𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Andaluzia

Espanha Andaluzia

Andalucía

Andalucía

 
  Comunidade autónoma  
Símbolos
Bandeira de Andaluzia
Bandeira
Brasão de armas de Andaluzia
Brasão de armas
Lema Dominator Hercules Fundator
Andalucía por sí, para España y la humanidad

(Andaluzia por si, para Espanha e para a humanidade.)

Gentílico Andaluz, -a
Localização
Locator map of Andalusia.png
Administração
Capital Sevilha
Presidente Manuel Chaves González (PSOE)
Características geográficas
Área total Predefinição:Info/Assentamento/aux1 § km²
População total (Predefinição:And3) Predefinição:Info/Assentamento/aux1 hab.
Densidade Erro de expressão: Caractere de pontuação "[" não reconhecido. hab./km²
Outras informações
Províncias
Idioma oficial Castelhano
Estatuto de autonomia 11 de Janeiro de 1982
ISO 3166-2 AN
Congresso
Senado
61 assentos
40 assentos
Sítio Junta de Andaluzia

\

§ 17,2% da área total de Espanha
17,80% da população total de Espanha

Predefinição:Falta-geodata

A Andaluzia (Andalucía na língua original, o espanhol) é uma grande parte do sul de Espanha. É limitada, começando a Oeste, em direcção a Este, por Portugal pela Extremadura, pela região de Castilla-La Mancha e, finalmente, pela Região de Múrcia. A Sul a fronteira é o mar, o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, numa costa com cerca de 910 Km.

O seu nome provém de Al-Andaluz, nome que os muçulmanos davam à Península no século VIII.

É a segunda maior província espanhola e ocupa o primeiro lugar na lista das regiões por população e tornou-se Comunidade Autónoma em 1982.


Geografia

Podem-se considerar três zonas diferentes morfologicamente:

  • Serra Morena: Situada no limite sul da Meseta, extende-se por 600 km na direcção oeste-este. Nenhum dos seus cumes ultrapassa os 1.400 km revelando a pouca altura dessa serra.
  • Planície Bética: Um triângulo limitado a norte pela Serra Morena e a sul pelo Sistema Bético que estende a sua base na costa atlântica numa faixa arenosa. É, de facto, a maior planície espanhola.

Clima

A região é influenciada por um clima temperado mediterrânico cujas características variam conforme o relevo. Na Costa do Sol é o mediterrânico subtropical, com temperaturas amenas no Inverno e não muito elevadas no Verão. A área de Almeria é a mais árida de toda a Europa e nas montanhas a temperatura é muito baixa no Inverno, sendo acompanhada de precipitação abundante em forma de neve.


História

A sua origem remonta à Pré-História e estabeleceram-se aqui diversos povos que a colonizaram. Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos e outros passaram por esta região, deixando o seu testemunho. De entre todas, a ocupação muçulmana foi aquela que deixou mais marcas na população e na cultura andaluzas. A ocupação árabe durou oito séculos, desde que se estabeleceu um emirado dependente de Damasco na cidade de Córdova, que se tornou independente no ano de 929. Este período foi de grande prosperidade sociocultural. A agricultura desenvolveu-se muito, tal como as indústrias naval, de papel, do vidro, dos tecidos e da cerâmica. Durante o século XI o califado debilitou-se em guerras civis sendo região conquistada pelos reis castelhanos. No século XIX as ideologias anarquistas dominaram sobretudo a população rural mais pobre, originando muitos motins. Com o triunfo do General Francisco Franco após a Guerra Civil espanhola, a reforma agrária não teve lugar.


Política

A Andaluzia é uma Comunidade Autónoma espanhola. O seu Estatuto de Autonomia estabelece de governa da região a Junta da Andaluzia, o Parlamento da Andaluzia e o Tribunal Superior de Justiça da Andaluzia. O órgão executivo é o Conselho de Governo da Andaluzia e o Parlamento elege 100 deputados.

População

A Andaluzia é a primeira Comunidade Autónoma espanhola quanto à população, que em 2003 era de 7.606.848 habitantes. Esta concentra-se sobretudo nas capitais provinciais e na costa, pelo que o nível de urbanização da Andaluzia é bastante alto; Metade da população andaluza concentra-se nas 26 cidades com mais de 50.000 habitantes.

Em termos de população é importante demarcar as seguintes áreas.

  • Área de Sevilha (1.200.000 habitantes)
  • Área de Málaga (900.000 habitantes)
  • Baía de Cádis (620.000 habitantes)
  • Área de Granada (400.000 habitantes)

Economia

A Andaluzia é rica em recursos minerais como carvão, chumbo, cobre, ferro, quartzo, prata, mármore e também exporta sal a partir de Cádiz e Huelva. Os recursos pesqueiros estão quase esgotados e a indústria está pouco desenvolvida, exceptuando a do turismo, que é a mais rentável. É sobretudo forte na produção de azeite (70% do total espanhol), arroz, frutas, trigo, plantas industriais e na produção de gado. Os vinhos finos de Jerez são muito famosos e de grande qualidade. O comércio está muito desenvolvido e ocupa mais de 50% da população activa.

Transportes

O Comércio com o exterior faz-se por via marítima através dos portos de Cádiz, Málaga, Algeciras, Huelva e Sevilha. As auto-estradas asseguram a sua acessibilidade ao resto do país. Através da linha ferroviária de alta velocidade - AVE -, a Andaluzia estabelece ligação directa com o centro do território e num futuro breve fa-lo-á com toda a Europa. Os aeroportos de Málaga e de Jerez de La Frontera concentram 70% do tráfego aéreo.


Divisião administrativa

Andaluzia divide-se em oito províncias, segundo o Decreto de 1833 de División Provincial, planeada por Javier de Burgos. Estas províncias, por sua vez, dividem-se em 770 municípios. As províncias são as siguintes:

an:Andaluzía ar:منطقة الأندلس الذاتية الحكم ast:Andalucía bg:Андалусия ca:Andalusia cs:Andalusie cy:Andalucía da:Andalusien de:Andalusien en:Andalusia eo:Andaluzio es:Andalucía et:Andaluusia eu:Andaluzia fa:اندلس fi:Andalusia fr:Andalousie gl:Andalucía hu:Andalúzia ia:Andalusia id:Andalusia it:Andalusia ja:アンダルシア州 ka:ანდალუსია kw:Andalousi la:Vandalitia lb:Andalusien lv:Andalūzija nl:Andalusië nn:Andalucía no:Andalucía pl:Andaluzja ro:Andaluzia ru:Андалусия simple:Andalusia sr:Андалузија sv:Andalusien tl:Andalucía uk:Андалузія zh:安達魯西亞

talvez você goste