𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Som: mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
(Sem diferença)

Edição das 18h04min de 30 de maio de 2007

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Som (desambiguação).
Som
Onda
Amplitude
Fase
Frente de onda
Frequência fundamental
Harmônica
Frequência
Hertz
Altura tonal
Oitava
Velocidade do som
Efeito Doppler

O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda longitudinal; esta onda se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais -- que tem massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos ou gasosos, ou seja, não se propaga no vácuo. Os sons naturais são, na sua maior parte, combinações de sinais, mas um som puro monotonico, representado por uma senóide pura, possui uma velocidade de oscilação ou frequência que se mede em hertz (Hz) e uma amplitude ou energia que se mede em décibeis. Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma frequência entre 20 Hz e 20 kHz. Acima e abaixo desta faixa são ultra-som e infra-som, respectivamente.

Seres humanos e vários animais percebem sons com o sentido da audição, com seus dois ouvidos, que permite saber a distância e posição da fonte sonora, a chamada audição estereofônica. Muitos sons de baixa freqüência também podem ser sentidos por outras partes do corpo e pesquisas revelam que elefantes se comunicam através de infra-sons.

Os sons são usados de várias maneiras, muito especialmente para comunicação através da fala ou, por exemplo, música. A percepção do som também pode ser usada para adquirir informações sobre ambiente em propriedades como características espaciais (forma, topografia) e presença de outros animais ou objetos. Por exemplo, morcegos, baleias e golfinhos usam a ecolocalização para voar e nadar por entre obstáculos e caçar suas presas. Navios e submarinos usam o sonar, seres humanos recebem e usam informações espaciais percebidas em sons.



Fontes sonoras

Esquema representando a audição humana. (Azul: ondas sonoras; Vermelho: tímpano; Amarelo: cóclea; Verde: Células receptoras de som; Púrpura: espectro de frequencias da resposta da audição; Laranja: Potencial de acção do nervo.

A modelação das diferentes fontes sonoras corresponde à primeira fase no processo de síntese de Som 3D. Uma "Fonte Sonora", é definida como sendo um objeto que permite a caracterização de um determinado som, baseado numa associação a um objeto "Amostra" que representa uma amostra de som armazenada no banco de sons do sintetizador. Existe adicionalmente uma hierarquia de classes de objetos derivados da "Fonte Sonora" e que herdam as características da classe de objetos base, permitindo modelar comportamentos distintos. São derivadas diretamente três classes de objetos a partir da "Fonte Sonora"; uma "Fonte Sonora Impulsiva" que modela as características de uma fonte sonora que apenas reproduz a amostra de som uma única vez quando acuada (por exemplo o som de uma colisão), uma "Fonte Sonora Cíclica" permitindo modelar fontes sonoras que reproduzem a amostra ciclicamente enquanto esta estiver ativada (por exemplo uma buzina) e uma "Fonte Sonora de Altura Variável". Desta última classe são derivadas outras duas, que permitem a diferente implementação dos algoritmos que alteram a altura e a intensidade do som produzido, com base nos diferentes fenômenos que modelam. A "Fonte Sonora Motorizada" simula o comportamento de um motor e a "Fonte Sonora de Deslocamento" modela os efeitos da fricção e da turbulência provocadas por determinados objetos ao deslocarem-se sobre uma determinada superfície ou por um determinado meio.

Tecnologia sonora

Esquema representando duas ondas sonoras de diferentes frequências.

O advento da tecnologia e principalmente da eletrônica permitiu o desenvolvimento de armazenamento de áudio e aparelhos de som para gravação e reprodução de áudio, principalmente música.

São exemplos de fontes ou mídias o MP3, CD, o LP ou Disco de vinil e o cassete. Alguns dos aparelhos que reproduzem essas mídias, são o toca-discos e o gravador cassete.

Desde seus primórdios, com a invenção do fonógrafo, essa reprodução eletrônica do áudio evoluiu até atingir seu auge na alta fidelidade, que faz uso da estereofonia.

Ver também

Categoria

rola gordah

Ligações externas


Meios de Propagação

Meios nos quais uma onda pode se propagar são classificados como a seguir:

  • meios lineares: se diferentes ondas de qualquer ponto particular do meio em questão podem ser somadas;
  • meios limitados: se ele é finito em extensão, caso contrário são considerados ilimitados;
  • meios uniformes: se suas propriedades físicas não podem ser modificadas de diferentes pontos;
  • meios isotrópicos: se suas propriedades físicas são as mesmas em quaisquer direções.

af:Klank ar:صوت bg:Звук bn:শব্দ bs:Zvuk ca:So cs:Zvuk cy:Sain da:Lyd de:Schall el:Ήχος en:Sound eo:Sono es:Sonido et:Heli eu:Soinu fi:Ääni fr:Son (physique) ga:Fuaim gl:Son he:קול hr:Zvuk hu:Hang id:Bunyi io:Sono it:Suono ja:音 jbo:sance ko:소리 lt:Garsas mk:Звук nl:Geluid nn:Lyd no:Lyd pl:Dźwięk ro:Sunet ru:Звук simple:Sound sk:Zvuk sl:Zvok sr:Звук su:Sora sv:Ljud ta:ஒலி th:เสียง tr:Ses ug:جالاق uk:Звук vi:Âm thanh zea:Geluud zh:声音 zh-yue:聲

talvez você goste