O Forró é um gênero musical (e uma dança) brasileira que tem suas origens na Europa e Africa. O forró é especialmente popular nas cidades de Caruaru e Campina Grande, onde é símbolo da Festa de São João, e nas capitais Fortaleza, Natal e Recife onde são promovidas grandes festas que duram a noite toda. Forró também é o nome dado a estas festas.
Rigorosamente, o Forró é um conjunto de estilos musicais relacionados, e não um único. Entre vários ritmos diferentes que são comumente identificados como Forró, destacam-se o Baião, o Coco, o Rojão, a Quadrilha, o Xaxado e o Xote.
Origem do Nome
O termo Forró, segundo o mestre potiguar ,notável estudioso das manifestações culturais populares, vem da redução da palavra forrobodó, que significa, além de arrasta-pé, farra, confusão, desordem.
É freqüente associar-se a origem da palavra forró à expressão americana for all (para todos), como um anglicismo. Para essa versão foi construída uma engenhosa história: no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes aberto ao público, ou seja for all. Assim, for all passaria a ser, no vocabulário do povo nordestino, forró (a pronúncia mais próxima). Outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos americanos e o Pernambuco do início do século XX pela Natal do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada na cidade. Apesar de jocosa a versão, não há sustentação para a origem anglicista do termo.
Gêneros
O Forró atualmente é um grande genero musical que domina principalmente a região nordeste do Brasil mas se espalha com sucesso por todo território nacional, atualmente o forró esta dividido em Forró Eletronico, Forró Pé de Serra e o Forró Universitário.
Artistas consagrados
Existem diversos artistas que entre outras modalidades também contribuiram , sejam como compositores ou intérpretes, dos diversos gêneros do forró. Veja uma outra Lista de bandas de forró.
Aviões do Forró- Asas Livres- Amazan- Agua de Cheiro- Adamastor Pitaco- Arthur Neto- Amália- Anjinho dos Teclados- Amor Perfeiro- Atração Fatal- As Leoas- Aduílio- Arribassaia- Alcymar Monteiro- Aveloz- Arrocha- Amado Edilson- Banda da Loirinha- Balança Neném- Balencear- Banda Squema- Bonde do Forró- Banda Líbanos- Banda Domínio- Balaio de Gatos- Banda Malícia- Banda Centauro- Bakanas do Brega- Beto Barbosa- Banda Tatuagem- Banda Aquárius- Brasas do Forró- Banda Styllus- Black Banda- BR Som- Baby Som- Brucelose- Chega Mais- Cabelo de Fogo- Cascavel- CIA do Calypso- Cavaleiros do Forró- Cariciar- Carlos Mais- Charles da Rocinha- Cláudio Rios- Cintura Fina- Carapeba- Canárius do Reino- Cachorra da Mulesta- Clébio Diniz- Caviar com Rapadura- Circuito Musical- Cebola Ralada- Calypso- Calcinha Preta- Capim com Mel- Colo de Menina- Caju e Castanha- Catuaba com Amendoim- Capital do Sol- Calango Aceso- Cavalo de Pau- Cueca Branca- Caçarola- Doce Mel- DJ Maluco- Dominguinhos- Duquinha- Drops de Hortelã- Deó- Elo Musical- Eliane- Face Nova- Forró Sacode- Francis Lopes- Flávio José- França- Forró 100 Preconceito- Forró Brasil- Forró.Com- Falamansa- Frank Aguiar- Flor de Cheiro- Família Plokles- Falcão- Força Livre- Forró Chicote- Forró Maior- Forró Melhor- Genival Lacerda- João Bandeira- João Bandeira Jr- Janaína dos Teclados- Jorge de Altinho- Jacson do Pandeiro- Klênio Robson- Kátia de Tróia- Kzan Nery- Karisma- Luizinho de Irauçuba- Luiz Fidelis- Lairton e seus Teclados- Luiz Gonzaga- Limão com Mel- Lady Lu- Lamazon- Lailtinho Brega- Levanta a Saia- Map Som- Mala Mansa- Marinez- Novinho da Paraíba- Neo Pinel- Nayra- Nordestinos do Ritmo- Noda de Caju- Nara Costa- Oxente Music- Os Raparigueiros do Forró- Peixelétrico- Pinduca- Pegada Quente- Pisa na Fulô- Painel de Controle- Paulo José- Paquerê- Rastapé- Rita de Cássia- Redondo- Rabo de Saia- Raízes do Forró- Robério- Rasta Chinela- Swing de Palha- Sirano- Sirino- Siriguela- Saborear- Saia Rodada- Solteirões do Forró- Suite de Luxo- Trio Nordestino- Trio Virgulino- Ton Oliveira- Tropikália- Valda- Vôo Livre- Vendaval- Wesley dos Teclados- Walkiria Santos- Washington Brasileiro- Zezo- Zezinho Barros- Zanzibar- Zabumbada-
- Companhia do Calypso
- Mastruz com Leite
- Aviões do Forró
- Dominguinhos
- Amelinha
- Alceu Valença
- Banda de Pífanos
- Elba Ramalho
- Chico Salles
- Geraldo Azevedo
- Zé Ramalho
- Jackson do pandeiro
- Sivuca
- Cumadre Fulozinha
- Forróçacana
- Mestre Ambrósio
- Accioly Neto
- Banda De Pau E Corda
- Banda Magnificos
- Calcinha Preta
- Dominguinhos
- Fala Mansa
- Jacinto Silva
- Limão Com Mel
- Marinê
- Negrão dos Oito Baixos
- Trio Nordestino
- Pertúcio Amorim
- Quenga de Coco
- Santanna
- Sebastião do Rojão
- Trio Juazeiro.
- Aviões do Forró
- Bonde do Forró
- Estakazero
- Arlindo dos Oito Baixos
- Forró na Contra-Mão
- Bicho de Pé
- O Bando de Maria
- Triangulo Caraíva
- Forró Raiz
- Arleno Farias
- Trio Jerimum
- Alcalyno
- Buchicho
- Capim Cubano
A Dança
O Forró é dançado em duplas, casais, que executam diversas evolucões, diferentes para o Forró nordestino e o Forró universitário. A diferença principal entre esses dois forrós é que o Nordestino tem mais malícia, sensualidade, e exige mais cumplicidade dos parceiros. O Forró universitário tem mais evolucões, mais "passos". O modo de dança no Forró Universitário é o dois-dois, e os passos principais são: a "Dobradiça" (abertura lateral como uma porta), a "Caminhada" (que ao invés de ir para os lados, caminha pra a frente ou para trás), a "Comemoração" (estilo de balançada com a perna do cavalheiro no meio da perna da dama), o giro simples, o giro do cavalheiro, o "Oito" (quando o cavalheiro e a dama ficam de costas e passam um pelo outro), e no Forró Nordestino o modo de dança é o um-um (para frente e para trás) são: a levantada de perna, e a "testada" (o cavalheiro e a dama encostam as testas)
Ver também
Ligações externas
http://www.hotsurfers.com.br http://www.surforeggae.com.br/forro_historia.asp
de:Forró en:Forró eo:Forró fi:Forró fr:Forró gl:Forró he:פוהו no:Forró sv:Forró