𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Hipertexto

Em computação, hipertexto é um sistema para a visualização de informação cujos documentos contém referências internas para outros documentos (chamadas de hiperlinks ou, simplesmente, links), e para a fácil publicação, atualização e pesquisa de informação. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web.

História

Provavelmente, a primeira descrição da idéia apareceu em 1945, quando Vannevar Bush escreveu um artigo na The Atlantic Monthly, com o título de "As We May Think", sobre um mecanismo futurístico chamado de "Memex". Ele descreveu esse mecanismo como eletronicamente ligado a uma biblioteca e capaz de mostrar livros e filmes da mesma, além de automaticamente seguir referências destes para outros trabalhos referenciados.

O Memex, entretanto, oferencia mais do que simplesmente referenciar informação para o usuário. Ele era tanto uma ferramenta para seguir esses elos com estabelecê-los. A tecnologia usada teria que ser um combinação de controles eletromecânicos e câmeras e leitores de microfilme, todos integrados em uma grande mesma. A maior parte da biblioteca de microfilme estaria contida na própria mesa com a opção de adicionar ou remover rolos de microfilme à vontade. A mesa poderia também ser usada sem a criação de referências, apenas para gerar informação em microfilme, filmando documentos em papel ou com o uso de uma tela translúcida sensível ao toque. De certa forma, o Memex era mais do que uma máquina hipertexto. Era precursor do moderno computador pessoal embora baseado em microfilme. O artigo de Novembro de 1945 da revista Life (revista) que mostrava as primeiras ilustrações de como a [http://sloan.stanford.edu/MouseSite/Secondary.html mesa] do Memex podia ser mostrava também ilustrações de uma câmera montada na cabeça, que o cientista podia usar enquanto fazia experiências, e de um máquina de escrever capaz de reconhecimento de voz e de leitura de texto por sintetização de voz. Juntos, essas máquinas Memex eram, provavelmente, a descrição prática mais antiga do que é chamado hoje o Escritório do Futuro.

O cientista de computação Ted Nelson criou o termo "hipertexto" em 1965. O trabalho de Nelson e muitos outros sistemas pioneiros de hipetexto com o "NLS" de Douglas Engelbart e o HyperCard, incluído no Apple Macintosh, foram rapidamente suplantados em popularidade pelo sucesso da World Wide Web de Tim Berners-Lee, embora faltasse à Web muitas das características desses sistemas mais antigos com links tipados, transclusão e controle de versão.

Conferências Acadêmicas

Uma das principais conferências sobre novas pesquisas em hipertexto é a Conference on Hypertext and Hypermedia (HT), realizada anualmente pela ACM.

HT 2004

Embora não seja exclusivamente sobre hipertexto, a série de conferência sobre a World Wide web promovida pelo IW3C2 inclui muitos artigos de interesse. Há também uma lista com links para todas as conferências da série. with links to all conferences in the series.

Veja também

Leitura

Byers, T. J. (1987, Abril). Built by association. PC World, 5, 244-251. Crane, Gregory. (1988). Extending the boundaries of instruction and research. T.H.E. Journal (Technological Horizons in Education), Macintosh Special Issue, 51-54.

Heim, Michael. (1987). Electronic Language: A Philosophical Study of Word Processing. New Haven: Yale University Press.

Nelson, Theodor H. (1973). A Conceptual framework for man-machine everything. National Computer Conference and Exposition, June 4-8, 1973, Mew York, NY. AFIPS Conference Proceedings VOL. 42 (pp. M22-M23). Montvale, NJ: AFIPS Press.

Van Dam, Andries. (1988, July). Hypertext '87 keynote address. Communications of the ACM, 31, 887-895.

Yankelovich, Nicole, Landow, George P., and Cody, David. (1987). Creating hypermedia materials for English literature students. SIGCUE Outlook, 20(3).

External links

da:Hypertekst de:Hypertext es:Hipertexto fr:Hypertexte ko:하이퍼텍스트 ia:Hypertexto nl:Hypertext pl:Hipertekst ru:Гипертекст zh:超文本系統

talvez você goste