𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Ajuda:Página principal

Predefinição:Artigo informativo

A Wikipédia é uma enciclopédia livre que está sendo escrita por colaborações de seus leitores. Os artigos a seguir contêm instruções e informações sobre leitura, autoria e participação nesta página.


Conteúdos de ajuda

Sobre a Wikipédia

Bem-vindo, recém-chegado!
Sobre a Wikipédia | O que a Wikipédia não é | Seja audaz
Erros comuns | Coisas a não fazer
Entrar em contacto
Café dos novatos (dúvidas para colaboradores inexperientes) | Linha direta (outras dúvidas e sugestões) | Esplanada (anúncios, propostas gerais e debates gerais) | Conversa com outros utilizadores no IRC (chat)
[[Wikipedia:FAQ|Perguntasgd43g54eq2jz\kzq'bsa785tx6w2f31tq2z6530iu213y0u,2r;/604 A VIDA DAS ABELHAS

  As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias. Elas são conhecidas há mais de  40.000 anos e as que mais se prestam para a polinização, ajudando enormemente a agricultura, produção de mel, geléia real, cera, própolis e pólen, são as abelhas pertencentes ao gênero  Apis. 

Inseto laborioso, disciplinado, a abelha convive num sistema de extraordinária organização: em cada colméia existem cerca de 80.000 abelhas e cada colônia é constituída por uma única rainha, dezenas de zangões e milhares de operárias.


ABELHA RAINHA

A rainha é personagem central e mais importante da colméia. Afinal, é dela que depende a harmonia dos trabalhos da colméia, bem como a reprodução da espécie.

A rainha é quase duas vezes maior do que as operárias e sua única função do ponto de vista biológico, é a postura de ovos, já ela é a única abelha feminina com capacidade de reprodução

A rainha consegue manter este estado de harmonia segregando uma substancia especial, denominada ferormônio, a partir de suas glândulas mandibulares, que é distribuída a todas as abelhas da colméia. Esta substância, além de informar a colônia da presença e atividade da rainha na colméia, impede o desenvolvimento dos órgãos sexuais femininos das operárias, impossibilitando-as, assim de se reproduzirem. É por esta razão que uma colônia tem sempre uma única rainha. Caso apareça outra rainha na colméia ambas lutarão até que uma delas morra.

A rainha nasce de um ovo fecundado, e é criada numa célula especial, diferente dos alvéolos hexagonais que formam os favos. Ela é criada numa cápsula denominada realeira, na qual é alimentada pelas operárias com a geléia real, produto riquíssimo em proteínas, vitaminas e hormônios sexuais. A geléia real é o único e exclusivo alimento da abelha rainha, durante toda sua vida.

A abelha rainha leva de 15 a 16 dias para nascer e, a partir de então, é acompanhada por um verdadeiro séqüito de operárias, encarregadas de garantir sua alimentação e seu bem-estar. Após o quinto dia de vida, a rainha começa a fazer vôos de reconhecimento em torno da colméia. E a partir do nono dia, ela já esta preparada para realizar o seu vôo nupcial, quando, então, será fecundada pelos zangões. A rainha escolhe dias quentes e ensolarados, sem ventos fortes, para realizar vôo nupcial.

Para atrair os zangões de todas as colméias próximas, a rainha libera em pleno vôo, um ferormônio sexual que é captado pelos machos a quilômetros de distância, e como voa em alta velocidade e grandes altitudes, a maioria dos zangões não consegue acompanha-la. Assim, ela faz uma seleção natural, pois somente os machos mais fortes e rápidos conseguem segui-la.

Quando finalmente os zangões conseguem alcança-la, há o momento da cópula nupcial, onde a rainha prende o testículo do zangão, que morre gloriosamente após fecunda-la... E aí esta o grande segredo da rainha, pois ela recebe milhões de espermatozóides do zangão que ficarão em um reservatório de sêmen de seu organismo, chamado espermateca. Nesta fase a rainha fica na condição de hermafrodita (fêmea e macho ao mesmo tempo) fecundada para o resto de sua vida. Ela poderá, excepcionalmente, nesta época de fecundação, realizar outros vôos nupciais, caso a sua espermateca não esteja completamente lotada.

O Vôo nupcial que a rainha faz é o único em sua vida. Ela jamais sairá novamente da colméia, a não ser para acompanhar uma enxameação, isto é, parte de um enxame que abandona uma colméia, para formar uma nova colônia.

Ao retornar à colméia, a rainha passa a ser tratada com atenção especial por parte das operárias, que a alimentam com geléia real, limpam seus excrementos, cuidam de sua higiene. Assim, ela sua única preocupação e a postura de ovos, para nascerem mais abelhas. Em condições favoráveis de clima e alimento (Florada), uma rainha pode botar cerca de três mil ovos por dia.

Caso a rainha morra ou seja removida da colméia, toda a colônia imediatamente perceberá sua ausência, justamente pela interrupção da produção do ferormônio que induz as abelhas ao trabalho e que informa da presença da rainha na colméia.


          ABELHA ZANGÃO

Se a rainha tem como única obrigação à postura de ovos, a única função dos zangões é a fecundação das rainhas virgens. O zangão é o único macho da colméia, não possui ferrão e, nasce dos ovos fecundados depositados pela rainha num alvéolo maior que os das abelhas operárias.

Por não possuir órgãos de trabalho, o zangão não faz outra coisa a não ser voar à procura de uma rainha virgem para fecunda-la.

Os zangões nascem 24 dias após a postura do ovo e atingem a maturidade sexual azo 12 dias de vida. Vivem de 80 a 90 dias e dependem única e exclusivamente das abelhas operárias para sobreviver: são alimentados por elas, e por elas são expulsos da colméia nos períodos de falta de alimento – normalmente no outono e no inverno – morrendo de fome ou frio.

Quase duas vezes maiores do que as operárias, a presença de zangões numa colméia é sinal de que há alimento em abundância, ou se muito MEL.

Apesar de não possuir órgãos de ataque, defesa ou de trabalho, o zangão é dotado de aparelhos sensitivos excepcionais: podem identificar, pelo olfato ou pela visão, rainhas virgens a dez quilômetros de distância.

Os zangões costumam agrupar-se em determinados locais próximos às colméias, onde ficam à espera de rainha virgens. Quando descobrem a “princesa”, partem todos em perseguição à rainha, para copular em pleno vôo, o que acontece sempre acima dos 11 metros de altura. No vôo nupcial, uma média de oito a dez zangões conseguem realizar a cópula, ou seja os mais fortes e Vigorosos. Eles pagam um preço muito alto pela proeza: após a cópula, seu órgão genital é rompido, ficando preso à câmara do ferrão da rainha. Logo após, o zangão morre.


ABELHA OPERÁRIA

A abelha operária é uma verdadeira “carregadora de piano”. Afinal ela é responsável por todo trabalho realizado no interior da colméia, exceção feita à postura de ovos, atividade exclusiva da rainha. As abelhas operárias encarregam-se da higiene da colméia, garantem o alimento e a água de que a colônia necessita, coletando pólen e néctar, produzem a cera com a qual constroem os favos, alimentam a rainha, os zangões e as larvas por nascer e cuidam da defesa da família. Além destas atividades, as operárias ainda mantêm uma temperatura estável, entre 33º e 36ºC, no interior da colméia, produzem e estocam o MEL que assegura a alimentação da colônia, aquecem as larvas (crias) com o próprio corpo em dias frios e elaboram a PRÓPOLIS, substância processada a partir de resinas vegetais, utilizadas para desinfetar favos, paredes , vedar frestas e fixar peças, na colméia.

As abelhas operárias nascem 21 dias após a postura do ovo e podem viver até seis meses, em situações excepcionais de pouca atividade. O seu ciclo de vida normal não ultrapassa os 60 dias.

Mas apesar de curta, a vida das operárias é das mais intensas. E esta atividade já começa momentos após seu nascimento, quando ela executa o trabalho de faxina, limpando, alvéolos, assoalho e paredes da colméia. Daí a denominação de faxineira. A partir do quarto dia de vida, a operária começa a trabalhar na “cozinha” da colméia com o desenvolvimento de suas glândulas hipofaríngeas, ela passa a alimentar as larvas da colméia e sua RAINHA. Chamadas neste período de sua vida, que vai do 4º ao 14º dia, de nutrizes, essas abelhas ingerem pólen, mel e água, misturando estes ingredientes em seu estômago. Em seguida, esta mistura que passou por uma série de transformações químicas, é regurgitada nos alvéolos em que existam larvas. Esta mistura servirá de alimento às abelhas por nascer.E, com o desenvolvimento das glândulas h.ipofaríngeas, produtoras de geléia real, as operárias passam a alimentar também a RAINHA, que se alimenta exclusivamente desta substância.

De nutrizes, as operárias são promovidas a engenheiras, a partir do desenvolvimento de suas glândulas cerígenas, o que acontece por volta do seu nono dia de vida. Com a cera produzida por estas glândulas, as abelhas engenheiras constroem os favos e paredes da colméia e operculam, isto é, fecham as células que contêm MEL maduro ou larvas. Além deste trabalho, estas abelhas passam a produzir Mel, transformando o néctar das flores que é trazido por suas companheiras. Até esta fase, as operárias não voam, e ficam somente na colméia.

A partir do 21º dia de vida, as operárias passam por nova transformação: elas abandonam os trabalhos internos na colméia e se dedicam à coleta de água, néctar, pólen e própolis, e à defesa da colônia. Nesta fase, que é a última de sua existência, as operárias são conhecidas como campeiras.


2m,.ds,mç,.r2u,.t2u2[[Título da ligação[3 == == Texto de cabeçalho ==ko

mxylqy

sd♣ ez[[Imagem:45[[Imagem:Media:Exemplo.jpg0--200.203.49.83 19h34min de 27 de Setembro de 2007 (UTC)==]]]] == 2ouf ]ryyily]]]]
Glossário de termos

54421621li2y3f I

Políticas da Wikipédia lusófona
Os cinco pilares | Princípio da imparcialidade | Verificabilidade | Nada de pesquisa inédita | Fontes primárias | Direitos de autor | Política de imagens | Política de bloqueio | Política de eliminação | Decisões da comunidade

Utilizando conteúdo e colaborando

Guia de consulta e reprodução
Como consultar a Wikipédia | Sobre navegadores | Introdução à mídia | Reproduzindo MIDI | Reproduzindo Ogg | Download de conteúdo

Primeiros passos na edição
Edição | Formatação | Ligações internas | Interwikis e correlatos | Ligações externas | Discussão | A reter | Registo | Domínios | Tópicos avançados
Página de testes

Livro de Estilo
Escrever um bom artigo | Secção introdutória de um artigo | O esboço perfeito | Como melhorar artigos | Tipos de ligações num artigo | Versões da língua portuguesa | Convenção de nomenclatura (Normas gerais para títulos de artigos) | Convenção de nomenclatura (Resolver problemas linguísticos) | Convenção de nomenclatura (Limitações técnicas em títulos) | Convenção de nomenclatura (Nomes próprios) | Convenção de nomenclatura (Títulos nobiliárquicos e cargos) | Convenção de nomenclatura (Títulos de Hidrografia) | Convenção de nomenclatura (Explique o jargão) | Termos técnicos e definições | Cite as fontes | Notas de rodapé | Bibliografia | Categorização de pessoas | Categorias por país | Biografias | Como fazer e ler uma caixa taxonómica | Outras convenções

Guia editorial extensivo
Criar uma conta | Iniciar uma página | Editar uma página | Usar imagens | Categorizar | Ligar artigos entre si | Ligar artigos a outras Wikipédias | Ligar artigos a outros projectos | Traduzir artigos | Renomear/mover uma página | Redireccionar uma página | Reverter uma edição | Eliminar páginas | Desambiguar termos | Usar tabelas | Usar fórmulas matemáticas | Editar com um editor externo | Usar os menus e ferramentas | Usar páginas de discussão | Assinar

Guia de manutenção
Artigos pedidos | Imagens pedidas | Parcial | Correcção | Fusão | Revisão | Wikificação | Reciclagem
Páginas especiais | Redirects duplos | Lixo | Impróprio | Mínimo | Esboço
Relatório de Bugs ou pedido de novas funções
Página de recurso para quando o servidor principal da Wikipédia estiver em baixo

Guia editorial de consulta rápida
Assinando | Marcação wiki | Títulos | Esboço | Domínios | Categorização | Predefinições | Imagens | Ligações | Tipos de usuários | Onde discutir | Redireccionar páginas | Colocar páginas para eliminar | Tabelas | Tradução

Sobre a comunidade

Portal comunitário
Assuma a boa fé | Normas de conduta | Não faça ataques pessoais | Não morda os novatos | Tutoria
Anônimos | Registrados | Robôs | Sock puppets | Administradores
Burocratas | Stewards | Desenvolvedores

Resolução de problemas
Mediação informal | Mediação descentralizada | Opinião de terceiro | Sanção de insultos | Protecção de página | Remoção imediata de VDA | Bloqueio de usuário | Verificação de usuário | Unidade Contra Vandalismo | Vandal Fighter | Pedidos a administradores


Pesquisar na documentação de ajuda

Pesquisar com o Google

af:Wikipedia:Help als:Wikipedia:Hilfe am:Help:Contents an:Wikipedia:Aduya ang:Help:Innung ar:ويكيبيديا:مساعدة ast:Ayuda:Conteníu ay:Help:Contents az:Kömək:Mündəricət ba:Wikipedia:Справка be:Дапамога:Зьмест bg:Помощ:Съдържание bn:উইকিপেডিয়া:সহায়িকা br:Wikipedia:Skoazell bs:Pomoć:Sadržaj ca:Viquipèdia:Ajuda cs:Nápověda:Obsah cy:Wicipedia:Cymorth da:Wikipedia:Hjælp de:Wikipedia:Hilfe el:Βικιπαίδεια:Βοήθεια en:Help:Contents eo:Helpo:Enhavo es:Ayuda:Contenidos et:Juhend:Sisukord eu:Wikipedia:Laguntza fa:ویکی‌پدیا:راهنما fi:Wikipedia:Ohje fiu-vro:Help:Abi fo:Hjálp:Innihald fr:Aide:Sommaire fy:Wikipedy:Help ga:Cabhair:Clár ábhair gl:Wikipedia:Axuda gn:Help:Contents he:עזרה:תפריט ראשי hi:विकिपीडिया:सहायता hr:Wikipedija:Pomoć hu:Segítség:Tartalom hy:Help:Contents ia:Wikipedia:Adjuta id:Wikipedia:Bantuan ilo:Help:Contents io:Help:Helpo is:Hjálp:Efnisyfirlit it:Aiuto:Aiuto ja:Wikipedia:ヘルプ ka:ვიკიპედია:დახმარება kk:Help:Мазмұны kn:ಸಹಾಯ:ಪರಿವಿಡಿ ko:위키백과:도움말 ksh:Wikipedia:Hilfe ku:Wîkîpediya:Alîkarî kw:Wikipedia:Gweres ky:Help:Contents lad:Help:Contents lb:Wikipedia:Hëllef li:Wikipedia:Help lmo:Wikipedia:Jütt lo:Help:Contents lt:Pagalba:Turinys lv:Palīdzība:Contents map-bms:Wikipedia:Bantuan mi:Help:Contents mk:Помош:Помош ml:Help:Contents mn:Википедиа:Тусламж mr:Help:Contents ms:Wikipedia:Bantuan mt:Għajnuna:Kontenut my:Help:Contents nap:Wikipedia:Ajùto nds:Wikipedia:Hülp nds-nl:Help:Wikipedie nl:Help:Wikipedia nn:Hjelp:Innhald no:Hjelp:Portal oc:Wikipèdia:Ajuda pa:ਮਦਦ:ਵਿਸ਼ਾ-ਵਸਤੂ pap:Help:Kontenido pl:Wikipedia:Pomoc pms:Wikipedia:Agiut ps:لارښود:لړليک qu:Wikipedia:Yanapana rm:Agid:Cuntegn ro:Ajutor:Cuprins ru:Википедия:Справка sc:Wikipedia:Aiuto scn:Help:Aiutu sco:Help:Contents se:Help:Contents sh:Pomoć:Sadržaj simple:Help:Contents sk:Pomoc:Obsah sl:Pomoč:Vsebina sq:Wikipedia:Ndihmë sr:Помоћ:Садржај su:Wikipedia:Pitulung sv:Wikipedia:Hjälp sw:Help:Contents ta:Wikipedia:உதவி te:సహాయము:Contents th:วิกิพีเดีย:ความช่วยเหลือ to:Help:Contents tr:Yardım:İçindekiler tt:Yärdäm:Eçtälek tw:Help:Contents ug:ياردەم:مەزمۇن uk:Вікіпедія:Довідка ur:معاونت:فہرست uz:Help:Contents vi:Trợ giúp:Mục lục wa:Wikipedia:Aidance yi:הילף:אינהאַלט zh:Help:目录 zh-min-nan:Help:Bo̍k-lio̍k

talvez você goste