𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Alberto Martín Acosta

Predefinição:Sem imagem-biografia Predefinição:Info/Treinador Alberto Martín Acosta Martínez, mais conhecido como Beto Acosta ou simplesmente Acosta (Montevidéu, 13 de janeiro de 1977), é um treinador e ex-futebolista uruguaio naturalizado brasileiro que atuava como atacante. Atualmente comanda o Predefinição:Futebol Santos-AP.

Carreira

Origens

Filho do volante Juan Alberto Acosta, Beto Acosta iniciou sua carreira no Defensor Sporting em 1994.

Cerrito e Peñarol

Em 1997, foi para o Platense e, no ano seguinte, foi para o Cerrito onde conquistou o Campeonato Uruguaio da segunda divisão em 2003. Em 2005, transferiu-se para o Peñarol, onde conquistou a Copa Montevideo em 2006.

Náutico

No início de 2007, Acosta transferiu-se para o Náutico, onde se transformou em grande ídolo. Após marcar alguns gols no Campeonato Pernambucano deste ano. Destacou-se no Campeonato Brasileiro da Série A, assinalando 19 gols. Foi o vice-artilheiro da competição abaixo apenas do atacante do Paraná, Josiel, que fez vinte gols. Em vista disso, foi indicado (e venceu) como melhor atacante do campeonato junto a Josiel para a Bola de Prata da Revista Placar e para a premiação oficial da CBF. Também no Náutico, Acosta ganhou o apelido de Lula Molusco dos torcedores e da imprensa pernambucana, por ser muito parecido com o personagem do desenho animado Bob Esponja.

A identificação com o clube alvirrubro foi tanta que em 2018, ao comentar sua passagem pelo Náutico, disse em entrevista ao Jornal do Commercio que:

"Ganhei a Bola de Prata e de melhor atacante pela CBF. Mas trocaria tudo para ser campeão pelo Náutico. Me identifiquei" [1]

Corinthians

Graças ao bom futebol demonstrado por este jogador, passou a ser sondado por outras grandes equipes do futebol brasileiro, como Santos, Cruzeiro, Fluminense, São Paulo, entre outros. Foi contratado pelo Corinthians, time pelo qual disputou a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, após uma bela passagem pelo Náutico. Chegou ao Timão e depois de alguns jogos acabou indo para a reserva. Porém, Acosta surpreendeu e ficou marcado por ser um jogador de grande velocidade, e marcando gols importantes durante a Copa do Brasil de 2008, fazendo dupla com o argentino Germán Herrera. Ambos levaram o Corinthians a final da competição, e perdendo para o Sport. Durante a disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2008 - Série B, Acosta fraturou a perna mas, ainda assim, conquistou o título. Também conquistou o Campeonato Paulista de Futebol de 2009.

A volta ao Náutico

A passagem de Acosta pelo Corinthians não foi das melhores. O jogador, que tinha um dos mais altos salários do elenco, não repetiu as atuações do Náutico e, para piorar, ainda sofreu uma fratura na tíbia da perna esquerda que o deixou oito meses longe dos gramados. Em 2009 ele voltou a trabalhar com os companheiros, mas, com o Corinthians tendo contratado atacantes como Souza, Jorge Henrique e, principalmente, Ronaldo, o atleta não chegou a ser utilizado pelo técnico Mano Menezes. Sem chances de atuar pelo clube paulista, com quem tinha contrato até o final de 2009, o uruguaio pediu para ser liberado e o Corinthians atendeu.

Em maio de 2009, Acosta retornou por empréstimo ao Náutico, clube que o projetou para o Brasil. No entanto, como não conseguiu manter uma boa sequência de jogos, devido ao acúmulo de lesões sofridas, o uruguaio foi devolvido ao Corinthians em setembro de 2009. Depois, em outubro, novamente retorna ao Náutico, mas ao final do ano, com o rebaixamento do clube pernambucano para a Série B do Campeonato Brasileiro, regressou ao Corinthians.

Brasiliense

Em fevereiro de 2010 cogitou-se sua ida para o Oeste de Itápolis, mas após indefinição na liberação por seu clube uruguaio, o Cerrito, Acosta acabou permanecendo no Uruguai[2], chegando a fazer parte do elenco do Defensor Sporting. Em julho Acosta acertou sua transferência para o Brasiliense onde conquistou o Campeonato Brasiliense de Futebol de 2011.

Resende

No dia 28 de novembro de 2012, foi anunciado como novo reforço do Resende para disputa do Campeonato Carioca de 2013.[3]

Santos do Amapá e União Barbarense

Em 2013, foi para o Santos do Amapá, onde foi campeão amapaense, sendo que fez um gol na final[4] e, no mesmo ano, foi para o União Barbarense, onde não foi bem e voltou para o Santos..[5] Porém, com uma lesão grave no braço esquerdo, Acosta só retornou ao time para a disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol - Série D de 2014.[6]

Taboão da Serra

Pelo clube paulista atuou na Série A3 do paulista sendo o artilheiro da equipe com 9 gols, ajudando o clube a chegar as quartas de finais.[7]

Atlético Carioca

Na sua estreia na quarta divisão do carioca, Acosta marcou dois gols na vitória de 4 a 1 contra o São José - RJ, na quarta rodada da competição.[8]

Notas

Títulos

Uruguai Cerrito
Uruguai Peñarol
  • Copa Montevideo: 2006
Brasil Corinthians
Brasil Brasiliense
Brasil Santos do Amapá

Brasil Penarol do Amazonas

Prêmios

Brasil Náutico

Referências

Ligações externas

Predefinição:Esboço-futebolistaury

talvez você goste