𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Ubatuba: mudanças entre as edições

(Sem diferença)

Edição das 05h07min de 18 de setembro de 2007

Predefinição:DadosMunicípioBrasil

Ubatuba é um município do estado de São Paulo, no litoral norte. A população estimada em 2003 era de 72.857 habitantes e a área é de 712 km², 83 por cento dos quais localizados no Parque Estadual da Serra do Mar. A densidade demográfica de 102,33 hab/km².

Estância balneária

Ver artigo principal: Estância turística

Ubatuba é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

História

Ubatuba ou Uwatibi (nome original do idioma Tupi, da família linguística Tupi-Guarani, originado do Tupinambá antigo falado na costa), significa sítio de muitas canas/flechas ou muitas canoas. A História relata que o mercenário Alemão, Hans Staden, quando ficou cativo dos Tupinambás (Tamoios - os mais velhos, os pais) na aldeia de Ubatuba em Angra dos Reis, mencionou que numa expedição de guerra para Bertioga, pernoitaram num local que também possuía o nome de Ubatuba, este sim o local da cidade atual no Estado de São Paulo (possivelmente o local da praia do Itaguá). Neste local, os Índios costumavam se reunir com "muitas canoas" em suas expedições de guerra em direção ao Litoral Sul (São Vicente ou Upau-Nema), terra do inimigo peró (Português) e dos inimigos Tupiniquins (São Vicente, Itanhaém, Peruibe, Cananéia). O território original dos Tupinambás do Sudeste do Brasil era muito grande e bonito; ia desde o Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba (adentrado inclusive pelo interior ao longo do Rio Paraíba do Sul), até o Cabo de São Tomé no atual Estado do Rio de Janeiro.

Em Ubatuba (aldeia de Yperoig, ou Iperoig, ou Rio das Perobas), anos mais tarde ficou cativo o Abaré - Padre José de Anchieta, pioneiro na catequese dos índios Tupis e um dos primeiros homens a produzir literatura no Brasil. Nóbrega e Anchieta foram incumbidos de difícil missão: fazer as pazes com os índios tupinambás e colocar fim na Confederação dos Tamoios que ameaçava destruir São Vicente e a hegemonia do território Português no Sudeste do Brasil. Ambos os Padres, segundo a tradição, levados no barco de José Adorno, se dirigiram até Ubatuba (Yperoig) e ali chegando, Anchieta, dirigindo palavras de paz e amizade aos Índios, conseguiu aportar e dar início aos trabalhos de pacificação.

Diz a tradição que Anchieta costumava gravar seus poemas nas areias das praias de Ubatuba, dentre eles o poema da Virgem. Nóbrega por sua vez, retornou à São Vicente, levando consigo Cunhambebe (filho) para acertar o primeiro Tratado de Paz das Américas, o Tratado de Yperoig, enquanto Anchieta, ficaria cativo dos Índios Tupinambás de Yperoig (Ubatuba atual). Seja como for, uma vez acertadas e celebradas as pazes, estas foram quebradas. Os Portugueses atacaram os Franceses da Guanabara (França Antártica), amigos dos Tupinambás, o que levou os Índios Tupinambás do Rio de Janeiro a socorrê-los. O grosso da Nação Tupinambá que ficava ao longo da Baía da Guanabara (França Antártica) e em Gecay (Cabo Frio - local das Pedras Sagradas Tupinambás) acabou por ser destruído. Por sua vez, os Tupinambás de Ubatuba para não voltarem atrás na palavra empenhada, ou fugiram para os matos (muitas aldeias ao longo do Rio Paraíba do Sul) ou misturaram-se aos colonos em Ubatuba, gerando assim a atual população caiçara do Litoral Norte Paulista e Sul Fluminense (Ocaraçu - atual Cairuçu / Trindade, Paraty, Angra e arredores) além dos caboclos do Vale do Paraíba (Taubaté e arredores). Estes caiçaras são os legítimos descendentes dos Tupinambás da Região Sudeste do Brasil.

A zona de Ubatuba começou a ser colonizada pelos Portugueses a partir de 1563, sendo o povoado emancipado em 1637 como Vila Nova da Exaltação à Santa Cruz do Salvador de Ubatuba. Tornou-se cidade em 1855.

Há controvérsias sobre a etimologia do nome da cidade, mas aparetemente Ubatuba vem do tupi-guarani uyba (flechas, varas, canoas), tuba (muitas). Contudo, o episódio narrado por Hans Staden e bem explicado acima, sustena a tese de que o nome da cidade realmente significaria "muitas canoas".

Pequeno monumento indicando o trópico de Capricórnio em Ubatuba

Há diversos portos naturais ao longo da costa, e mais de 80 praias, das quais as mais conhecidas são: Maranduba, Lázaro, Vermelha, Grande, Enseada, Perequê e Saco da Ribeira. A partir desta última é possível atingir a Ilha Anchieta, onde outrora havia uma famosa prisão destinada a presos políticos. Cachoeiras são também ponto de atração turística, ao longo das montanhas da serra do Mar.

Ainda na cidade fica a sede do Projeto TAMAR, destinado à conservação das espécies de tartarugas-marinhas do litoral brasileiro.

Uma curiosidade, a cidade de Ubatuba é cortada pelo Trópico de Capricórnio.

Alguns passeios imperdíveis: Itamambuca, Praia Vermelha do Norte, Praias da Almada e Almada do Norte. Verdadeiros paraísos na terra, mostram que o litoral norte do estado de São Paulo nada deve às belas praias do norte / nordeste do Brasil e mesmo do Caribe ou outras regiões do globo.

Geografia

Seus municípios limítrofes são Cunha a norte, Parati (RJ) a nordeste, Caraguatatuba a sudoeste e Natividade da Serra e São Luís do Paraitinga a noroeste. Ao sul, Ubatuba é limitada pelo Oceano Atlântico. Ubatuba tem cerca de 80 praias e mais as das ilhas, uma de suas ilhas mais belas é a ilha das couves e ilha Anchieta onde esta localizado o presídio

Hidrografia

Transporte

Rodovias

Administração

Esportes e turismo

Ubatuba é o paraíso de esportes náuticos como surfe e vela.

  • Surfe: Ubatuba possui um dos melhores ambientes para a prática do surfe em todo o Brasil. Praias com ondas para campeonatos internacionais como a Itamambuca, e algumas com ondas excelentes como a praia Vermelha do Norte, Toninhas e Praia Grande, entre muitas outras.
  • Vela: A praia do Saco da Ribeira abriga um grande número de veleiros e a região de Ubatuba é rica em ilhas, mares, ventos, águas abrigadas e rápido acesso ao alto mar.

Educação

A cidade de Ubatuba abriga também um campus da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Ligações externas

Predefinição:Wikitravel

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Ubatuba


de:Ubatuba en:Ubatuba es:Ubatuba no:Ubatuba ro:Ubatuba

talvez você goste