𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Magic: The Gathering

Jogadores participando de um torneio

Magic: the Gathering, ou simplesmente Magic, é um jogo de cartas colecionáveis criado por Richard Garfield, no qual os jogadores utilizam as suas próprias cartas para tentar vencer o adversário. A diversidade de cartas é imensa, contando-se dezenas de milhares de cartas de diferentes cores e raridades. Em Magic as cartas existem em cinco cores distintas: azul, branco, preto, verde e vermelho; somando-se as cartas incolores (artefatos e terrenos) e as cartas multicoloridas (cartas que misturam entre duas e cinco cores). Cada jogador faz o papel de um "Andarilho dos Planos", um mago muito mais poderoso que um mago comum, duelando pelo controle dos planos. Cada um utiliza quantas criaturas (tritões, goblins, elfos, anjos, orcs, zumbis, xamãs, etc.) e mágicas quiser para ganhar a partida.

Vale lembrar que Magic não é RPG, mas um jogo de cartas. Há diferenças entre as duas categorias, apesar de o Magic ter uma ambientação em fantasia medieval. Em Magic não há uma história com a participação dos jogadores, apenas um duelo.

Além das cartas, a Wizards of the Coast também produz um livro para cada expansão lançada, contando a história por trás dos personagens e mágicas daquela expansão num formato fixo de 320 páginas. Infelizmente os livros não são editados para o português.

Histórico

As edições "Alpha", "Beta" e "Unlimited" foram as 3 primeiras edições de Magic, ainda no estágio de testes. Lançadas em 1993, foram um tremendo sucesso. Em seguida foi lançado a primeira expansão oficial, "Arabian Nights". Em 1994 foi lançada a edição "Revised" e ao longo do ano as expansões, "Antiquities", "Legends", "The Dark" e "Fallen Empires". Em 1995 é lançada a "Quarta Edição" e "Era Glacial", a primeira expansão com cartas em variedade suficiente para ser jogada sem precisar usar outras edições ou expansões em conjunto. Também é a partir da "Quarta Edição" que Magic começou a ser distribuído no Brasil em português. Com o incrível sucesso, uma onda de jogos de cartas colecionáveis invadiu o mercado na década de 1990.

Em 1994, Magic: The Gathering ganhou o Origin Awards pelo melhor jogo de mesa de fantasia ou ficção científica de 1993, e o prêmio de melhor apresentação gráfica de um jogo de mesa do mesmo ano. E em 1999 foi incluído no Hall da Fama da Origin, juntamente com Richard Garfield. Em 2003, na comemoração do aniversário de 10 anos de lançamento do Magic, a revista "GAMES" selecionou-o para o seu Hall da Fama, na 31º posição.

Informações sobre as cartas

As cartas são encontradas nas lojas em boosters de 15 cartas, sendo 11 comuns, 3 incomuns e uma rara; decks de 60 cartas no caso dos decks mais antigos, ou 75 nos mais novos; e Decks pré-construídos prontos para jogo. Existem também caixas contendo diversos boosters ou decks, vendidas a preços promocionais. Algumas lojas vendem as cartas em formatos fora do padrão, como boosters com cartas de uma cor só. Existem também os decks temáticos dos quatro primeiros colocados do mundial de cada ano, contendo todas as cartas usadas por aquele jogador com bordas e assinaturas douradas, essas cartas não são permitidas em torneios.

Um mercado paralelo existe entre os colecionadores que negociam suas cartas levando em conta a procura, raridade e poder da carta. Alguns exemplos de cartas famosas desta coleção são: Akroma, Chamado do Rebanho, Porto de Rishada, Extraçâo Craniana, Aves do Paraíso, Cólera de Deus, Morfolídeo e recentemente, as novas duals lands de Ravnica Block etc.

Periodicamente a Wizards lança centenas de cartas novas, adicionando mais e mais variedade de estratégias ao jogo. Os jogadores também podem notar que as coleções mais antigas param de ser vendidas nas lojas, pois a Wizards só mantem as expansões mais novas no mercado. Os jogadores então ficam na expectativa do relançamento de cartas de expansões que saíram do mercado em expansões novas. As cartas relançadas também costumam vir com textos revisados para melhor compreensão pelos jogadores e tirar as dúvidas quanto a algumas regras confusas, embora isso não altere a habilidade da carta.

  • A partir de Êxodo as cartas passaram a ser numeradas pela ordem alfabética dos nomes das cartas em cada expansão. O texto no rodapé das cartas que indica o ano e nome do artista que fez a arte para a carta passaram a ser centralizados, ao invés de alinhados para a esquerda. Os símbolos que indicam a coleção passaram a contar com cores-chave, sendo preto para cartas comuns, prata para incomuns e dourado para raras.
  • A partir de Destino de Urza começaram a ser produzidas cartas FOIL, cartas com acabamento brilhante-holográfico especiais para colecionadores; cartas FOIL são permitidas em torneios desde que haja mais de uma no baralho.
  • A partir de Destino de Urza texto das cartas de criatura "Invocar + tipo de criatura" passou para "Criatura - tipo de criatura", evitando a confusão que os jogadores iniciantes faziam, não considerando barreiras como criaturas.
  • No bloco de Invasão foram criadas cartas "splitted", que são cartas que têm duas cartas impressas numa só, com tamanho reduzido pela metade. O jogador escolhe qual lado da carta usar no momento em que fizer a mágica.
  • A partir do bloco Miragem as expansões de bloco ganharam um formato fixo de 350 cartas para a expansão inicial, e entre 143 e 167 cartas para cada uma das duas expansões complementares do bloco.
  • A partir de Oitava Edição o tradicional design da frente das cartas foi redesenhado para permitir um pouco mais de espaço para o texto e artes maiores.
  • A partir de Campeões de Kamigawa as criaturas lendárias passaram de "Criatura - Lenda" para o subtipo "Criatura legendária - tipo de criatura", alterando a regra de criaturas lendárias onde se uma estiver em jogo e entrar outra, ambas serão postas no cemitério. Outra alteração deve-se ao fato que as lendas não são mais um tipo de criatura, mas um subtipo, alterando o efeito de algumas cartas como o "Escudo de Armas". Também foram criadas cartas duplas em Kamigawa, cartas que têm duas cartas numa só, sendo um lado virado de ponta cabeça.
  • Existem atualmente duas expansões inválidas em todos os torneios. "Unhinged" e "Unglued", que trazem cartas satirizando os jogadores, as cartas e o seu criador.

Cartas Reservadas (as cartas incluídas nesta lista não serão mais relançadas em nenhuma expansão, como uma política da Wizards de preservar o valor de colecionador de certas cartas. Também foi definido que nenhuma carta será adicionada a esta lista futuramente): MDV lista de reserva

A temática das cinco cores e a construção de decks

Branco: representa a ordem, a cura, a luz, e a lei. Os pontos fortes das cartas brancas são defesa, proteção, ganho de vida, e cartas que equilibram o jogo, como o "Armagedon" e a "Cólera de Deus". Um ponto fraco das cartas brancas é falta de mágicas ofensivas.

Azul: representa o conhecimento, a ilusão e a astúcia. Os pontos fortes das cartas azuis são a compra de cartas adicionais, a defesa por meio da anulação de mágicas do oponente, cartas que tiram as permanentes de jogo, e muitas criaturas voadoras. Um ponto fraco das cartas azuis é a falta de cartas que possam destruir cartas do oponente.

Preto: representa a decadência, a cobiça e a morte. Os pontos fortes das cartas pretas são o enfraquecimento do oponente por meio do descarte de cartas, a destruição de criaturas e o poder de ressucitar criaturas. Alguns pontos fracos das cartas pretas são a falta de proteção contra as mágicas do oponente, em especial encantamentos, e os altos custos exigidos por suas próprias cartas.

Vermelho: representa o fogo, a destruição, a impulsividade e o caos. Os pontos fortes das cartas vermelhas são as mágicas que causam dano, destruição de terrenos e artefatos, e criaturas que podem atacar assim que entram em jogo. Um ponto fraco das cartas vermelhas é a ausência de proteção e de cartas que possam destruir encantamentos.

Verde: representa a natureza, a vida, o crescimento e a força bruta. Os pontos fortes das cartas verdes são a variedade de criaturas com grande poder, a habilidade de rapidamente criar muitos recursos e a habilidade de deixar suas criaturas mais fortes. Alguns pontos fracos das cartas verdes são a quase total ausência de criaturas voadoras, e a incapacidade de destruir criaturas do adversário.

Todas as cores possuem habilidades fortes e fracas, numa tentativa de manter o jogo equilibrado para todos os jogadores, não importando qual a cor das cartas nos seus decks. Sempre que são lançadas cartas novas, habilidades novas são feitas para todas as cores.

No verso das cartas existe um pentágono formado por cinco bolinhas coloridas, representando as cinco cores de magic. A distribuição das cores na “roda das cores” segue a lógica que cada cor é complementar às cores vizinhas e inimiga das cores que estão do lado oposto. Assim o branco é aliado do azul e do verde, mas é inimigo do preto e vermelho. O azul é aliado do branco e do preto, mas é inimigo do verde e vermelho. O preto é aliado do azul e do vermelho, mas é inimigo do verde e do branco. O vermelho é aliado do preto e do verde, mas é inimigo do branco e do azul. O verde é aliado do vermelho e do branco, mas é inimigo do preto e do azul.

Montagem de decks: o mínimo de cartas é de 60, não existindo número máximo. O limite de cópias de cada carta num deck é de quatro, no caso de cartas lendárias este limite não se altera, e não existe limite de cópias para terrenos básicos. Um deck pode conter todos os tipos de cartas que o jogador escolher.

Um deck precisa ser equilibrado em termos de mana, contendo terrenos suficientes para "pagar" o custo das mágicas usadas no deck. Uma regra muito comum é ter 20 cartas de terrenos para 40 mágicas. É difícil acertar na quantidade de terrenos, que varia de acordo com a estratégia e custo das cartas usadas.

Um deck pode ser incolor (terrenos e artefatos) ou ter até todas as cores juntas. A mistura destas torna mais difícil montar e pôr em prática uma estratégia, mas também dificulta o desmontar desta pelo adversário.

Devido ao grande número de cartas especializadas em desmontar baralhos que se apoiam numa só cor ou combinaçao de cartas, é uma boa ideia formar baralhos multicor com várias opções para ganhar o jogo, embora uma maior complexidade nos baralhos exija um maior domínio do jogo.


Cada jogador começa com 20 pontos de vida e constrói um deck de pelo menos 60 cartas (40 se for partida de deck selado). Perde o jogador que zerar seus pontos de vida ou que seu grimório acabe primeiro.

ser desfeitos, dando um bom grau de estratégia ao jogo. Os jogadores precisam de mana, sem ela não é possível fazer mágicas e ativar habilidades.

As cartas são divididas em permanentes e não permanentes. As não permanentes são mágicas instantâneas e feitiços, são jogadas e quando seu efeito é resolvido são descartadas. As primeiras são mágicas rápidas para usar a qualquer momento, enquanto as segundas são mágicas mais poderosas para uso somente no turno do próprio jogador. As permanentes podem ser criaturas, que são a linha básica de defesa e ataque dos jogadores. E encantamentos e artefatos, que são cartas com habilidades que podem afetar um ou mais jogadores e uma ou mais cartas no jogo. Ou terrenos, que são a fonte básica de mana dos jogadores. Todas as permanentes entram em jogo e permanecem lá até que sejam destruídas ou um efeito qualquer remova-as do jogo.

Quando as mágicas e habilidades são feitas, elas vão para a pilha de mágicas e de lá para o jogo. Na pilha de mágicas as mágicas e habilidades vão sendo ordenadas numa fila, organizando a ordem com que elas entram em jogo. Esta é a regra que causa mais complicações aos jogadores, pois dependendo da ordem de resolução das coisas um efeito pode ou não acontecer, e pode ou não acontecer do jeito que o jogador queria. Graças a isso e o fato do jogo ser jogado por turnos, magic tem um grau elevado de estratégias possíveis.

Conforme as mágicas instantâneas e feitiços vão sendo jogadas, ou as permanentes vão sendo destruídas, as cartas vão para o cemitério. O cemitério é uma pilha de cartas igual ao grimório, mas com as cartas viradas para cima. As cartas "mortas" não tem mais efeito para o jogo, mas podem sair de lá de volta para o jogo, mão ou grimório do jogador em certas situações. Outras cartas são removidas totalmente do jogo, sendo consideradas "apagadas" da existência do jogo.

Para uma descrição completa do jogo com regras e estratégias veja Regras e estratégias

Torneios e Formatos

DCI, o orgão oficial que faz as regras e organiza os torneios

Existem vários tipos de torneios sendo os principais:

  • Vintage: São permitidas todas as expansões e edições válidas em torneios, com uma lista de cartas restritas (é permitido utilizar somente uma cópia no deck) e uma pequena lista de cartas banidas.
  • Legacy: São permitidas todas as expansões e edições válidas em torneios, com uma lista de cartas banidas, e sem cartas restritas. Até 20 de Setembro de 2004, todas as cartas restritas em Vintage eram banidas em Legacy. Atualmente há uma lista de banimentos própria.
  • Standard: São permitidas as últimas seis expansões (dois blocos) e a última edição básica lançada, ou seja, atualmente o Standard é constituido por todas as cartas pertencentes ao bloco de Kamigawa, Ravnica e 9ª Edição (exceto cartas banidas).
  • Block Contructed: São permitidas somente cartas de um bloco (3 expansões).
  • Extended: Atualmente são permitidas as últimas 3 edições básicas e 8 últimos blocos lançados, e de três em três anos é feita uma atualização no número de expansões e/ou edições permitidas. Atualmente o Extended é constituido por Invasion, Planeshift, Apocalypse, Odyssey, Torment, Judgment, Onslaught, Legions, Scourge, Mirrodin, Darksteel, Fifth Dawn, Champions of Kamigawa, Betrayers of Kamigawa, Saviors of Kamigawa, Ravnica: City of Guilds, Sétima Edição, Oitava Edição e Nona Edição..
  • Limited: Nesses tipos de torneios os jogadores recebem dos organizadores pacotes de cartas aleatórias e devem montar um deck para o torneio num tempo limitado, com as cartas disponíveis.
  • Two-Headed Giant ou 2HG: É um formato recentemente sancionado pelo DCI, em que duas equipas de dois jogadores se opõem partilhando a vida (40 pontos) e o turno.
  • Prismatic: É um formato pouco jogado em torneios, cujas regras são: um deck de pelo menos 250 cartas com pelo menos 20 cartas de cada cor. As cartas multicoloridas ou duplas contam como de uma das cores da carta apenas.
  • Singleton: É um formato casual, não jogado em torneios, a única regra é que cada carta só pode ter uma cópia no deck (exceto terrenos básicos).

Lista de cartas Banidas e/ou Restritas

Cartas banidas são cartas que estão proibidas de se jogar nos torneios. Cartas restritas são limitadas a uma cópia no deck. Periodicamente algumas cartas são retiradas e outras incluídas na lista a fim de evitar que estratégias fortes demais dominem os torneios.

Standard: Não existem cartas banidas em Standard no momento .

Extended: Banned: Æther Vial Disciple of the Vault Skullclamp Entomb

Vintage: 'Banidas:' Qualquer carta que tenha a palavra "ante", Chaos Orb e Falling Star. 'Restritas:' Ancestral Recall, Balance, Black Lotus, Black Vise, Burning Wish, Channel, Chrome Mox, Crop Rotation, Demonic Consultation, Demonic Tutor, Dream Halls, Enlightened Tutor, Entomb, Fact or Fiction, Fastbond, Frantic Search, Grim Monolith, Gush, Imperial Seal, Library of Alexandria, Lion’s Eye Diamond, Lotus Petal, Mana Crypt, Mana Vault, Memory Jar, Mind Twist, Mind’s Desire, Mox Diamond, Mox Emerald, Mox Jet, Mox Pearl, Mox Ruby, Mox Sapphire, Mystical Tutor, Necropotence, Personal Tutor, Regrowth, Sol Ring, Strip Mine, Time Spiral, Time Walk, Timetwister, Tinker, Tolarian Academy, Trinisphere, Vampiric Tutor, Voltaic Key, Wheel of Fortune, Windfall, Yawgmoth’s Bargain, Yawgmoth’s Will.

Legacy: 'Banidas:' Amulet of Quoz, Ancestral Recall, Balance, Bazaar of Baghdad, Black Lotus, Black Vise, Bronze Tablet, Channel, Chaos Orb, Contract from Below, Darkpact, Demonic Attorney, Demonic Consultation, Demonic Tutor, Dream Halls, Earthcraft, Entomb, Falling Star, Fastbond, Frantic Search, Goblin Recruiter, Grim Monolith, Gush, Hermit Druid, Illusionary Mask, Imperial Seal, Jeweled Bird, Land Tax, Library of Alexandria, Mana Crypt, Mana Drain, Mana Vault, Memory Jar, Metalworker, Mind Over Matter, Mind Twist, Mind's Desire, Mishra's Workshop, Mox Emerald, Mox Jet, Mox Pearl, Mox Ruby, Mox Sapphire, Necropotence, Oath of Druids, Rebirth, Replenish, Skullclamp, Sol Ring, Strip Mine, Tempest Efreet, Time Spiral, Time Walk, Timetwister, Timmerian Fiends, Tinker, Tolarian Academy, Vampiric Tutor, Wheel of Fortune, Windfall, Worldgorger Dragon, Yawgmoth's Bargain, Yawgmoth's Will.

'Two-Headed Giant: 'Banidas:'Erayo, Soratami Ascendant.

Cartas de Portal e Starter Pack: são legais em Vintage e Legacy desde 20 de Outubro de 2005.

Cartas banidas em Bloco Constructed

Bloco Ravnica:: Não existem cartas banidas no bloco de Ravnica até ao momento.

Bloco Champions of Kamigawa: Não existem cartas banidas no bloco de Kamigawa.

Bloco Mirrodin: Skullclamp, Arcbound Ravager, Disciple of the Vault, Aether Vial, All Artifact Lands.

Bloco Onslaught: Não existem cartas banidas no bloco de Onslaught.

Bloco Odyssey: Não existem cartas banidas no bloco de Odyssey.

Bloco Invasion: Não existem cartas banidas no bloco de Invasion.

Bloco Mercadian Masques: Rishadan Port e Lin Sivvi, Defiant Hero.

Bloco de Urza: Gaea's Cradle, Memory Jar, Serra's Sanctum, Time Spiral, Tolarian Academy, Voltaic Key, Windfall.

Bloco Tempest: Cursed Scroll.

Bloco Mirage: Squandered Resources.

Bloco Ice Age: Amulet of Quoz, Thawing Glaciers, Timmerian Fiends, Zuran Orb.

Magic online

Existem programas para jogar magic online, sendo apenas um oficial e totalmente livre de problemas envolvendo direitos autorais. Magic Online é uma alternativa oferecida pela Wizards para os jogadores, um mundo virtual onde os jogadores podem trocar, comprar e vender cartas com dinheiro vivo, com as cartas existindo apenas no mundo virtual.

Magic Workstation Um programa que recria o magic no seu PC, podendo criar o seu próprio deck de qualquer edição ou expansão. As figuras das cartas podem ser adicionadas separadamente. Apresenta pequenos problemas com cartas muito específicas, como cartas que viram de cabeça para baixo.

General Collectible Card Game É um projeto de criar um software de código aberto para suportar todos os jogos de cartas colecionáveis.

OCTGN O antigo mtgplay fechou as portas depois que a Wizards entrou com um processo judicial alegando que o mtgplay infringia os seus direitos autorais. Os desenvolvedores voltaram com outro nome e outro programa, ainda muito precário para jogar magic online.

Apprentice é um antigo programa de Magic on-line, uma espécie de precursor do Magic Workstation mas que não funciona em computadores que usam firewall por receber conexão diretamente. No entanto, fora esse problema, é mais estável.

Links Externos

Em português

  • Devir Livraria ou Devir Portugal Site oficial da editora que traz Magic para o Brasil, incluindo livros e outros materiais relacionados a RPG e card games.
  • Ligamagic Comunidade brasileira de magic para torneios.
  • Canal Magic Comunidade brasileira de magic com artigos e informações de magic.
  • MTG Brasil Site brasileiro de MTG.
  • Magic Domain Site brasileiro de venda MTG.
  • Magic Tuga Site português de venda MTG.
  • Magic Portugal Um site com artigos sobre magic em português.
  • Mtgdraw Site recente de venda de cartas Mtg.
  • Viamagic Site Português de venda de Magic The Gathering.

Em outras línguas

als:Magic: Die Zusammenkunft ca:Magic: The Gathering de:Magic: Die Zusammenkunft en:Magic: The Gathering es:Magic: El Encuentro fi:Magic: The Gathering fr:Magic : l'assemblée he:Magic: The Gathering it:Magic: The Gathering ja:マジック:ザ・ギャザリング ko:매직 더 개더링 lt:Magic: the Gathering nl:Magic: The Gathering pl:Magic: The Gathering ru:Magic: The Gathering sv:Magic: The Gathering zh:万智牌

talvez você goste