Predefinição:Mecânica Clássica Velocidade é a taxa de variação da posição de um objeto em relação a um referencial em função do tempo. Velocidade é o equivalente a especificar a rapidez de um móvel, direção e sentido (ex: 60 km/h para o norte). Velocidade é um conceito fundamental da cinemática: o ramo da mecânica clássica que descreve o movimento de móveis.
Velocidade é uma grandeza vetorial, tipicamente representada por ; seu módulo, direção e sentido são necessários para defini-la. O módulo da velocidade (magnitude) é chamado de rapidez ou velocidade escalar, tipicamente representados por , cuja unidade de grandeza no SI é o metro por segundo (m/s ou ms-1). Por exemplo, "5 metros por segundo" pode ser representado como , enquanto "5 metros por segundo para o norte" é um vetor . Se há variação no vetor , tanto em seu módulo, sentido ou direção, ele está sujeito a uma aceleração.
Movimento Uniforme e Aceleração
Para que um móvel possua movimento uniforme, ele deve possuir velocidade com módulo, direção e sentido constantes, resultando em um movimento retilíneo.
Por exemplo, se um móvel se desloca com velocidade de módulo constante (ex: 10 m/s), mas em uma trajetória curvilínea, este não é um movimento uniforme, pois, apesar do módulo de sua velocidade ser constante, sua direção e sentido se alteram com o tempo.
Equações de velocidade
Velocidade Média
A velocidade média de um móvel é definida por:
Sendo que corresponde ao vetor deslocamento de um móvel e o intervalo de tempo necessário para realizar tal deslocamento. A velocidade média corresponde ao vetor velocidade constante que produz o mesmo deslocamento, em um mesmo intervalo de tempo, que um móvel em um movimento não uniforme.
A velocidade média de um móvel também pode ser calculada como a velocidade ponderada pelo tempo através da seguinte integral:
Observa-se também que,
e
Velocidade Instantânea
Se um móvel varia sua velocidade entre dois instantes e , a sua velocidade média entre estes instantes será de módulo entre o maior e menor valor de . Por exemplo, se um automóvel percorre uma distância de em um intervalo de tempo , sua velocidade média será , porém, em alguns momentos ele se deslocava com velocidades superiores ou inferiores a (Teorema do confronto).
Se um móvel é observado por um intervalo de tempo suficientemente curto, ou seja, , sua velocidade média passa a representar a sua velocidade naquele instante somente.
Considerando que a posição do móvel é uma função do tempo e, através da definição de derivada, temos:
Portanto,
Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Se um móvel se desloca com velocidade constante, sua trajetória é retilínea e sua velocidade média é igual a sua velocidade instantânea
Adotando o instante inicial , temos:
Isolando a posição final do móvel, temos:
Observa-se que a posição final do móvel corresponde a uma função de primeiro grau cujo coeficiente angular da reta é a velocidade do móvel.
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV)
Aceleração é a taxa com a qual a velocidade de um móvel se altera, em função do tempo. Por definição, a aceleração média é calculada por:
Sendo que e são a velocidade inicial e final do móvel, respectivamente. De maneira semelhante à velocidade média, é possível definir aceleração como a derivada temporal da velocidade.
Reorganiza-se os termos da equação acima:
Aplica-se integral sobre os dois lados da igualdade e, assumindo que a aceleração é constante, chegamos a equação horária da velocidade de um móvel.
Retoma-se a definição de velocidade instantânea reorganiza-se os termos da equação:
Integra-se ambos os lados da equação:
Demonstramos, portanto, a equação horária da posição do movimento retilíneo uniformemente variado.
A posição do móvel no MRUV corresponde a um polinômio de segundo grau, portanto, o gráfico da função corresponde a uma parábola.
Grandezas que dependem da velocidade
A energia cinética de um corpo depende de sua massa e o módulo de sua velocidade . Ignorando a efeitos relativísticos, a energia cinética pode ser calculada por:
A energia cinética é uma grandeza escalar mensurada em Joules. Há uma grandeza semelhante a energia cinética chamada de momento linear (ou quantidade de movimento), que consiste em uma grandeza vetorial calculada por:
Na relatividade restrita, o fator de Lorentz, uma grandeza adimensional representada por , é frequentemente utilizado e é calculado por:
na qual corresponde à velocidade da luz no vácuo ()
Unidades de velocidade
Sistema Internacional de Unidades (SI)
- Metro por segundo (m/s): unidade de velocidade do SI (1 m/s = 3,6 km/h).
Sistema CGS de unidades
- Centímetro por segundo (cm/s)
Sistema imperial de medidas
- Pé por segundo (ft/s)
- Milha por hora (mph)
- Milha por segundo (mps)
- O nó é uma unidade de medida da velocidade, utilizada na navegação marítima e aérea, equivalente a uma milha náutica por hora.
Aeronáutica
- O Número de Mach (M ou Ma) é uma medida de velocidade relativa que se define como o quociente entre a velocidade de um objeto e a velocidade do som no meio em que se move dito objeto. É um número adimensional tipicamente usado para descrever a velocidade dos aviões. Mach 1 equivale à velocidade do som; Mach 2 é duas vezes a velocidade do som; e assim sucessivamente. A velocidade do som no ar é de 340 m/s (1 224 km/h).
Unidades naturais
- Velocidade da luz no vácuo = 299 792 458 m/s (convencionalmente 300 000 km/s). É a maior velocidade que se pode atingir no Universo segundo a Teoria Restrita da Relatividade de Einstein.
Outras unidades
- Quilômetro por hora (km/h)
- Quilômetro por segundo (km/s)
Ver também
- Velocidade supersónica
- Velocidade subsônica
- Velocidade terminal
- Velocimetria laser
- Velocidade angular
- Velocidade da luz
- Velocidade de escape
- Velocidade de reação
- Velocímetro