𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Wikie:Páginas para eliminar/Caboclo das 7 Encruzilhadas

Caboclo das 7 Encruzilhadas

Não entendi direito, mas é, ao contrário do que pareça, propaganda lá da autora, que é o "cavalo" do tal caboclo, o "novo Dr. Fritz"... vale pro outro, Fundamento da umbanda, esperteza pra mandar pra este verbete (por coisas como essa que os que malham esta manifestação religiosa encontram respaldo fácil)

ATENÇÃO: Esta votação está prorrogada por 1 semana, até o dia 24 de Dezembro de 2006, por não atingir uma proporção de 3/4 ou o mínimo de 4 votos a favor ou contra a eliminação. Para mais informações, ver Política de eliminação. --Rui Silva 07:42, 17 Dezembro 2006 (UTC)

Apagar
  1. Conhecer Digaê07:27, 10 Dezembro 2006 (UTC) Mudo...
  2. Leslie Msg 07:58, 10 Dezembro 2006 (UTC)
  3. --Nice msg 07:59, 10 Dezembro 2006 (UTC)
  4. Luiz Jr 12:07, 10 Dezembro 2006 (UTC).
  5. -- Jo Lorib d 13:13, 10 Dezembro 2006 (UTC)
  6. --João Carvalho deixar mensagem 15:38, 10 Dezembro 2006 (UTC)
  7. --OS2Warp msg 17:45, 10 Dezembro 2006 (UTC)
  8. Leandro Martinez Fala Tchê! Bandeira do Rio Grande do Sul.svg 19:25, 10 Dezembro 2006 (UTC)
  9. Al Lemos 21:24, 10 Dezembro 2006 (UTC)
  10. --Adailton msg 23:35, 10 Dezembro 2006 (UTC)
  11. Gabbhh 22:33, 14 Dezembro 2006 (UTC)
Manter
  1. Carlos Luis M C da Cruz 16:00, 11 Dezembro 2006 (UTC)
  2. Giro720 18:16, 11 Dezembro 2006 (UTC)
  3. -- danilo_br msg -- 03:10, 12 Dezembro 2006 (UTC) (vide comentário)
  4. Conhecer Digaê 04:38, 12 Dezembro 2006 (UTC) (contudo, o link...)
  5. ...mL 396... Fala aí 17:46, 12 Dezembro 2006 (UTC)
  6. --EJC 08:54, 17 Dezembro 2006 (UTC)
Comentários
  • O problema deste artigo é que ele não deixa bem claro logo no começo que é sobre uma entidade da Umbanda, usando uma predefinição. Outro problema é que não deixa espaço entre a primeira parte e a atual manifestação do mesmo, ou seja, todo praticante da Umbanda concorda com isso? É matéria incontestada?.E o link externo? O artigo também não tem NPOV e imparcialidade, não cita outras fontes bibliográficas e parece fonte primária (alias, médium é fonte primária ou secundária ? ).Resumindo, não tenho nada contra práticas religiosas, mas o artigo per si poderia ser muito melhor.-- Jo Lorib d 13:13, 10 Dezembro 2006 (UTC)
  • Recebi a seguinte mensagem da autora:
Prezado Administrador,

Meu nome é Adriana Berlinski, eu criei o artigo " Caboclo das 7 encruzilhadas"
que por acaso foi proposto para eliminação.

Não sei qual a sua religião, mas acredito que você já deva ter ouvido falar em
Umbanda. Sou médium desta religião e trabalho com o Guia espiritual que a
fundou. Não tenho qualquer pretenção de me promover, apenas de informar.

Ocorre porém que alguém, que jamais ouviu falar no meu trabalho e provavelmente
não entendeu o que leu propos a exclusão dessa página.

Meu trabalho é sério, tenho 2 livros com previsão de lançamento para janeiro e
fevereiro do próximo ano, não sou criança e não estou brincando com a minha
religião.

Sei que o Wikipédia é um site feito com a colaboração dos internautas, mas
acredito sinceramente na seriedade da organização. Tirar o meu artigo do ar,
que não agride, não ofende, nem modifica nada na vida de ninguém é no mínimo
tolir a minha liberdade religiosa, que é crime no meu país.

As informações que estou te passando você pode verificar no meu site oficial:

www.adrianaberlinski.com

Sei que todo artigo religioso é de certa forma controvertido, mas  não há
absurdo em nada do que eu disse. Acredito sinceramente na seriedade do
Wikipédia não só em divulgar informações, como também democratizá-las.

Dessa forma, espero continuar vendo meu artigo no ar, ou se ele tiver que ser
retirado, que seja baseado em justificativas plausíveis e não em suposições
calcadas no desconhecimento da religião.

Desde já agradeço a atenção.

Adriana Berlinski

--leonardo 10:53, 11 Dezembro 2006 (UTC)

  • Tem mesmo o Caboclo relevância para ficar? O verbete foi modificado, depois de iniciada a votação, minizando a propaganda e parcialidade, em prol de uma médium que assume ser ela a autora do mesmo.

Nota-se que, aqui, votamos já pela eliminação de padres, pastores e médiuns que, apesar de existirem, serem sérios e santos, não possuíam relevância enciclopédica - algo que é aferido pelas votações aqui propostas...

Apesar das mudanças efetuadas, sou de opinião que o verbete ainda é propagandístico - deixando aberto mesmo para a futura criação do verbete da própria Adriana - ali um link vermelho...

Posso reconsiderar meu voto, quando este pequeno esclarecimento vier a constar do verbete... Conhecer Digaê 17:17, 11 Dezembro 2006 (UTC)


  • Esta será minha última manifestação,embora eu a considere desnecessaária neste momento.

Eu jamais modifiquei o artigo, mas devo admitir que quem o fez o deixou bem interessante, e se por um acaso eu tivesse modificado, teria sido apenas uma tentativa de enquadrá-lo nos moldes do wikipédia, não haveria demérito nennhum nisso, como não há na atitude de quem o fez.

Com relação ao link interno no meu nome, não fui eu que criei e, inclusive, já retirei, mas não posso impedir que outros o façam novamente. De qualquer forma não tenho nenhuma intensão de criar um artigo sobre mim aqui. Não pretendo "vender" de forma alguma a minha imagem, e se alguém quiser me conhecer ou conhecer o meu trabalho mais profundamente pode acessar o site.

Espero que tenha sido suficiente para sanar suas dúvidas André. [--Adriana Berlinski 19:03, 11 Dezembro 2006 (UTC)Adriana Berlinski

A pedido: A dificuldade não é com este verbete, e sim com o Umbanda, que necessita de uma boa revisão. Uma leitura inicial sobre o assunto pode ser recomendada no Apêndice "As religiões no Brasil", por Antônio Flávio Pierucci, em:
  • HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry; GAARDER, Jostein. O Livro das Religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 318p. ISBN 857164994-4
Quanto à questão do site da médium, embora não compreenda a sua citação como propaganda (e sim como referência que simplesmente é), pode ser simplesmente removido... Entretanto, a aceitar esse critério, terei que remover os links da Lego no verbete próprio, de todos os jornais e revistas nos seus verbetes, da ABL idem, e por aí afora... Carlos Luis M C da Cruz 18:30, 11 Dezembro 2006 (UTC)
  • Relevantissimo para a história da Umbanda. É que o artigo contém poucas informações sobre essa entidade, mas poderia ficar um artigo muito bom. Pode conter material que questione se ela "recebe" mesmo a entidade, etc. mas é muito relevante. O próprio site da Adriana contém material suficiente para iniciar a melhora do artigo. -- danilo_br msg -- 03:10, 12 Dezembro 2006 (UTC)
  • A questão, me parece, é a promoção não da entidade, em si, mas de uma médium que ainda não possui relevância. Não concordo com o Carlos, na medida em que compara ligações externas a ligações pertinentes ao verbete. Vejamos: o Danilo acima colocou uma ligação externa, em sítio feito pela médium, falando sobre o Caboclo... mas no verbete! Não é isto que está lá: Adriana Berlinski - Atual médium do Caboclo das 7 Encruzilhadas. Quem conhece um mínimo de mediunidade sabe que nenhum médium é "dono" de nenhum espírito, não existe "exclusividade" (até porque a escravidão foi abolida nestas plagas há muito). Não quero questionar a veracidade da entidade, já atestada pelo Carlos. Contesto agora, apenas, essa tentativa de propaganda - agora de uma Usuária registada... Vaidade?

Outra: justo o Jostein Gaarder como referência? Ao menos em a tradução de O Mundo de Sofia o cara desce o cacete em tudo que for "espiritismo"!...

Não acompanhei, aqui, o trabalho da Jurema Oliveira, infelizmente encerrado há muito - mas não creio que ela fizesse divulgação de nada, além daquilo em que acreditava... Conhecer Digaê 04:38, 12 Dezembro 2006 (UTC)

  • Opto por manter meu voto, apesar do artigo ter melhorado muito,pelo esforço do Carlos, por achar que a informação tem como base apenas a própria médium e seu sitio. Isso contraria os principios básicos da Wp: ser verificavel, ser imparcial e não ser fonte primária.-- Jo Lorib d 03:12, 13 Dezembro 2006 (UTC)

talvez você goste