A música é a arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época e a civilização.
Alguns elementos possíveis da música: ritmo, melodia e harmonia.
A música é considerada uma linguagem. Pode ser grafada de forma melódica e rítmica no papel; pode ser interpretada de acordo com o repertório de seu ouvinte, de formas objetivas ou abstratas; o interprete terá o poder de dar uma tecitura diferente à música, devido à maneira da sua execução.
A harmonia de uma música pode classificada como: tonal consonante ou dissonante, modal (com variadas configurações de intervalos) e atonal (pantonal: síntese de todos os tons, segundo Arnold Schönberg).
Qualidades do som:
• Intensidade: é a qualidade que nos permite distinguir os sons fortes dos fracos, volume.
• Timbre: é a qualidade que nos faz distinguir as vozes de duas pessoas, mesmo quando emitindo sons de mesma freqüência. Também permite diferenciar os sons de dois instrumentos musicais, mesmo quando eles emitem a mesma nota.
• Altura: é a qualidade do som que nos permite distinguir sua freqüencia, ou seja, os sons graves dos agudos.
Teoria musical
Métodos de composição
A música também pode ser determinada ao descrever um "processo" o qual pode criar sons musicais. Os exemplos se estendem desde uma harmonia de sons de ventania até sons escolhidos por programas de computadores.
Atuação
Solos e conjuntos
Muitas culturas mantêm fortes tradições nas atuações de solos como, por exemplo, na música clássica indiana, enquanto que outras, como em Bali, mantêm nas atuações de conjuntos. Todas, no entanto, incluem uma mistura das duas, e a atuação pode se extender da improvisação de solos às bem organizadas performances de rituais como o moderno concerto clássico, ou as procissões religiosas.
O que é chamado de música de câmara é comumente visto como mais íntimo que trabalhos sinfônicos.
O atuante é chamado de músico, e no caso de um grupo é um conjunto musical como os de rock ou as orquestras.
Festivais de música
Além dos próprios shows e eventos feitos por algumas bandas e grupos isolados, existem também os Festivais de música, onde são apresentados diversos grupos e artistas, na maioria das vezes com o mesmo gênero musical, mas muitas vezes com gêneros diversos. Alguns dos mais importantes são o Chivas Jazz Festival, com diversas edições, o Woodstock, tradicional festival de rock, com apenas três edições, e regionalmente no Brasil, o famoso Rock_in_Rio , que ultimamente tem sido extrapolado para vários outros paises, e o Abril Pro Rock, que tem importância nacional e ocorre todos os anos na cidade de Recife, em Pernambuco.
Géneros Musicais
Assim como existem várias definições para música, existem muitas divisões a agrupamentos da música, muitos dos quais são contestados por argumentos sobre a definição musical.
Entre os muitos gêneros existem os mais conhecidamente abrangentes:
- música erudita (também conhecida como clássica)
- música popular (muitas vezes associada à música comercial).
O termo <<música genérica>>(mundial-universal) é aplicado para uma grande variedade de músicas feitas fora das influências européias, apesar de sua primeira aplicação, a do termo, no contexto do Programa de Música Genérica na Universidade de Wesleyan, foi para todos os possíveis gêneros sem excluir a tradição européia. Nos círculos acadêmicos, o termo original para estudos da música genérica foi "musicologia comparativa", que foi renomeada em meados do século XX para "etnomusicologia", que apresentou-se, ainda assim, como uma definição insatisfatória.
Gêneros musicais são comumente determinados pela tradição, por suas apresentações assim como a música de fato. Ainda que a maioria do que se denomina por música clássica seja acústica por natureza e intencionada para ser tocada por indivíduos, muitos trabalhos que usam samples, gravações e ainda sons mecânicos, não obstante, são descritas como clássicas.
As culturas do mundo têm tido mais contato entre si. Os estilos musicais nativos têm se unido na formação de novos estilos. Por exemplo, temos o bluegrass estadunidense com elementos vocais e instrumentais das tradições anglo-irlandesas, escocesas, irlandesas, alemãs e afro-americanas que só podem ser fruto da produção do séc. XX.
Existem muitos festivais de música que celebram gêneros particulares de música.
O último gênero músical que revolucionou o século XX foi o Rock and Roll que começou oficialmente nos anos 50 e tem como seu Rei aclamado pela História Elvis Presley.
Banda sonora
Chama-se Banda sonora ou trilha sonora ao conjunto das peças musicais usadas num filme. Pode incluir música original, criada de propósito para o filme, ou outras peças musicais, canções e excertos de obras musicais anteriores ao filme.
Composição audiovisual
Ver também
- Etnologia
- Lista de cantores
- Lista de grupos musicais
- Lista de gêneros musicais
- Lista de instrumentos musicais
- Lista de compositores
- Musicalismo
Referências Externas
Este artigo carece de reciclagem de acordo com o livro de estilo. |
Predefinição:Manutenção/Categorizando por assunto
af:Musiek ar:موسيقا ast:Música bg:Музика bn:সঙ্গীত bs:Muzika ca:Música co:Mùsica cs:Hudba da:Musik de:Musik el:Μουσική en:Music eo:Muziko es:Música et:Muusika eu:Musika fi:Musiikki fr:Musique fy:Muzyk ga:Ceol gl:Música he:מוזיקה hi:संगीत hr:Glazba hu:Zene ia:Musica id:Musik io:Muziko is:Tónlist it:Musica ja:音楽 ko:음악 la:Musica lb:Musek li:Muziek lv:Mūzika ms:Muzik mt:Mużika nah:Música nb:Musikk nds:Musik nl:Muziek nn:Musikk oc:Musica pl:Muzyka ro:Muzică ru:Музыка sa:गानं simple:Music sk:Hudba sl:Glasba sr:Музика sv:Musik sw:Ngoma ta:இசை th:ดนตรี tr:Müzik uk:Музика wa:Muzike zh:音乐