𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

O Mundo de Sofia

Predefinição:Fontes primárias

Sofies Verden
O Mundo de Sofia
O Mundo de Sofia - Uma aventura na filosofia (PT)
O Mundo de Sofia - Romance da história da filosofia (BR)
Autor(es) Jostein Gaarder
Idioma norueguês
País  Noruega
Gênero romance, filosofia
Editora Aschehoug forlag
Lançamento 1991
Páginas 541
ISBN 82-03-16841-8
Edição portuguesa
Tradução Catarina Belo
Revisão Helena Johasen, Luísa Ringstad
Editora Presença
Lançamento 1995
Páginas 464
ISBN 978-972-23-1949-2
Edição brasileira
Tradução Leonardo Pinto Silva
Revisão Maíra de Cinque Pereira da Costa
Editora Cia. das Letras
Lançamento 2012
Páginas 568
ISBN 9788535921892

O Mundo de Sofia (em Predefinição:Língua com nome) é um romance escrito por Jostein Gaarder, publicado em 1991. O livro foi escrito originalmente em norueguês, mas já foi traduzido para mais de 60 línguas, teve sua primeira edição em português (Portugal) em 1995, que atualmente encontra-se em sua 35.ª reimpressão. Somente na Alemanha foram vendidos 4 milhões de cópias. Em 2012, uma nova edição brasileira, traduzida a partir do original norueguês, foi lançada para comemorar os 15 anos da obra e os mais de 1 milhão de exemplares vendidos no Brasil.

O livro funciona tanto como romance, como um guia básico de filosofia. Também tem temas conservacionistas e a favor da ONU. Em 1999, foi adaptada para um filme norueguês; entretanto, não foi largamente exibido fora da Noruega. Esse filme também foi apresentado como uma minissérie na Austrália.

Resumo

Sofia Amundsen (Sofie Amundsen, na versão norueguesa) é uma garota de catorze anos que vive na Noruega em 1990. Ela mora com sua mãe, Helene Amundsen pois, seu pai é capitão de um navio petroleiro e fica fora a maior parte do ano.[1] Ele não aparece no livro.

A vida de Sofia é chacoalhada no começo do livro, quando ela recebe duas mensagens anônimas, pela caixa de correio. Uma das mensagens era com a pergunta "Quem é você?" e a outra questionava "De onde vem o mundo?".[2] Ela recebe também um cartão postal endereçado à "Hilde Møller Knag a/c Sofia Amundsen".[3] A partir de então, ela passa a receber gradativamente um curso de filosofia por correspondência.

Através dessas comunicações misteriosas, Sofia se torna aluna de um filósofo, Alberto Knox, de cinquenta anos. No começo, ele é totalmente anônimo, mas conforme a história se desenrola ele revela cada vez mais sobre si. É ele quem escreve os papéis e os pacotes, mas não os cartões postais, os quais são endereçados por Albert Knag, um major de uma unidade das forças de manutenção da paz da ONU no Líbano.

Alberto ensina à Sofia a história da filosofia. Ele revisa de uma forma que fosse de fácil compreensão o que é de mais importante desde os pré-socráticos, passando por Jean-Paul Sartre. Ao longo das lições filosóficas, Sofia e Alberto tentam lograr o misterioso Albert Knag. Albert aparenta ter poderes equiparados aos de Deus, deixando Alberto irritado.

Sofia aprende filosofia medieval em uma igreja gótica com Alberto vestido como monge e aprende sobre Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir em um café francês. Várias questões filosóficas e métodos de raciocínio são postos diante de Sofia, enquanto ela se esforça para resolve-los a sua maneira. Muitos dos pacotes filosóficos de Alberto são precedidos de perguntas diretas como "Por que o Lego é o brinquedo mais inteligente do mundo?"

Misturado às lições filosóficas, há um enredo normal semelhante a um romance para adolescentes, no qual Sofia interage com sua mãe e suas amigas. Albert Knag continua a interferir na vida de Sofia e Alberto a ajuda a lutar contra isso ensinando a ela tudo o que ele sabe sobre filosofia. Essa, ele explica, é a única maneira de entender o mundo em que ela vive.

Tudo isso vem acompanhado de acontecimentos que parecem cientificamente impossíveis, como conseguir ver a própria imagem no espelho piscar com os dois olhos ou ver de verdade Sócrates e Platão. Por ser um livro baseado em filosofia, entretanto, promete (e cumpre) explicar tudo no final, quando Sofia e Alberto Knox escapam de Albert Knag.

Referências

  1. Gaarder, Jostein (2014). O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras. p. 14 
  2. Gaarder, Jostein (2014). O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras. p. 17 
  3. Gaarder, Jostein (2014). O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras. p. 20 

Ligações externas

Ícone de esboço Este sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste