𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Gay: mudanças entre as edições

imported>Indech
mSem resumo de edição
imported>LeonardoG
m (Interprojetos: +wikcionário)
Linha 49: Linha 49:
[[Categoria:LGBT]]
[[Categoria:LGBT]]
[[Categoria:Sexualidade]]
[[Categoria:Sexualidade]]
{{Wiktionary1|Gay}}


[[ar:مثلية]]
[[ar:مثلية]]

Edição das 09h48min de 6 de dezembro de 2005

Gay é uma palavra de origem inglesa que significa literalmente alegre (ou gaio). É geralmente usada para se referir a homossexuais. Luiz Mott, antropólogo e líder do Movimento Homossexual Brasileiro, fundador do Grupo Gay da Bahia, uma das mais antigas organizações brasileiras em defesa dos direitos da comunidade Lésbica, Gay, Bissexual e Transexual, (LGBT), argumenta que a origem desta palavra antecede ao inglês e surgiu na Península Ibérica (favor ver gaiato).

A palavra evoluíu para designar não somente homossexuais masculinos mas também mulheres lésbicas e, inclusive, transsexuais, em resumo, todas as pessoas de sexualidade minoritária. Através do inglês a palavra gay espalhou-se a outras línguas, sendo usada com muita frequência no Brasil e em Portugal.

A palavra gay, inicialmente, era utilizada principalmente como pejorativo contra homens gays. Uma vez que os próprios homossexuais passaram a utilizá-la para referirem-se a si mesmos, a sua conotação negativa foi se perdendo. Em outras palavras, os homossexuais apropriaram-se da palavra, retirando-lhe assim a carga insultuosa.

Vale notar que existem pessoas no Brasil que preferem a grafia guei ao invés do que já se tornou convencional internacionalmente.

Existem muitos sinônimos desta palavra no idioma português. Por exemplo, bicha, veado (que também significa o animal, pois viado é uma grafia considerada errada pelos dicionários), puto (que em Portugal significa apenas uma criança do sexo masculino, sem qualquer sentido pejorativo), boiola, biroba, chibungo, queima-rosca, baitola (entre muitos outros mais) no Brasil e paneleiro, paneleirola, rôto, panasca, maricas, bunda de piru, que-atraca-de-popa, que-morde-a-fronha (entre outros) em Portugal. O termo pederasta, ainda que também seja pejorativo, não é considerada uma palavra tão rude quanto as anteriores, apesar usada de forma indevida.

Orgulho gay

Veja também artigo principal Orgulho gay

Em Portugal a primeira Marcha do Orgulho foi organizada em 2000 e o primeiro grande evento LGBT foi o Arraial Pride de 1997 em Lisboa. Desde 2001 que em Portugal a Lei de União de Facto se aplica igualmente tanto a casais de pessoas de sexo diferente como a casais de pessoas do mesmo sexo. No Brasil ocorre, desde 1996, a Parada do Orgulho GLBT (que em 2004 e 2005 foram as maiores manifestações do gênero no mundo), além de outras diversas manifestações.

Cultura Gay

Desde os anos 70 os Gays começaram nos Estados Unidos uma intensa atividade cultural em torno dessa orientação sexual. São Francisco é considerada a capital Gay é de lá que provêm as maiores manifestações culturais deste público. É ainda em São Francisco que começam a aparecer as primeiras minorias que começaram a se afastar do que alguns consideravam o 'estilo de vida' gay. Existem diversas "sub-comunidades" identificáveis - a comunidade ursina, a comunidade lésbica, a comunidade dos transsexuais, a comunidade das Drags, entre outras. Esta divisão em "sub-comunidades" esquece em algumas situações que a diversidade das pessoas é independente da orientação sexual e há muitos homossexuais que não se identificam com estas "sub-comunidades" supostamente gays.

Música

O maior representante da música na Gay Scene é com certeza o lendário e conhecido Boy George que redefinou o estilo nos anos 80. Atualmente o grupo inglês Scissor Sisters vêm dando uma nova roupagem a música pop recebendo elogios em todas as publicações especializadas de música.

Existem cantores homossexuais (ou bissexuais) em todas as áreas da música. Nomes tão diversos como George Michael, Michael Stipe (R.E.M.), Freddy Mercury (Queen), Erasure, Elton John, Rob Halford (Judas Priest), António Variações, Brian Molko (Placebo) e Janis Joplin em algum momento das suas vidas tiveram relacionamentos com pessoas do mesmo sexo.

A cantora Madonna ao ter tornando visível manifestações homossexuais tanto masculinas como femininas em seus shows e ensaios fotográficos é também uma marca na cultura gay conteporânea.

Artes plásticas

Literatura

Cinema

Mercado

Algumas companhias de publicidade classificam um sub-grupo dos gays como um público consumidor qualificado e de alto poder aquisitivo. As principais empresas de marketing já estão sintonizadas com esta nova tendência e já direcionam campanhas exclusivamente para este público. Desde 2001 já há um banco específico para este mercado em São Francisco.

No entanto equalizar este sub-grupo com todas as pessoas com orientação sexual homossexual deixa de fora todos aqueles que têm empregos com menores remunerações e outras preocupações na vida não compatíveis com o suposto estilo de vida gay.

Páginas externas


Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Gay.

ar:مثلية bg:Хомосексуалност de:Gay en:Gay eo:Gejo es:Gay (persona homosexual) fr:Gay (homosexualité) pl:Gej sv:Gay zh:同性戀

Predefinição:Esboço-lgbt

talvez você goste