𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Discussão:Capitalismo

Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Avaliação".

Sugestão

Acredito que seja necessário acrescentar a fundamentação teórica a praxologia e a psicologia comportamental de Skinner, já que as duas são bem parecidas, essas sãos as principais linhas filosóficas atuais do capitalismo. comentário não assinado de Jaytt Corrêa (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 17h37min de 14 de agosto de 2016 (UTC) (UTC)

Definição de Capitalismo.

Onde usualmente se lê: Capitalismo é um sistema econômico e uma ideologia ... Deve-se corrigir o erro de afirmar que ele é uma ideologia. Existe a ideologia socialista. Capitalista, não! . A definição mais exata é a seguinte: Capitalismo é um sistema natural que acontece espontaneamente, pela força do trabalho racional. A retenção dos méritos deste trabalho pelos autores dele, se faz pelo lucro e se conserva pelo direito de propriedade privada. Os méritos do lucro decorrem de bens propiciados por tais trabalhos sobre o bem comum através da economia de mercado. Complementarmente conforme acontece no direito, o dever dos autores dos trabalhos realizados consiste na respectiva responsabilidade das consequências negativas destes atos sobre o bem comum, caso existam. --RuyABC (discussão) 19h30min de 7 de abril de 2018 (UTC)

Definição desatualizada

Em: "Capitalismo é um sistema econômico e uma ideologia baseada na propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos." usa de uma definição da corrente marxista (propriedade privada dos meios de produção) que não é a amplamente aceita (sendo essa corrente critica do sistema é uma definição enviesada), sendo esse segundo trecho descrevendo-o melhor e aceita pelos teoricos do capitalismo: As características centrais deste sistema incluem, além da propriedade privada, a acumulação de capital, o trabalho assalariado, a troca voluntária, um sistema de preços e mercados competitivos."

Sugiro a modificação do primeiro para: Capitalismo é um sistema econômico e uma ideologia baseada no direito a propriedade privada e suas trocas voluntárias com fins lucrativos.

Enfatizando "direito" e qualquer propriedade como privada, não apenas meios de produção, sendo completada por trocas voluntarias que é a palavra preferida dos estudiosos e defensores do sistema (já que estamos citando-o também como ideologia), reforçando as ideas da ideologia, mesmo que possa não se ter esses resultados. comentário não assinado de Jadermcs (discussão • contrib) 21h50min de 19 de junho de 2018 (UTC)

Predefinição:U Por favor, WP:Cite as fontes. Saturnalia0 (discussão) 01h08min de 20 de junho de 2018 (UTC)

Capitalismo não é ideologia

O capitalismo não é uma "ideologia", é um sistema econômico, ou um "modo de produção", se preferirem o linguajar marxista. Existem ideologias pró (liberalismo, por exemplo) e anti (socialismo, por exemplo) capitalistas, mas o capitalismo, por si só, não é uma ideologia. O Estranho no Ninho (discussão) 00h01min de 14 de setembro de 2019 (UTC)

Predefinição:Teste de substituiçãoSymbol support vote.svg Concordo. É que no passado, a wikipédia em inglês também mencionava que o capitalismo era uma ideologia, e este artigo era provavelmente uma tradução daquele.
Meio off-topic, mas por curiosidade... foi Marx quem primeiro identificou a existência de modos de produção? --Bageense(fala) 00h52min de 14 de setembro de 2019 (UTC)
Predefinição:U, a introdução desse artigo certamente é uma tradução da Wikipédia em inglês, e lá não consta o uso do termo "ideology". E não sei se Marx foi o primeiro a identificar a existência de modos de produção, mas esse termo, até onde me consta, surge na obra de Marx. O Estranho no Ninho (discussão) 01h05min de 14 de setembro de 2019 (UTC)
Sim, mas como eu disse, no passado no artigo em inglês constava que era uma ideologia. Eu sei porque me lembro. Qual seria o modo de produção ideal, se é que ele pode existir? É interessante pensar nisso...:) Sdç. --Bageense(fala) 01h15min de 14 de setembro de 2019 (UTC)

talvez você goste