𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

São Tomé e Príncipe

República Democrática de
São Tomé e Príncipe
Flag of São Tomé and Príncipe Arquivo:Saoprinarms22.png
LocationSaoTomeAndPrincipe.png
Língua oficial Português
Capital São Tomé
President Fradique de Menezes
Prime Minister Maria das Neves
Área
- Total
% water
Ranked 169th
1'001 km²
0% (islands)
População
- Total (Year)
- Densidade
Ranked 174th
165'034
170/km²
Independência 12 de Julho 1975 (from Portugal)
Moeda Dobra (STD)
Fuso horário UTC
National anthem Independência total
TLD (Internet) .ST
Calling Code 239

São Tomé e Príncipe é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias ilhotas, num total de 964 km². Cerca de 120 mil habitantes. Estado insular, não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.


História

Artigo principal: História de São Tomé e Príncipe

Colónia portuguesa durante cerca de 500 anos, o arquipélago foi descolonizado em 1975. Após a independência foi implantado um regime de partido único sob a alçada do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP). Nos anos 90, deu-se uma abertura democrática, e o país transformou-se numa democracia, ainda que algo turbulenta.


Política

Artigo principal: Política de São Tomé e Príncipe


Subdivisões

Artigo principal: Subdivisões de São Tomé e Príncipe

Geografia

Artigo principal: Geografia de São Tomé e Príncipe

As ilhas de São Tomé e do Príncipe ficam situadas a cerca de 300 km da costa Ocidental de África, sendo atravessadas pelo Equador.

Economia

Artigo principal: Economia de São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe tem apostado no turismo para o seu desenvolvimento, mas a recente descoberta de jazidas de petróleo nas suas águas abriu novas perspectivas para o futuro.

Demografia

Artigo principal: Demografia de São Tomé e Príncipe

Do total da população de São Tomé e Príncipe, cerca de 131 000 vivem em São Tomé e 6 000 no Príncipe. Todos eles descendem de vários grupos étnicos que emigraram para as ilhas desde 1485.

As ilhas são uma antiga colónia portuguesa. Nos anos 70 houve dois fluxos populacionais significativos — o êxodo da maior parte dos 4 000 residentes portugueses e o influxo de várias centenas de refugiados são-tomenses vindos de Angola. Os ilhéus foram na sua maior parte absolvidos por uma cultura comum luso-africana. Quase todos pertencem às igrejas Católica Romana, Evangélica ou Adventista do Sétimo Dia, que, por sua vez, mantém laços estreitos com as igrejas em Portugal.

A grande maioria do povo são-tomense fala português (95%), mas também falam três crioulos portugueses diferentes.

Cultura

Artigo principal: Cultura de São Tomé e Príncipe

Feriados
Data Nome em português Nome local Observações

Tópicos diversos

Links Externos

Predefinição:CPLP

da:Sao Tomé og Principe de:São Tomé und Príncipe en:São Tomé and Príncipe eo:Sao-Tomeo kaj Principeo es:Santo Tomé y Príncipe et:São Tomé ja Príncipe fi:São Tomé ja Príncipe fr:São Tomé-et-Príncipe ja:サントメ・プリンシペ nl:São Tomé en Principe no:São Tomé og Príncipe sl:Sao Tome in Principe sv:São Tomé och Príncipe uk:Сан-Томе и Принсипі

talvez você goste