. Entretanto as polícias locais, bombeiros e equipes de socorro médico tem sido os primeiros grupos a dar os primeiros atendimentos para ataques terroristas.

O jornal The New York Times enumera ações Antiterrorismo: 1. negar aos futuros terroristas o acesso a armas, dinheiro e fóruns para espalhar sua ideologia. 2. Infiltrar espiões e informantes nos movimentos. 3. Sanções aos financiadores. 4. Vigiar lugares de congregação. 5. Processar aqueles que deram ajuda ou conforto aos terroristas. 6. Por fim, programas são estabelecidos para desradicalizar os membros remanescentes.[1]

Unidades Táticas de Contraterrorismo

Atualmente vários países mantém uma unidade de forças especiais voltada a resposta antiterrorismo com unidades táticas de elite, para agir ostensivamente ou preventivamente em ataques terroristas. Essas forças podem ser do setor militar (exército, aeronáutica, marinha ou outras corporações) e setor civil (principalmente no que se refere a segurança publica).

Essas unidades são especificamente treinadas em táticas complexas chamadas de CQB ou Close Quarters Battle, que tem ênfase na furtividade e desenvolvimento da missão com o mínimo de baixas possíveis. Normalmente essas forças são divididas em: unidade de tomada e controle (times de assalto), atiradores de elite, unidade antibomba, equipe de suporte (pilotos de helicópteros, por exemplo) e oficiais de inteligência.

Exemplos de unidades: Special Air Service do Reino Unido e Special Air Service Regiment da Austrália; YAMAM da Guarda de fronteira Israelense e Sayeret Matkal do exército de defesa de Israel; a unidade GSG 9 da policia de fronteira alemã e a KSK do exército da Alemanha; as unidades das policias metropolitanas americanas chamadas SWAT, da marinha US Navy Seals - DEVGRU, COT da Polícia Federal do Brasil, as Forças Especiais do Exército Brasileiro, o Grupo de Ações Táticas Especiais (PMESP) e o DAE da Marinha Portuguesa.

Referências

Ícone de esboço Este sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste