𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Marco Vipsânio Agripa: mudanças entre as edições

imported>Patrick-br
m (tabela/marca biografia)
imported>Muriel Gottrop
m (cat e interwikis)
Linha 1: Linha 1:
'''Marcos Vespasiano Agripa'''. General e estadista [[Império Romano|romano]]; nasceu no ano [[63 a.C.]] e morreu em [[12 a.C.]]; foi cônsul, ministro e governador da [[Síria]]; era genro e favorito de [[Augusto]].
'''Marcos Vipsânio Agripa''', general e estadista do [[Império Romano]], nasceu no ano [[Década de 60 a.C.|63 a.C.]] e morreu em [[Década de 10 a.C.|12 a.C.]]. Foi consul, governador da [[Síria]] e o general máximo do exército romano. Era amigo pessoal e genro do imperador [[César Augusto]].


Um dos mais importantes generais do período inicial do [[Império Romano]], Agripa era oriundo de familia modesta. Estudou na [[Grécia]] com o então Caio Otavio, futuro [[Augusto]], de onde nasceu uma solida e duradoura amizade.
Um dos mais importantes generais do período inicial do [[Império Romano]], Agripa era oriundo de familia modesta. Estudou na [[Grécia]] com o então Caio Otavio, futuro Augusto, de onde nasceu uma solida e duradoura amizade. Durante a guerra civil, foi peça fundamental no partido de Augusto contra [[Marco António]], sendo considerado o grande vencedor da [[batalha de Actium]], em [[Década de 30a.C.|31 a.C.]].


Durante a guerra civil, foi peça fundamental no partido de [[Augusto]] contra [[Marco António]], sendo considerado o grande vencedor da batalha de [[Actium]], em [[31 a.C.]]
No inicio do governo de Augusto, ocupou importantes cargos públicos, sendo o responsável pela construção do famoso [[Panteão de Roma]], entre outros edifícios. Sua actuação como conselheiro do imperador foi discreta porém significativa. Com objetivo de preparar sua sucessão, [[Augusto]] fê-lo casar-se com sua filha [[Júlia Cesaris]], de quem teve, entre outros, Caio e Lúcio César.


No inicio do governo de [[Augusto]], ocupou importantes cargos públicos, sendo o responsável pela construção do famoso [[Panteão de Roma]], entre outros edifícios. Sua atuação como conselheiro do imperador foi discreta porém significativa.
De carácter reservado, avesso às intrigas políticas, Agripa morreu de uma crise de [[gota]], quando viajava pela [[Campânia]].


Com objetivo de preparar sua sucessão, [[Augusto]] fê-lo casar-se com sua filha Júlia, de quem teve os gêmeos Caio e Lúcio.
{{msg:Biografias_Tabela}}
{{msg:biografia}}


De caráter reservado, avesso às intrigas políticas, '''Agripa''' morreu de uma crise de [[gota]], quando viajava pela [[Campânia]].
[[Categoria:Roma Antiga]]


{{msg:Biografias_Tabela}}
[[de:Marcus Vipsanius Agrippa]][[en:Marcus Vipsanius Agrippa]] [[ja:マルクス・ウィプサニウス・アグリッパ]]  [[pl:Marek Agrypa]] [[sv:Marcus Vipsanius Agrippa]][[nl:Agrippa]]
{{msg:biografia}}

Edição das 17h35min de 4 de julho de 2004

Marcos Vipsânio Agripa, general e estadista do Império Romano, nasceu no ano 63 a.C. e morreu em 12 a.C.. Foi consul, governador da Síria e o general máximo do exército romano. Era amigo pessoal e genro do imperador César Augusto.

Um dos mais importantes generais do período inicial do Império Romano, Agripa era oriundo de familia modesta. Estudou na Grécia com o então Caio Otavio, futuro Augusto, de onde nasceu uma solida e duradoura amizade. Durante a guerra civil, foi peça fundamental no partido de Augusto contra Marco António, sendo considerado o grande vencedor da batalha de Actium, em 31 a.C..

No inicio do governo de Augusto, ocupou importantes cargos públicos, sendo o responsável pela construção do famoso Panteão de Roma, entre outros edifícios. Sua actuação como conselheiro do imperador foi discreta porém significativa. Com objetivo de preparar sua sucessão, Augusto fê-lo casar-se com sua filha Júlia Cesaris, de quem teve, entre outros, Caio e Lúcio César.

De carácter reservado, avesso às intrigas políticas, Agripa morreu de uma crise de gota, quando viajava pela Campânia.

Predefinição:Biografias Tabela

de:Marcus Vipsanius Agrippaen:Marcus Vipsanius Agrippa ja:マルクス・ウィプサニウス・アグリッパ pl:Marek Agrypa sv:Marcus Vipsanius Agrippanl:Agrippa

talvez você goste