𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Sines

Predefinição:DadosMunicípioPortugal Sines é uma cidade portuguesa no Distrito de Setúbal, região do Alentejo e subregião do Alentejo Litoral, com cerca de 12 500 habitantes.

É sede de um município com 198,97 km² de área e 13 577 habitantes (2001), subdividido em 2 freguesias. O município é limitado a norte e leste pelo município de Santiago do Cacém, a sul por Odemira e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.

População do concelho de Sines (1801 – 2004)
1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2004
1766 2632 Integrado em
Santiago
do Cacém
7666 8866 12075 12347 13577 13613


Mapa de Sines

As freguesias de Sines são as seguintes:

História

Nas terras deste concelho há vestígios da época romana, dos Visigodos e Vândalos. No final do século XII, início do século XIII, foram reconquistadas aos mouros e, em 1217, foi confiada aos Cavaleiros da Ordem de Santiago, sediados em Santiago do Cacém. Em Novembro de 1362, foi-lhe outorgado foral por D. Pedro I de Portugal e, em Julho de 1512, D. Manuel I de Portugal outorgou-lhe foral novo. Após a Convenção de Évora Monte, em Julho de 1834, D. Miguel embarcou de Sines para o exílio. A história recente de Sines está ligada ao início da construção de um porto comercial, permitindo a acostagem de navios de grande capacidade de carga, o que impulsionou o seu desenvolvimento industrial e populacional a partir de 1971.

Economia

No concelho predominam as actividades ligadas aos sectores secundário e terciário, seguidos pelo primário. Sines é um centro industrial, o que se traduz pela localização, neste concelho, de uma refinaria de petróleo, indústrias da petroquímica, de construção de polímeros, de metalomecânica e de produção de vagões, facto promovido pela proximidade do porto comercial e de pesca. A agricultura ainda mantém alguma importância, dado que cerca de 33,1% do território do concelho correspondem a área agrícola. Destacam-se os cultivos de cereais para grão, leguminosas secas para grão, prados temporários e culturas forrageiras, horta familiar, pousio, prados e pastagens permanentes. A agro-pecuária tem também alguma importância, nomeadamente na criação de aves, ovinos e suínos. Cerca de 1802 ha do seu território são cobertos de floresta.

Figuras com Destaque Nacional

  • Vasco da Gama - Um dos maiores navegadores da história do mundo. Sines, a terra onde nasceu, foi o galardão para as proezas marítimas que mais desejou até ao fim da vida.
  • João Daniel de Sines - O herói novecentista de Sines é um combatente liberal que se torna médico popular. Destaca-se nas lutas contra o miguelismo e no combate às epidemias de cólera e febre amarela.
  • Cláudia de Campos - Escritora considerada como a irmã Brontë portuguesa", numa Sines real e ficcional de paixões e vendavais.
  • Emmerico Nunes - Um dos pioneiros da banda desenhada e desenho humorístico em Portugal teve em Sines o refúgio da sua vida adulta.
  • Arlete Argente Guerreiro - Poetisa e contista sineense da primeira metade do século XX nunca abandonou o tom humorado e idealista.
  • Al Berto - Um dos autores mais influentes da poesia portuguesa da segunda metade do século XX, viveu em Sines durante grande parte da sua vida.

Património Histórico

Militar

Religioso

Estátuas

Outros

Equipamentos Públicos

Desportivos

  • Parque Desportivo Municipal com Campos de Ténis, Pista de Radiomodelismo e Pista de Corridas em Patins
  • Estádio Municipal
  • Pista de Motocross
  • Clube Náutico de Sines
  • Porto de Recreio
  • Pavilhão dos Desportos
  • Campo de Tiro
  • Pista de Autocross
  • Piscinas Municipais

Ligações externas

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Sines

de:Sines el:Σίνες en:Sines, Portugal it:Sines nl:Sines pl:Sines ro:Sines

talvez você goste