𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Verdade: mudanças entre as edições

imported>Cesarschirmer
Sem resumo de edição
imported>Cesarschirmer
Sem resumo de edição
Linha 3: Linha 3:
Várias [[concepção|concepções]] da '''verdade''' podem ser encontradas na [[lógica]] e na [[metafísica]].
Várias [[concepção|concepções]] da '''verdade''' podem ser encontradas na [[lógica]] e na [[metafísica]].


== Correspondência ==
== O portador da verdade ==


A [[teoria correspondentista da verdade]] é encontrada no [[aristotelismo]] (incluindo o [[tomismo]]). De acordo com essa concepção, a verdade é a [[adequação]] entre aquilo que se dá na [[realidade]] e aquilo que se dá na [[mente]].
Há vários tipos de coisas das quais podemos dizer que são verdadeiras ou [[falsidade|falsas]]:


== Desmenção ==
* [[Pensamento]]s
* [[Crença]]s
* [[opinião|Opiniões]]
* [[Proposição|Proposições]]


De acordo com a [[teoria desmencionista da verdade]], para chegarmos à verdade de uma [[proposição]] basta tirarmos as aspas da mesma. Por exemplo, a proposição "A neve é branca" é verdadeira se, e somente se, a neve é branca.  
É típico desses portadores da verdade poderem ser avaliados pela [[razão]] ou [[entendimento]]. Também é típico dos mesmos poderem ser expressos pela [[linguagem]]. Pensamentos, crenças, opiniões e proposições podem ser expressos em [[frase]]s.  


== Deflacionismo ==
== Tipos de verdade ==


Há vários tipos de [[teoria deflacionista da verdade|teorias deflacionistas da verdade. É elemento comum de todas elas a tese que a verdade de um [[portador da verdade]] (seja a proposição, seja outra coisa) não é nada diferente desse portador da verdade.  
* Verdade ''material'' é a adequação entre [[ser|o que é]] e o que é dito.
* Verdade ''formal'' é a [[validade]] de uma conclusão à qual se chega seguindo as [[regra]]s de [[inferência]] a partir de [[postulado]]s e [[axioma]]s aceitos.
* É uma verdade ''analítica'' a frase na qual o predicado está contido no sujeito. Por exemplo: "Todos os porcos são mamíferos".
* É uma verdade ''sintética'' a frase na qual o predicado não está contido no sujeito.


== Desvelamento ==
== Teorias da verdade ==
 
=== Verdade como correspondência ou adequação ===
 
A teoria correspondentista da verdade é encontrada no [[aristotelismo]] (incluindo o [[tomismo]]). De acordo com essa concepção, a verdade é a [[adequação]] entre aquilo que se dá na [[realidade]] e aquilo que se dá na [[mente]].
 
A verdade como correspondência foi definida por [[Aristóteles]] no tratado ''[[Da interpretação]]'', no qual ele analisa a formação das frases suscetíveis de serem verdadeiras ou falsas. Uma frase é verdadeira quando diz que o que é é, ou que o que não é não é. Uma frase é falsa quando diz que o que é não é, ou que o que não é é.
 
O problema dessa concepção é entender o que significa ''correspondência''. É um tipo de ''semelhança'' entre o que é e o que é dito? Mas, que tipo de semelhança pode haver entre as [[palavra]]s e as coisas?
 
=== Desmenção ===
 
De acordo com a teoria desmencionista da verdade, para chegarmos à verdade de uma [[proposição]] basta tirarmos as aspas da mesma. Por exemplo, a proposição "A neve é branca" é verdadeira se, e somente se, a neve é branca.
 
=== Deflacionismo ===
 
De acordo com o deflacionismo, o predicado de segunda ordem "É verdade que ..." não acrescenta nada à frase de primeira ordem à qual ele é aplicado. Por exemplo, não há nenhuma diferença lógica entre a frase "É verdade que a água é molhada" e a frase "A água é molhada".
 
=== Desvelamento ===


Segundo esta concepção, verdade é [[desvelamento]]. Conhecer a verdade é deixar o ser se manifestar. É estar aberto para o ser.
Segundo esta concepção, verdade é [[desvelamento]]. Conhecer a verdade é deixar o ser se manifestar. É estar aberto para o ser.
Linha 21: Linha 45:
Posição típica de [[Martin Heidegger]] (em ''[[Ser e tempo]]'', parágrafo 44, e na conferência "[[A essência da verdade]]").
Posição típica de [[Martin Heidegger]] (em ''[[Ser e tempo]]'', parágrafo 44, e na conferência "[[A essência da verdade]]").


== Pragmatismo ==
=== Pragmatismo ===


Para o [[pragmatismo]] a verdade é o [[valor]] de uma coisa. É típico de pragmatistas como [[Richard Rorty]] a oposição à posição correspondentista.
Para o [[pragmatismo]] a verdade é o [[valor]] de uma coisa. É típico de pragmatistas como [[Richard Rorty]] a oposição à posição correspondentista.
Em [[Jürgen Habermas|Habermas]] a verdade se confunde com a validade [[intersubjetividade|intersubjetiva]], ou [[consenso]].
== Indicações de leitura ==
[[Santo Anselmo]]. ''De veritate''.
Aristóteles. ''Da interpretação''.
[[John Austin]]. [[1961]]. "Truth". In ''Philosophical papers''. Oxford University Press.
[[Pascal Engel]]. [[1998]]. ''La vérité: réfléxions sur quelques truismes''. Paris: Hatier.
[[Espinoza]]. [[1663]]. ''[[Pensamentos metafísicos]]''. Primeira parte, capítulo VI.
Martin Heidegger. [[1927]]. ''Ser e tempo''. Parágrafo 44.
Martin Heidegger. [[1930]]. "Sobre a essência da verdade". In: Victor Civita, editor. ''Os pensadores: Heidegger''. São Paulo: Abril Cultural, 1983, 2a. edição. Tradução de [[Ernildo Stein]].


{{wikiquote}}
{{wikiquote}}

Edição das 01h05min de 18 de outubro de 2005

Predefinição:Portal-filosofia

Várias concepções da verdade podem ser encontradas na lógica e na metafísica.

O portador da verdade

Há vários tipos de coisas das quais podemos dizer que são verdadeiras ou falsas:

É típico desses portadores da verdade poderem ser avaliados pela razão ou entendimento. Também é típico dos mesmos poderem ser expressos pela linguagem. Pensamentos, crenças, opiniões e proposições podem ser expressos em frases.

Tipos de verdade

  • Verdade material é a adequação entre o que é e o que é dito.
  • Verdade formal é a validade de uma conclusão à qual se chega seguindo as regras de inferência a partir de postulados e axiomas aceitos.
  • É uma verdade analítica a frase na qual o predicado está contido no sujeito. Por exemplo: "Todos os porcos são mamíferos".
  • É uma verdade sintética a frase na qual o predicado não está contido no sujeito.

Teorias da verdade

Verdade como correspondência ou adequação

A teoria correspondentista da verdade é encontrada no aristotelismo (incluindo o tomismo). De acordo com essa concepção, a verdade é a adequação entre aquilo que se dá na realidade e aquilo que se dá na mente.

A verdade como correspondência foi definida por Aristóteles no tratado Da interpretação, no qual ele analisa a formação das frases suscetíveis de serem verdadeiras ou falsas. Uma frase é verdadeira quando diz que o que é é, ou que o que não é não é. Uma frase é falsa quando diz que o que é não é, ou que o que não é é.

O problema dessa concepção é entender o que significa correspondência. É um tipo de semelhança entre o que é e o que é dito? Mas, que tipo de semelhança pode haver entre as palavras e as coisas?

Desmenção

De acordo com a teoria desmencionista da verdade, para chegarmos à verdade de uma proposição basta tirarmos as aspas da mesma. Por exemplo, a proposição "A neve é branca" é verdadeira se, e somente se, a neve é branca.

Deflacionismo

De acordo com o deflacionismo, o predicado de segunda ordem "É verdade que ..." não acrescenta nada à frase de primeira ordem à qual ele é aplicado. Por exemplo, não há nenhuma diferença lógica entre a frase "É verdade que a água é molhada" e a frase "A água é molhada".

Desvelamento

Segundo esta concepção, verdade é desvelamento. Conhecer a verdade é deixar o ser se manifestar. É estar aberto para o ser.

Posição típica de Martin Heidegger (em Ser e tempo, parágrafo 44, e na conferência "A essência da verdade").

Pragmatismo

Para o pragmatismo a verdade é o valor de uma coisa. É típico de pragmatistas como Richard Rorty a oposição à posição correspondentista.

Em Habermas a verdade se confunde com a validade intersubjetiva, ou consenso.

Indicações de leitura

Santo Anselmo. De veritate.

Aristóteles. Da interpretação.

John Austin. 1961. "Truth". In Philosophical papers. Oxford University Press.

Pascal Engel. 1998. La vérité: réfléxions sur quelques truismes. Paris: Hatier.

Espinoza. 1663. Pensamentos metafísicos. Primeira parte, capítulo VI.

Martin Heidegger. 1927. Ser e tempo. Parágrafo 44.

Martin Heidegger. 1930. "Sobre a essência da verdade". In: Victor Civita, editor. Os pensadores: Heidegger. São Paulo: Abril Cultural, 1983, 2a. edição. Tradução de Ernildo Stein.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Verdade
Ícone de esboço Este sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

cs:Pravda de:Wahrheit en:Truth eo:Vero es:Verdad et:Tõde fi:Totuus fr:Vérité ga:Fírinne it:verità ja:真理 nl:Waarheid pl:Prawda ro:Adevăr zh:真理

talvez você goste