Duração do Mandato: | 1º de janeiro de 2003—pres. |
Predecessor: | Fernando Henrique Cardoso |
Sucessor: | — |
Data de Nascimento: | 27 de outubro de 1945 |
Local de Nascimento: | Vargem Grande (agora Caetés), Garanhuns, Pernambuco |
Primeira-Dama: | Marisa Letícia Lula da Silva |
Profissão: | Torneiro mecânico |
Partido Político: | Partido dos Trabalhadores |
Vice-Presidente: | José Alencar |
Luiz Inácio Lula da Silva é um político brasileiro (nascido em Caetés, então Vargem Grande, à época distrito de Garanhuns, interior de Pernambuco, a 27 de outubro de 1945). Durante sua vida política adotou o seu apelido Lula como parte do seu nome devido às leis eleitorais brasileiras. Assumiu a Presidência da República Federativa do Brasil em 2003 com a maior votação da história do país (52,4 milhões de votos), quebrando recordes de votação de todos os ex-presidentes brasileiros. Ele só perde, no mundo, para o general indonésio Susilo Yudhoyono (69,27 milhões de votos), os norte-americanos George W. Bush (58,4 milhões de votos) e John Kerry (54,8 milhões de votos), os três em eleições realizadas em 2004, e o ex-presidente estado-unidense Ronald Reagan, que teve, em 1984, 54,4 milhões de votos. Mas ultrapassou a votação do presidente Bill Clinton, que teve 47,4 milhões de votos.
Foi candidato a presidente em 1989 (derrotado por Fernando Collor de Mello), em 1994 (derrotado por Fernando Henrique Cardoso) e em 1998 (novamente derrotado por Fernando Henrique Cardoso), tendo por fim ganho as eleições de 2002 (o segundo colocado foi José Serra).
Lula é co-fundador, presidente de honra e filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), um dos mais importantes partidos brasileiros.
Infância
Aos 7 anos de idade a família de Lula realizou uma viagem comum para muitos nordestinos do Brasil: em condições precárias, dirigiu-se para o Estado de São Paulo, na esperança de oportunidades melhores de vida. Neste momento Lula já teria abandonado a escola sem concluir o primeiro grau por motivos de trabalho, para ajudar no sustento da familia e passaram a residir em Guarujá, cidade do litoral do Estado.
Luís Inácio da Silva foi alfabetizado no Grupo Escolar Marcílio Dias. Em 1956 passou a morar em São Paulo. Com 12 anos Lula foi empregado em uma tinturaria, tendo depois exercido as profissões de engraxate e auxiliar de escritório.
Operário e sindicalista
Seguindo para a indústria, Lula consegue uma vaga no curso de torneiro mecânico no SENAI, organização brasileira de ensinos de interesse industrial, formando-se como metalúrgico. Alguns anos depois, mudou-se para São Bernardo do Campo, onde sindicalizou-se no Sindicato dos Metalurgicos 1968, por influência do irmão José Ferreira de Melo, apelidado de Frei Chico, que lhe presenteou o seu primeiro livro intitulado: O Que é a Constituição.
Em 1969 Lula foi eleito para a diretoria do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Em 1975 foi eleito presidente do mesmo sindicato. Reeleito em 1978, foi uma das lideranças sindicais que retomaram a prática de greves públicas de larga escala, que haviam cessado de ocorrer desde o endurecimento repressivo da ditadura militar nos 10 anos anteriores. Durante o movimento grevista, a idéia de fundar um partido representante dos trabalhadores foi amadurecendo, e, em 1980 foi fundado o Partido dos Trabalhadores (PT).
Política
Visando participar de pleitos eleitorais, alterou judicialmente seu nome de Luíz Inácio da Silva para Luíz Inácio Lula da Silva (a legislação vigente proibia o uso de apelidos pelos candidatos).
Em 1982, Lula participou das eleições para o governo de São Paulo e perdeu. Em 1984, participou, ao lado de Ulysses Guimarães, da campanha Diretas Já, que clamava por eleições presidenciais diretas após anos de ditadura militar e presidentes nomeados. A campanha não teve sucesso e as eleições presidenciais de 1984 foram feitas pelo Colégio Eleitoral. Em 1986, foi eleito deputado federal com recorde de votos tendo uma atuação discreta.
Em 1989, realizaram-se as eleições diretas. Lula se candidatou a presidente, A eleição foi vencida por Fernando Collor de Mello, candidato liberal do PRN, que recebeu entusiástico apoio de considerável parte da população que se sentia intimidada ante a perspectiva de ex-sindicalista tido como radical e supostamente alinhado com as teses de esquerda chegar à Presidência.
Em 1991, o presidente Collor, oriundo de uma tradicional família alagoana de políticos e empresários do setor de comunicações, foi denunciado por corrupção ativa e passiva por suas ligações com o empresário e caixa da campanha de Collor, Paulo César Farias. O escândalo decorrente dessas acusações provocou ampla mobilização social no que ficou conhecido como Movimento Cara Pintada. Em seu ápice a série de protestos pacíficos reuniu mais de cinqüenta milhões de cidadãos, jamais visto no mundo em tamanha proporção, exigindo o impeachment do presidente. O movimento foi vitorioso tamanha a pressão social exercida sobre as bases parlamentares.
Em 1994, Luiz Inácio Lula da Silva volta a candidatar-se à presidência e é novamente derrotado, dessa vez pelo canditado do PSDB, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso - posteriormente apelidado pela imprensa de FHC. À época senador pelo Estado de S.Paulo, Cardoso tinha um histórico familiar (como filho do general comunista Leonidas Cardoso, que foi um dos mentores da campanha pela criação da Petrobras durante o segundo governo Vargas) e político ligado à Esquerda, tendo sido aposentado compulsoriamente como professor da USP durante a ditadura militar, e era já então um intelectual de renome internacional.
A frente do Ministério da Fazenda no governo de Itamar Franco, FHC foi um dos mentores do Plano Real, que teve sucesso em sobrepujar a inflação e estabilizar a moeda brasileira. Em 1998 Fernando Henrique se tornou o primeiro presidente brasileiro a se reeleger, derrotando Lula no primeiro turno. Lula, sabendo-se derrotado de antemão, realizou uma campanha discreta, que no entanto o ajudou a consolidar sua posição hegemônica dentro do seu partido e dentro da Esquerda brasileira, o que foi expresso pelo fato do vice-presidente da sua chapa ter sido Leonel Brizola.
A desvalorização do real em 1999, os recorrentes ataques especulativos à moeda brasileira, a crise da dívida externa no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso fortaleceram a posição eleitoral de Lula nos quatro anos após 1998. Em 27 de outubro de 2002, Lula foi eleito presidente do Brasil, derrotando o candidato apoiado por Fernando Henrique Cardoso, José Serra do PSDB. No seu discurso de posse, Lula afirmou: "(sic) E eu, que durante tantas vezes fui acusado de não ter um diploma superior, ganho o meu primeiro diploma, o diploma de presidente da República do meu país." A declaração foi uma resposta contra os inúmeros ataques que sofreu em virtude de sua baixa educação formal, que muitos consideram incompatível com o cargo mais importante da República. Muitos opositores dizem que tal afirmativa é inverídica, pois Lula já tinha o diploma de torneiro mecânico emitido pelo SENAI em 1963, ano que formou-se torneiro mecânico, nessa epoca transferiu-se à metalúrgica Aliança onde mal avisado veio a perder o dedo numa prensa hidraulica bem antes do diploma similar como deputado federal. As causas deste desabafo foram os ataques sofridos na campanha que desmereciam sua educação.
Abdicando dos erros (principalmente o radicalismo verbal) cometidos em campanhas passadas, Lula escolheu para seu vice o senador conservador mineiro e empresário têxtil José de Alencar e opta em 2002 por um discurso conciliador, prometendo a continuidade do programa econômico do governo passado e reconhecendo a dívida externa do país, o que conquista finalmente a confiança de uma parte da classe média e empresários. É sob o perfil de “Lulinha paz-e-amor” que Luiz Inácio da Silva finalmente ascende à presidência. O governo Lula tem se caracterizado por suas políticas fiscal e monetária conservadoras, em continuidade às do governo Fernando Henrique Cardoso, fato este que impediu a realização de uma política de gastos sociais importantes, e desgastou, desde muito cedo, a sua base de apoio própria nas classes populares. Conseguiu, no entanto, durante seus primeiros dois anos, apoio parlamentar suficiente para a implementação de parte de seus projetos. Em 2005 uma grave crise política emerge a partir de denúncias dirigidas contra o deputado Roberto Jefferson,líder do PTB, partido da base aliada, acusado de participar e promover um esquema de venda de facilidades em repartições públicas. Diante destas acusações, e sentindo-se traído pelo governo, Roberto Jefferson reage denunciando um alegado sistema de distribuição de dinheiro a partidos políticos, através do qual o poder Executivo procurava obter o apoio do Congresso na aprovação de diversas leis. Atualmente, três CPIs investigam as denúncias que derrubaram vários políticos e membros do governo e de partidos aliados. Há duas interpretações para as conclusões parciais das Comissões: de um lado, há os que afirmam haver conexão direta com o presidente (o que se configuraria como crime de responsabilidade); de outro, há os que consideram que tal conexão ainda não foi demonstrada. O fato de que não se deu entrada a nenhum processo envolvendo o presidente Lula leva a crer que a última interpretação tem sido a aceita pelo Legislativo.
Ver artigo principal Escândalo do mensalão.
Cronologia sumária
<timeline> ImageSize = width:450 height:450 PlotArea = left:50 right:0 bottom:10 top:10
DateFormat = yyyy Period = from:1940 till:2010 TimeAxis = orientation:vertical ScaleMajor = unit:year increment:5 start:1940 ScaleMinor = unit:year increment:1 start:1955
PlotData=
color:green mark:(line,black) align:left fontsize:S shift:(25,0) # shift text to right side of bar
# there is no automatic collision detection, fontsize:XS # so shift texts up or down manually to avoid overlap shift:(25,-10)
at:1945 text:Nasce em Caetés (Pernambuco) at:1952 text:A família muda-se para Guarujá, SP at:1956 shift:(25,-6) text:A família muda-se para São Paulo, SP at:1957 text:Começa a trabalhar numa tinturaria at:1968 text:Primeiros contatos com o sindicalismo em São Bernardo do Campo at:1975 text:É eleito presidente do sindicato dos metalúrgicos at:1978 text:Reeleito at:1980 text:É um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores at:1989 text:Candidatura presidencial. Perde at:1994 text:Candidatura presidencial. Perde novamente at:1998 text:Candidatura presidencial. Perde pela terceira vez at:2002 text:É eleito Presidente da República from:2002 till:2006 text:Presidente at:2006 text:Fim do mandato como Presidente </timeline>
Biografias
Livro
Filme
- RedirecionamentoPredefinição:fim
Precedido por Fernando Henrique Cardoso |
Presidente do Brasil 2003 — eleições |
Sucedido por eleições |
ca:Luiz Inácio Lula da Silva da:Luís Inácio Lula da Silva de:Luiz Inácio Lula da Silva en:Luiz Inácio Lula da Silva eo:Luiz Inácio Lula da SILVA es:Luiz Inácio Lula da Silva et:Luiz Inácio Lula da Silva fr:Luíz Inácio da Silva gl:Luiz Inácio Lula da Silva it:Luiz Inácio Lula da Silva la:Ludovicus Ignatius Lula Silvae nl:Luiz Inácio Lula da Silva no:Luiz Inácio Lula da Silva pl:Luiz Inácio Lula da Silva ru:Лула да Силва, Луис Инасиу sv:Luiz Inácio Lula da Silva zh:卢拉·达·席尔瓦 zh-min-nan:Luiz Inácio Lula da Silva