𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Norte de África

O Norte de África compreende a região do continente africano a norte do deserto do Sara (br.: Saara). Inclui o Magrebe e o Egipto e, segundo algumas definições, o Sudão.

O intercâmbio entre o Norte de África e a África subsariana limitou-se, durante muito tempo, quase exclusivamente ao comércio ao longo da costa ocidental e oriental do continente e a viagens ao longo do curso do Nilo, devido à dificuldade em atravessar o deserto. Assim foi até à expansão árabe islâmica.

Em termos genéticos, os norte africanos são aproximadamente 80% caucasianos com origem no Médio Oriente, sendo considerados africanos de raça branca. Hoje, contudo, a miscigenação com africanos de raça negra tem aumentado devido às migrações para norte que têm caracterizado as últimas décadas neste continente.

Com raízes no Médio Oriente, a população do Norte de África tem a sua cultura também marcada por esta região. As línguas dominantes são o árabe e as línguas berberes. A religião é, predominantemente, muçulmana (os coptas são cristãos).

Alguns países norte africanos, em particular o Egipto e a Líbia são frequentemente incluídos nas definições de Médio Oriente, devido ao contacto continuado com esta região. Por seu lado, a Península do Sinai, pertencente ao Egipto, está na Ásia, sendo, inquestionavelmente, parte do Médio Oriente.

Territórios modernos do Norte da África

Por vezes, a Etiópia, a Eritreia, e a Mauritânia são também considerados como fazendo parte desta região.

História

Originalmente, grande parte da África do Norte era habitada por africanos de raça negra, como se pode demonstrar pela arte rupestre disseminada pelo Sara; o que não parece ter acontecido no Magrebe e Baixo Egipto, que terão sido habitados por africanos de raça branca, que se expressariam através de línguas afro-asiáticas. Em consequência da desertificação do Saara, grande parte da população negra migrou para sul, através da costa oriental e ocidental.

Depois da Idade Média, a área esteve sob o frágil controlo do Império Otomano, exceptuando Marrocos. Depois do século XIX, o Norte de África foi colonizado pelo Império francês, pelo Império britânico, Espanha e Itália.

talvez você goste