A palavra espaço possui várias acepções. Entre elas encontram-se:
Espaço geográfico
- O espaço geográfico. O espaço é o objeto de interesse da geografia e de outras ciências afins. Assim como os fatos variam no tempo, o espaço se acumula a partir dos acontecimentos (lógica filosófica). Diz-se que o espaço apresenta-se estruturado, i.e., que é possível medir-se sua estrutura. Conforme o tempo passa, uma rugosidade se acumula e essa acaba por lhe conferir particularidades. Do ponto de vista geológico é o relevo que se torna presente. Do ponto de vista urbanístico são as ruínas, de uma arquitetura passada hoje encontrada na forma de fragmentos, que ajudam a tecer um espaço urbano ou rural.
Espaço matemático
- Na matemática, o espaço é um conjunto, geralmente com alguma estrutura adicional. O espaço também surge, na geometria, de um volume tridimensional, que pode ser limitado e definido.
Na geometria euclidiana e na física clássica, o espaço euclideano é definido como o conjunto de posições que possa ser descrito atribuindo-se a cada posição três coordenadas, respeitadas duas condições: i) valha o teorema de Pitágoras e ii) respeite a norma euclideana.
Espaço físico
- Na física, existem certas discordâncias a respeito da definição exata de espaço:
- uma estrutura definida por um conjunto de "relações espaciais" entre objetos;
- um conteúdo limitado e definido por sistemas de coordenadas onde um objecto pode ser localizado;
- a entidade que separa os objetos e impede que eles entrem em contato direto ou
- a condição dentro do domínio da existência que permite quaisquer manifestações como o movimento e os fenômenos da dinâmica.
A física relativística considera o binômio espaço/tempo como aparente, pois considera o espaço-tempo (quadridimensional) uma realidade concreta. Nesse caso o tempo não é separado do espaço. Enquanto as medidas de espaço e tempo são relativas ao referencial utilizado para fazer as medidas, a velocidade da luz seria um invariante sob transformações (vide tensores) dos sistemas de coordenadas.
- A astronomia usa a palavra espaço para se referir à porção vazia do universo (espaço sideral) onde existe apenas o vácuo, além das atmosferas dos planetas. (Usa-se o termo "espaço externo" ou "espaço sideral" para distinguir-se do espaço com ar e o espaço na Terra).
Espaço arquitectónico
O espaço também é uma matéria da arquitetura. É configurado através da forma arquitetônica através da construção; fruído quando a construção é penetrada, seja por habitantes ou espectadores, mas sempre como usuários da arquitetura. O espaço arquitetônico tem seus próprios significados culturais, psicológicos e emocionais. Por exemplo, podemos dizer que existem espaços arquitetônicos religiosos. Este espaço produz uma sensação de reflexão, introspecção dedicados e necessários à sua função. Portanto, um espaço arquitetônico pode promover diversas sensações num indíviduo tais como religiosidade, proteção, segurança, etc.
Espaço e filosofia
- Questões filosóficas envolvendo o espaço incluem: é o espaço absoluto ou relativo? O espaço tem uma geometria correcta, ou a geometria espacial é puramente convencional? Alguns teóricos se posicionaram a respeito dessas questões: para Isaac Newton o espaço é absoluto, enquanto que para Gottfried Leibniz o espaço é relativo; Henri Poincaré acredita que a geometria espacial seja apenas uma convenção.
Espaço computacional
- Nos computadores o espaço de memória é definido como a quantidade de células de memória disponíveis para registro de dados. Por fim, na tipografia e na ortografia o espaço é uma área vazia que separa duas palavras.
Espaço político
Vias de passagens e acesso à informação e à expressão do pensamento, exercida nos regimes democráticos pelas pessoas e instituições.
da:Rum de:Raum en:Space eo:Spaco es:Espacio fa:فضا fi:Avaruus fr:Espace gl:Espazo he:מרחב ia:Spatio io:Spaco it:Spazio ja:空間 ko:공간 nl:Ruimte pl:Przestrzeń ru:Пространство simple:Space sv:Rum zh:空间 //wc