imported>Flipperpaulista (foto) |
imported>Flipperpaulista (foto) |
(Sem diferença)
|
Edição das 02h44min de 7 de maio de 2005
Ubatuba é um município do Estado de São Paulo, no litoral norte, microrregião de Caraguatatuba. A população estimada em 2003 era de 72.857 habitantes e a área é de 712 km², 83 por cento dos quais localizados no Parque Estadual da Serra do Mar. A densidade demográfica de 102,33 hab/km².
Há controvérsias sobre a etimologia do nome da cidade, mas aparetemente Ubatuba vem do tupi-guarani uyba (flechas, varas), tuba (muitas).
Seus municípios limítrofes são Cunha a norte, Parati (RJ) a nordeste, Caraguatatuba a sudoeste e Natividade da Serra e São Luís do Paraitinga a noroeste. Ao sul, Ubatuba é limitada pelo Oceano Atlântico.
Há diversos portos naturais ao longo da costa, e mais de 70 praias, das quais as mais conhecidas são: Maranduba, Lázaro, Vermelha, Grande, Enseada, Perequê e Saco da Ribeira. A partir desta última é possível atingir a Ilha Anchieta, onde outrora havia uma famosa prisão destinada a presos políticos. Cachoeiras são também ponto de atração turística, ao longo das montanhas da serra do Mar.
Em Ubatuba viveu muitos anos o padre José de Anchieta, pioneiro na catequese dos índios tupi-guaranis e um dos primeiros homens a produzir literatura no Brasil. Diz a lenda que Anchieta costuma gravar seus poemas nas areias de Ubatuba.
Ainda na cidade fica a sede do projeto Tamar, destinado a conservação das espécies de tartaruga-marinha do litoral brasileiro.
Uma curiosidade pela cidade é que ela é cortada pelo Trópico de Capricórnio.