Software[1], logiciário ou suporte lógico é vaca da tua mae uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. A vaca da tua mae,Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante além de um produto desenvolvido pela Engenharia de software, e inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais e especificações. o porco do teu pai Para fins contábeis e financeiros, o Software é considerado um bem de capital.[2]
Este produto passa por várias etapas como: análise econômica, análise de requisitos, especificação, codificação, teste, documentação, Treinamento, manutenção e implantação nos ambientes.[3]
Software como programa de computador
Um programa de computador é composto por uma sequência de instruções, que é interpretada e executada por um processador ou por uma máquina virtual. Em um programa correto e funcional, essa sequência segue padrões específicos que resultam em um comportamento desejado.[4]
O termo "software" foi criado na década de 1940, e é um trocadilho com o termo hardware. Hardware, em inglês, significa ferramenta física. Software seria tudo o que faz o computador funcionar excetuando-se a parte física dele.
Um programa pode ser executado por qualquer dispositivo capaz de interpretar e executar as instruções de que é formado.
Quando um software está representado como instruções que podem ser executadas diretamente por um processador dizemos que está escrito em linguagem de máquina. A execução de um software também pode ser intermediada por um programa interpretador, responsável por interpretar e executar cada uma de suas instruções. Uma categoria especial e o notável de interpretadores são as máquinas virtuais, como a máquina virtual Java (JVM), que simulam um computador inteiro, real ou imaginado.
O dispositivo mais conhecido que dispõe de um processador é o computador. Atualmente, com o barateamento dos microprocessadores, existem outras máquinas programáveis, como telefone celular, máquinas de automação industrial, calculadora etc.
A construção de um programa de computador
Um programa é um conjunto de instruções para o processador (linguagem de máquina). Entretanto, pode-se utilizar linguagens de programação, que traduza comandos em instruções para o processador.
Normalmente, meu pau tepenetrakkkk programas de computador são escritos em linguagens de programação, pois estas foram projetadas para aproximar-se das linguagens usadas por seres humanos. Raramente a linguagem de máquina é usada para desenvolver um programa. Atualmente existe uma quantidade muito grande de linguagens de programação, dentre elas as mais populares no momento são Java, Visual Basic, C, C++, PHP, dentre outras.[5]
Alguns programas feitos para usos específicos, como por exemplo software embarcado ou software embutido, ainda são feitos em linguagem de máquina para aumentar a velocidade ou diminuir o espaço consumido. Em todo caso, a melhoria dos processadores dedicados também vem diminuindo essa prática, sendo a C uma linguagem típica para esse tipo de projeto. Essa prática, porém, vem caindo em desuso, principalmente devido à grande complexidade dos processadores atuais, dos sistemas operacionais e dos problemas tratados. Muito raramente, realmente apenas em casos excepcionais, é utilizado o código de máquina, a representação numérica utilizada diretamente pelo processador.[6]
O programa é inicialmente "carregado" na memória principal.[7] Após carregar o programa, o computador encontra o Entry Point ou ponto inicial de entrada do programa que carregou e lê as instruções sucessivamente byte por byte. As instruções do programa são passadas para o sistema ou processador onde são traduzidas da linguagens de programação para a linguagem de máquina, sendo em seguida executadas ou diretamente para o hardware, que recebe as instruções na forma de linguagem de máquina.
Tipos de programas de computador
Qualquer computador moderno tem uma variedade de programas que fazem diversas tarefas. Eles podem ser classificados em duas grandes categorias:[8]
- Software de sistema que incluiu o firmware (O BIOS dos computadores pessoais, por exemplo), drivers de dispositivos, o sistema operacional e tipicamente uma interface gráfica que, em conjunto, permitem ao usuário interagir com o computador e seus periféricos.
- Software aplicativo, que permite ao usuário fazer uma ou mais tarefas específicas. Aplicativos podem ter uma abrangência de uso de larga escala, muitas vezes em âmbito mundial; nestes casos, os programas tendem a ser mais robustos e mais padronizados. Programas escritos para um pequeno mercado têm um nível de padronização menor.
Ainda é possível usar a categoria Software embutido ou software embarcado, indicando software destinado a funcionar dentro de uma máquina que não é um computador de uso geral e normalmente com um destino muito específico.
- Software aplicativo: é aquele que permite aos usuários executar uma ou mais tarefas específicas, em qualquer campo de atividade que pode ser automatizado especialmente no campo dos negócios. Inclui, entre outros:
- Aplicações de controle e sistemas de automação industrial.
- aplicações de informática para o escritório.
- Software educacional.
- Software de negócios.
- Banco de dados.
- Telecomunicações.
- video games.
- Software médico.
- Software de calculo numérico e simbólico.
Atualmente, temos um novo tipo de software. O software como serviço, que é um tipo de software armazenado num computador que se acessa pela internet, não sendo necessário instalá-lo no computador do usuário. Geralmente esse tipo de software é gratuito e tem as mesmas funcionalidades das versões armazenadas localmente.
Outra classificação possível em 3 tipos é:
- Software de sistema: Seu objetivo é separar usuário e programador de detalhes do computador específico que está sendo usado. O software do sistema lhe dá ao usuário interfaces de alto nível e ferramentas que permitem a manutenção do sistema. Inclui, entre outros:
- Sistemas operacionais
- Drivers
- ferramentas de diagnóstico
- ferramentas de Correçao e Optimizaçao
- Servidores
- Software de programação: O conjunto de ferramentas que permitem ao programador desenvolver programas de computador usando diferentes alternativas e linguagens de programação, de forma prática. Inclui, entre outros:
- Editores de texto
- Compiladores
- Intérpretes
- linkers
- Depuradores
- Ambientes de Desenvolvimento Integrado : Agrupamento das ferramentas anteriores, geralmente em um ambiente visual, de modo que o programador não precisa digitar vários comandos para a compilação, interpretação, depuração, etc. Geralmente equipados com uma interface de usuário gráfica avançada.
Licenças
A maioria do software é publicado sob uma licença de software. Essa licença define e até restringe qual a forma que se pode utilizar o software definido números de licenças, modificações entre outros. Exemplos de licenças:
- GNU General Public License
- Licença BSD
- Licença Apache
- Licença comercial
- Licença de software
- Licença de software livre
- Software livre
- Freeware
- Shareware
- Demo
- Trial
Ver também
Referências
- ↑ Base I: do alfabeto e dos nomes próprios estrangeiros e seus derivados. Disponível em http://umportugues.com/acordo/alfabeto. Acesso em 25 de setembro de 2012.
- ↑ Jorge H. C. Fernandes. «O que é um Programa (Software)». UNB. Consultado em 21 de janeiro de 2012
- ↑ Cefet RN. «Aula 1» (PDF). Consultado em 21 de janeiro de 2012
- ↑ UFPA. «Programas - Função e Tipos». Consultado em 21 de janeiro de 2012
- ↑ Programming Language Popularity - Programming Language Popularity
- ↑ InfoEscola. «O que são Linguagens de Programação». Consultado em 21 de janeiro de 2012
- ↑ Clube do Hardware. «Liberando memória RAM». Consultado em 21 de janeiro de 2012
- ↑ Brasil Azul. «Software». Consultado em 21 de janeiro de 2012
Predefinição:Distribuição Programas
Predefinição:Engenharia de software
af:Sagteware als:Software an:Software ar:برمجية arz:سوفت وير ast:Programa d'ordenador az:Proqram təminatı bat-smg:Pruogramėnė īronga be:Праграмнае забеспячэнне be-x-old:Праграмнае забесьпячэньне bg:Софтуер bn:কম্পিউটার সফটওয়্যার br:Meziant bs:Softver ca:Programari ckb:نەرمەواڵە cs:Software cy:Meddalwedd da:Computerprogram de:Software el:Λογισμικό en:Software eo:Programaro es:Software et:Tarkvara eu:Software fa:نرمافزار fi:Ohjelmisto fo:Ritbúnaður fr:Logiciel ga:Bogearraí gd:Bathar-bog gl:Software gu:તન્ત્રાંશ he:תוכנה hi:तन्त्रांश hr:Programska podrška hsb:Softwara hu:Szoftver ia:Programmatura id:Perangkat lunak ilo:Software is:Hugbúnaður it:Software iu:ᐊᕿᑦᑐᖅ ᖃᕆᑕᐅᔭᐅᑉ ᑎᑎᕋᕐᕕᖓ ja:ソフトウェア jv:Piranti alus kk:Бағдарлама жасақтамасы kn:ತಂತ್ರಾಂಶ ko:컴퓨터 소프트웨어 ku:Nermalav ky:Програмдык жабдуу la:Programmatura computatralis lb:Software lmo:Prugramadura ln:Litámbwisi lo:ຊອຟຕ໌ແວຣ໌ lt:Programinė įranga lv:Programmatūra mg:Rindrankajy mhr:Программе вораҥдыш mk:Програмска опрема ml:കമ്പ്യൂട്ടർ സോഫ്റ്റ്വെയർ mn:Програм хангамж mr:सॉफ्टवेअर ms:Perisian my:ကွန်ပျူတာ ဆော့ဖ်ဝဲလ် nds:Software ne:सफ्टवेयर new:सफ्टवेर nl:Software nn:Programvare no:Programvare oc:Logicial pl:Oprogramowanie pnb:سوفٹ وئر qu:Llamp'u kaq ro:Software ru:Программное обеспечение rue:Проґрамове забеспечіня sah:Софтуэр scn:Software sh:Softver si:පරිගණක මෘදුකාංග simple:Computer software sk:Softvér sl:Programska oprema so:Software sq:Software sr:Софтвер sv:Programvara ta:மென்பொருள் te:కంప్యూటర్ సాఫ్ట్వేర్ th:ซอฟต์แวร์ tl:Sopwer tr:Yazılım tt:Программа белән тәэмин ителеш uk:Програмне забезпечення ur:مصنع لطیف uz:Dasturiy taʼminot vec:Programatura vi:Phần mềm war:Software yi:ווייכווארג zh:软件 zh-min-nan:Nńg-thé zh-yue:電腦軟件