(Sem diferença)
|
Edição das 19h38min de 12 de fevereiro de 2006
Capitalismo é um sistema econômico que é definido por base na propriedade privada dos meios de produção, os lucros e prejuízos além da existência de uma economia de mercado são suas características.
História do Capitalismo
A neutralidade deste artigo foi questionada. |
O capitalismo teve seu início nas regiões que circundavam o Mar Mediterrâneo na antiguidade. Suas características aparecem desde a idade clássica (do século VI ao IV a.c) com a transferência do centro da vida econômica social e política das fazendas para as cidades gregas.
A primeira cidade a desenvolver as instituições capitalistas modernas (lucro, prejuízo, salário, bancos, seguros, divisão do trabalho e produção em massa) foi a cidade de Atenas durante os séculos V e IV a.c.
Embora a característica essencial do capitalismo, a propriedade privada, sempre esteve presente em algum grau desde que a humanidade passou a ser sedentária.
Com o declinio e queda do Império Romano a economia de mercado deixou de existir até ser parcialmente reavivada na alta idade média e plenamente reavivada durante a Revolução Industrial.
O Feudalismo passava por uma grave crise decorrente da catástrofe demográfica causada pela Peste negra que dizimou 35% da população européia e pela fome que assolava o povo. Já com o comércio reativado pelas Cruzadas (do século XI ao XII), a Europa passou por um relativo desenvolvimento urbano e comercial e, conseqüentemente, as relações de produção capitalistas aumentaram. Na Idade Moderna, os reis expandem seu poderio econômico e político através do mercantilismo e do absolutismo, doutrinas anti-capitalistas. Dentre os defensores deste temos os filósofos Jean Bodin("os reis tinham o direito de impor leis aos súditos sem o consentimento deles"), Jacques Bossuet ("o rei está no trono por vontade de Deus") e Niccòlo Machiavelli ("a unidade política é fundamental para a grandeza de uma nação"). Com o Absolutismo e com o Mercantilismo, o Estado continuava a controlar a economia e a buscar colônias para adquirir metais(metalismo) através da exploração. Isso para garantir o enriquecimento da metrópole. Essa porra é linda demais...
Foram somente com as revoluções liberaís da Idade Moderna que o capitalismo se estabeleceu como sistema econômico predominante, pela primeira vez na história, nos países da Europa Ocidental. Algumas dessas revoluções foram a Revolução Inglesa (1640-60, Hill 1940) e a Revolução Francesa (1789-99, Soboul 1965), que construíram o arcabouço institucional de suporte ao desenvolvimento capitalista. Assim começou a era do capitalismo moderno.
A partir da segunda metade do século XVIII, com a Revolução Industrial, causada pelo implantação do capitalismo, inicia-se um processo ininterrupto de produção coletiva em massa, geração de lucro e acúmulo de capital. As sociedades vão superando os tradicionais critérios da aristocracia (principalmente a do privilégio de nascimento). Surgem as primeiras teorias econômicas modernas: a Economia Política e a ideologia que lhe corresponde, o liberalismo. Na Inglaterra, o escocês Adam Smith, um dos fundadores da primeira e adepto do segundo, publica a obra Uma Investigação sobre Naturezas e Causas da Riqueza das Nações (1776), em que assenta a teoria do valor-trabalho e defende a livre-iniciativa e a não-interferência do Estado na economia.
Ver também
ar:رأسمالية bg:Капитализъм ca:Capitalisme cs:Kapitalismus da:Kapitalisme de:Kapitalismus en:Capitalism eo:Kapitalismo es:Capitalismo et:Kapitalism fa:سرمایهداری fi:Kapitalismi fr:Capitalisme gl:Capitalismo he:קפיטליזם hu:Kapitalizmus id:Kapitalisme it:Capitalismo ja:資本主義 ko:자본주의 ln:Kapitalismɛ lt:Kapitalizmas mk:Капитализам nl:Kapitalisme nn:Kapitalisme no:Kapitalisme pl:Kapitalizm ru:Капитализм sk:Kapitalizmus sl:Kapitalizem sv:Kapitalism th:ทุนนิยม vi:Chủ nghĩa tư bản zh:资本主义