𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Alessandro Algardi

Monumento ao Papa Leo XI (1634-1644) por Algardi

Alessandro Algardi (Bolonha, 27 de Novembro de 1595 - Roma, 10 de Junho de 1654). Um dos maiores escultores romanos. Escultor, desenhista e arquiteto, as fontes divergem no que concerne à data dos seu nascimento, havendo quem diga que nasceu a 31 de Julho de 1598 ou até mesmo no ano de 1602).

Projetou a Vila Dória Panfili. Executou: Monumento ao Papa Leão XI; A Fuga de Átila (alto-relevo); Inocêncio X (estátua de bronze); São Filipe Neri com o Anjo; Fonte de Netuno (figuras); Tumba do Conde e Condessa de Monterrey.

Treinou na Academia de Pintura e Desenho de Ludovico Caracci em Bologna, estudando com o não menos famoso escultor Giulio Cesare Conventi. A partir de 1625 permaneceu em Roma, e com a acessão do papa Inocêncio X (1644 a 1655), a popularidade de Bernini começou a decair e foi suplantado por Algardi. Como representante de um tipo de classicismo que reagia ao expressivo estilo do Barroco, Algardi se deixou influenciar grandemente pela arte da Antiguidade, como se nota pela qualidade «pintoresca» de sua escultura.

Ver também

de:Alessandro Algardi en:Alessandro Algardi es:Alessandro Algardi fr:Alessandro Algardi gl:Alessandro Algardi it:Alessandro Algardi sv:Alessandro Algardi

talvez você goste