𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Admirável Mundo Novo: mudanças entre as edições

imported>Mschlindwein
mSem resumo de edição
imported>RobotQuistnix
Linha 28: Linha 28:
[[en:Brave New World]]
[[en:Brave New World]]
[[es:Un mundo feliz]]
[[es:Un mundo feliz]]
[[fa:دنیای قشنگ نو (کتاب)]]
[[fi:Uljas uusi maailma]]
[[fi:Uljas uusi maailma]]
[[fr:Le Meilleur des mondes]]
[[fr:Le Meilleur des mondes]]

Edição das 16h38min de 21 de abril de 2006

Admirável Mundo Novo (Brave New World na versão original em língua inglesa) é um livro escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932 que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade desse "futuro" criado por Huxley não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de família também não existe.

Sinopse

Predefinição:Spoiler O personagem Bernard Marx sente-se insatisfeito com o mundo onde vive, em parte porque é fisicamente diferente dos integrantes da sua casta. Num reduto onde vivem pessoas dentro dos moldes do passado (uma espécie de "reserva histórica" - semelhante às atuais reservas indígenas - onde preservam-se os costumes "selvagens" do passado (que corresponde à época em que o livro foi escrito), Bernard encontra uma mulher oriunda da civilização e o filho dela, John. Bernard vê uma possibilidade de conquista de respeito social pela apresentação de John como um exemplar dos selvagens à sociedade civilizada.

O livro desenvolve-se a partir do contraponto entre esta hipotética civilização ultra-estruturada (com o fim de obter a felicidade de todos os seus membros, qualquer que seja a sua posição social) e as impressões humanas e sensíveis do "selvagem" John que, visto como algo aberrante, cria um fascínio estranho entre os habitantes do "Admirável Mundo Novo".

Aldous Huxley escreveu, mais tarde, outro livro, chamado Retorno ao Admirável Mundo Novo, sobre o assunto: um ensaio onde demonstrava que muitas das "profecias" do seu romance estavam a ser realizadas graças ao "progresso" científico, no que diz respeito à manipulação da vontade de seres humanos.

Curiosidades

  • O título do livro é inspirado em uma fala da personagem Miranda, do livro A Tempestade, de William Shakespeare.
  • O nome da música e álbum Admirável Chip Novo da cantora brasileira Pitty foi inspirada no título deste livro.
  • Há também a música Admirável Gado Novo, conhecida pela voz de Zé Ramalho, que cita, de forma subjetiva, várias idéias contidas na obra de Huxley.
  • A banda Iron Maiden tem uma música e um álbum chamados "Brave New World" (Admirável Mundo Novo) que inclusive rendeu numa passagem pelo Brasil e que mais tarde virou o DVD Rock In Rio.

Outros livros sobre o mesmo tema

Ícone de esboço Este sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

da:Fagre nye verden de:Schöne neue Welt en:Brave New World es:Un mundo feliz fa:دنیای قشنگ نو (کتاب) fi:Uljas uusi maailma fr:Le Meilleur des mondes he:עולם חדש מופלא it:Il mondo nuovo nl:Brave New World (roman) pl:Nowy, wspaniały świat ru:О дивный новый мир sv:Du sköna nya värld th:โลกวิไลซ์ tr:Cesur Yeni Dünya

talvez você goste