𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Fernando Torres (ator): mudanças entre as edições

imported>Kaktus Kid
(Ajuste)
Linha 15: Linha 15:
|IMDB_id        =0868640
|IMDB_id        =0868640
}}
}}
'''Fernando Monteiro Torres''' ([[Guaçuí]], [[14 de novembro]] de [[1927]] — [[Rio de Janeiro (cidade)|Rio de Janeiro]], [[4 de setembro]] de [[2008]]) foi um [[ator]], [[diretor de cinema|diretor]] e [[produtor cinematográfico|produtor]] [[brasileiro]] de [[teatro]], [[cinema]] e [[televisão]]. Torres era casado desde 1952 com a  atriz [[Fernanda Montenegro]] e era também pai do [[cineasta]] [[Cláudio Torres (cineasta)|Cláudio Torres]] e da atriz [[Fernanda Torres]]<ref>Correa, Douglas (4 de Setembro de 2008) [http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2008-09-04/corpo-de-fernando-torres-sera-cremado-amanha Corpo de Fernando Torres será cremado amanhã] - Agência Brasil</ref>.
'''Fernando Monteiro Torres''' ([[Guaçuí]], [[14 de novembro]] de [[1927]] — [[Rio de Janeiro (cidade)|Rio de Janeiro]], [[4 de setembro]] de [[2008]]) foi um [[ator]], [[diretor de cinema|diretor]] e [[produtor cinematográfico|produtor]] [[brasileiro]] de [[teatro]], [[cinema]] e [[televisão]]. Torres era casado desde 1952 com a  atriz [[Fernanda Montenegro]] e era também pai do [[cineasta]] [[Cláudio Torres (cineasta)|Cláudio Torres]] e da atriz [[Fernanda Torres]].<ref>Correa, Douglas (4 de Setembro de 2008) [http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2008-09-04/corpo-de-fernando-torres-sera-cremado-amanha Corpo de Fernando Torres será cremado amanhã] - Agência Brasil</ref>


== Biografia ==
== Biografia ==

Edição das 01h03min de 4 de setembro de 2016

Fernando Torres
Descarte Fernando Torres 003292-F02.jpg
O ator, em cena do filme O Descarte (1973)
Nome completo Fernando Monteiro Torres
Nascimento 14 de novembro de 1927[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Guaçuí,  Espírito Santo
Nacionalidade brasileiro
Morte 4 de setembro de 2008 (80 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Rio de Janeiro,  Rio de Janeiro
Ocupação Ator, diretor e produtor
Cônjuge Fernanda Montenegro (1952-2008)

Fernando Monteiro Torres (Guaçuí, 14 de novembro de 1927Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2008) foi um ator, diretor e produtor brasileiro de teatro, cinema e televisão. Torres era casado desde 1952 com a atriz Fernanda Montenegro e era também pai do cineasta Cláudio Torres e da atriz Fernanda Torres.[1]

Biografia

Fernando Torres era filho de uma família tradicional e histórica para a pequena Guaçuí. Seu pai Manuel Monteiro Torres foi o primeiro prefeito da cidade, sendo uma personagem importante para a história do município. Hoje na sede da prefeitura de Guaçuí é possível ver uma foto da família do primeiro prefeito, na qual Fernando Torres aparece ainda criança.

Fernando Monteiro Torres era formado em medicina, mas, desde cedo, sua grande paixão foi o teatro, onde atuou, produziu e dirigiu diversas peças, além de ter participado de dezenove filmes e várias novelas. Na TV brilhou ao interpretar o médico aposentado Plínio Miranda na novela Baila Comigo, de Manoel Carlos e o sábio e misterioso Tio Romão da novela Amor com Amor se Paga, de Ivani Ribeiro.

Iniciou sua carreira de ator teatral aos 22 anos, com a peça A Dama da Madrugada (La dama del alba), de Alejandro Casona. Como diretor, sua primeira montagem foi Quartos Separados (1958), com o Teatro Brasileiro de Comédia.

Em 1959 fundou o Teatro dos Sete, juntamente com Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Ítalo Rossi e Gianni Ratto. Em 1961 foi premiado como diretor revelação por sua montagem de O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues. O teatro municipal da cidade de Guaçuí no Espírito Santo leva o nome de Fernando Torres em homenagem ao filho mais ilustre do município, tendo em seu salão principal as assinaturas de Fernando Torres e Fernanda Montenegro. A cidade de São Paulo também conta com um Teatro Fernando Torres que se localiza no bairro do Tatuapé.

Morreu em sua casa, no Rio de Janeiro, na tarde do dia 4 de setembro de 2008, vítima de enfisema pulmonar.

Carreira

Televisão

Como ator
Como diretor

Cinema

Como ator

Referências

  1. Correa, Douglas (4 de Setembro de 2008) Corpo de Fernando Torres será cremado amanhã - Agência Brasil

Ligações externas

talvez você goste