𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Wikie:Páginas para eliminar/Sexologismo

Sexologismo

É o retorno das pseudoreligiões à Wikipédia. Esta foi formada em 2006 e promete bastantes orgasmos (!). Basta ler o texto para comprovar que não existe.--JLCA 17:47, 19 Junho 2006 (UTC)

Apagar
  1. -- A.Lehmkuhl msg 18:45, 19 Junho 2006 (UTC)
    # RangelTC usuário não existe Lusitana 07:25, 4 Julho 2006 (UTC)
  2. Rangel Palma 22:51, 19 Junho 2006 (UTC)
  3. --OS2Warp msg 00:00, 20 Junho 2006 (UTC)
  4. Luís Felipe Braga 02:02, 20 Junho 2006 (UTC)
  5. -- Jo Lorib d 06:51, 20 Junho 2006 (UTC)
  6. Leslie Msg 08:32, 20 Junho 2006 (UTC)
  7. Lipe 22:14, 20 Junho 2006 (UTC)
Manter

# Christian Peixoto 20:53, 19 Junho 2006 (UTC)Predefinição:Teste de substituiçãomenos de 100 edições (ver Wikipédia:Direito a voto)  Lije*Also  Vortex-street-animation.gif ? 23:57, 19 Junho 2006 (UTC)

Comentários

Discordo totalmente do senhor quanto à eliminação deste tópico. Esta religião, embora recente, tem adeptos no Brasil. Caso a referência confusa seja em relação ao culto de adoração pro meio de orgasmos, creio que o senhor também não conhece o Epicurismo, filosofia que defende o prazer acima da dor, esta muita mais antiga que a soma das nossas idades(Epicuro viveu entre 341-270 a.c.). Embora não pareça verdade, os desígnios da Deusa são baseados na ciência evolutiva, e descrevem a criação (gênese) de forma clara, apoiada por teorias científicas. A representação da criação com formas humanas é um recurso utilizado em todas as religiöes para atingir uma maior parte de seus fiéis (Adào e Eva no Velho Testamento, a galinha no Camdomblé). Estou reescrevendo o texto para incluir trechos do Livro das Revelações do Profeta, o que em muito elucidará este tópico.

A explicação do nome vem de sex(i/o)-(antepositivo, do lat. sexus,us 'sexo'; antigo, usual; der. latino: sexuális,e 'do sexo feminino, de mulher') + -logia(pospositivo, do gr. -logía (p.ex., analogía) composto de -logo + o suf. -ia, formador de subst. (alguns já representados em lat. como helenismos), indicativo de 'ciência, arte, tratado, exposição cabal,(...)na quase totalidade dos casos há relação dos comp. em -logia com log(o)- antepositivo e os pospositivos logo, -lógico, -logista e -logístico (vê-los), além de uns quantos que se enlaçam com a constelação de -izar:-ização:-izado:-izável:-izante:-izador, por sua vez, não raro, enlaçada com a de -ismo:-ista:-ístico) + -ismo(do gr. -ismós,oû, formador de nome de ação de verbos em -ízó e, às vezes, em -ió, pelo lat. -ismus,i, donde: gr. katékhízó:katékhismós: port. catequizar:catecismo; gr. hellenízó:hellenismós: port.)

Conforme acima, não apenas há uma explicação lógica e erudita para o nome da religião, com atende também aos princípios da língua portuguesa e de suas línguas maternas.

Entendo a preocupação de Vossa Senhoria ao levantar o pedido de eliminação, mas creio ter esclarecido todas as dúvidas em relaçào à permanência deste tópico. Peço que reavalie vossa posição sobre o assunto.

Obrigado. christianpeixoto 11:08, 20 Junho 2006 (UTC)

Como acréscimo à discussão, existem várias religiões recentes assim como a Wicca, de onde retiro o trecho: "Wicca é uma religião neopagã, fundada originalmente pelo funcionário público britânico Gerald Gardner. Embora essa fundação tenha ocorrido provavelmente na década de 1940, só foi revelada publicamente em 1954".

e de Epicurismo, anexo o trecho: "Epicuro propunha uma vida de contínuo prazer como chave para a felicidade, esse era o objetivo de seus ensinamentos morais".

e de Orgasmo, o trecho: "O orgasmo como sensação de prazer pode ser detectado no momento da ejaculação na maioria das espécies de mamíferos, em indivíduos masculinos".

talvez você goste