𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Morrissey

Morrissey
Morrissey em 2005
Nome completo Steven Patrick Morrissey
Nascimento 22 de maio de 1959 (65 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Predefinição:Hlist
Ocupação Predefinição:Hlist
Período de atividade 1976–presente
Carreira musical
Gênero(s) Predefinição:Hlist
Página oficial
morrisseycentral.com

Steven Patrick Morrissey, mais conhecido mononimamente como Morrissey (Predefinição:IPAc-en), (Davyhulme, 22 de maio de 1959), é um cantor e compositor inglês, ex-vocalista e letrista da banda The Smiths, tendo co-composto todas as músicas com o guitarrista Johnny Marr.

Biografia

Carreira

Ficou conhecido por ser o vocalista da banda inglesa The Smiths. Quando a banda terminou em 1987, Morrissey desenvolveu uma carreira solo bem sucedida e é um dos poucos artistas a ter músicas no Top 10 de Vendas de Discos do Reino Unido em três décadas diferentes.

Seu primeiro disco solo, Viva Hate foi lançado em março de 1988, seis meses após a separação dos Smiths. Seu parceiro musical neste disco foi o produtor de sua ex-banda, Stephen Street, e teve a participação do guitarrista Vini Reilly, do Durutti Column. As músicas "Suedehead" e "Everyday is like Sunday" (seus dois primeiros singles na carreira solo) fizeram bastante sucesso.

Depois de alguns singles como "The Last of the Famous International Playboy", "Interesting Drug", "November Spawned a monster", Morrissey lançou sua primeira coletânea de singles e b sides, Bona Drag, em 1990.

Em 1991, com um novo parceiro, Mark E. Nevin, do Fairground Attraction, Morrissey lança Kill Uncle.

Morrissey então inicia uma parceria duradoura com os guitarristas Alain Whyte e Boz Boorer, e lançaria seus melhores trabalhos: Your Arsenal (1992), produzido pelo ex-guitarrista de David Bowie, Mick Ronson, e Vauxhall and I em 1994. Ele gravou em 1994 um single não-álbum "Interlude" com uma de suas cantoras favoritas Siouxsie Sioux de Siouxsie And The Banshees. "Interlude" foi publicado sob o banner Morrissey & Siouxsie. Em 1995 lança Southpaw Grammar e em 1997 Maladjusted.

Morrissey fica um período sem gravadora, mas continua excursionando. Em 2000 fez cinco shows no Brasil. O primeiro foi no Bar Opinião, em Porto Alegre, no dia 31 de março. Na sequência, no dia 1º de abril se apresentou no The Forum, em Curitiba. Nos dias 3 e 4 de abril Morrissey fez shows, no Olympia, em São Paulo e, finalmente, no dia seguinte, 5 de abril tocou no Rio de Janeiro, na casa de shows ATL Hall.

Em 2004 assina com a gravadora Sanctuary Records e lança You Are the Quarry, produzido por Jerry Finn, com grande sucesso de crítica e público.

Em 2006 lança Ringleader of the Tormentors, produzido por Tony Visconti, e inicia novas parcerias com o guitarrista Jesse Tobias.

Em 16 de Dezembro de 2006, no concurso televisivo inglês Britain's Greatest Living Icon, "O Maior Ícone Britânico Vivo" (numa escolha realizada por meio de votos do público em geral). Morrissey classificou-se em segundo lugar apenas atrás de Sir David Attenborough, ficando à frente de nomes importantes, como Paul McCartney, entre outros.

Em 2009, Morrissey lança mais um disco de músicas originais a que chamou de Years of Refusal.

Os concertos de Morrissey ficaram célebres devido ao número incrível de pessoas que constantemente invadiam o palco para poderem tocar no seu herói. Várias vezes os seus shows tiveram que ser interrompidos por causa da quantidade de invasores presentes no palco que tentavam agarrar o cantor.

Em 17 de outubro de 2013, a autobiografia de Morrissey, intitulado “Autobiografia”, foi publicada. O lançamento do livro causou polêmica, porque foi publicado pela editora Penguin Classics, que até então só publicava clássicos da literatura de autores consagrados. O livro entrou na lista dos mais vendidos do Reino Unido em número um, com cerca de 35.000 cópias apenas na primeira semana.

Em 10 de novembro de 2017, Los Angeles declarou a data como Morrissey Day, reconhecendo a importância do cantor que há muitos anos vive na cidade. Morrissey também inaugurou uma loja pop-up em 8250 Melrose Ave em Los Angeles para celebrar o novo álbum Low in High School entre os dias 17 e 19 de novembro deste mesmo ano. A loja contou com diversos itens como roupas, discos, canecas e com as versões coloridas do novo álbum.

Em janeiro de 2020, Morrissey anunciou o lançamento de seu 13º álbum de estúdio, intitulado I Am Not a Dog on a Chain, para 20 de março. O primeiro single, "Bobby, Don't You Think They Know?", que conta com a participação da cantora de soul Thelma Houston, foi disponibilizado em sites de streaming.[1]

Vida pessoal

Tornou-se vegetariano desde muito cedo. Adepto do veganismo desde a década de 80, já divulgava o seu ativismo ao direito dos animais no disco Meat Is Murder de sua então banda.[2] Durante o começo da carreira no The Smiths, ele dizia em entrevistas que era celibatário.

O cantor já citou Oscar Wilde como um dos seus escritores e poetas favoritos. A imagem do dramaturgo britânico de origem irlandesa já até mesmo apareceu no fundo de um de seus shows na Sibéria, na performance da canção "Life Is a Pigsty".

Morrissey anunciou no dia 05 de junho de 2012, que planejaria se aposentar em 2014, quando completaria 55 anos. Segundo o site da revista The Hollywood Reporter, Moz -- como é chamado por seus fãs -- afirma ter envelhecido muito rapidamente nos últimos anos.

Em sua autobiografia, Morrissey afirmou ter tido relacionamento com um fotógrafo, revelando sua bissexualidade.[3]

Controvérsias

Morrissey atualmente está tendo mais destaque por suas opiniões, posições políticas e declarações controversas.[4][5] Em setembro de 2010, o cantor fez uma declaração polémica no jornal britânico The Guardian, chamando os chineses de sub-espécie devido à maneira como tratam os animais, privando-os de qualquer direito ou dignidade.[6]

Critica a Família Real Britânica frequentemente, além de já ter disparado contra PJ Harvey, Bryan Ferry e Tony Blair.[7][8]

O músico já se envolveu em uma série de polêmicas nos últimos anos. As opiniões públicas de Morrissey o fizeram alvo de várias críticas e até boicotes ao redor do mundo.[9]

Discografia solo

Álbuns de estúdio
Colectâneas
  • Bona Drag (1990)
  • World of Morrisey (1995)
  • Suedehead: The Best of Morrissey (1997)
  • My Early Burglary Years (1998)
  • The Best of Morrissey (2001)
  • Greatest Hits (2008)
  • Swords (2009)
Ao vivo
  • Beethoven Was Deaf (1993)
  • Live at Earls Court (2005)
  • Who put the "M" in Manchester (2005) - DVD
  • Morrissey 25: Live (2013) - DVD

Referências

  1. Sheridan, Wade (10 de janeiro de 2020). «Morrissey announces new album 'I Am Not a Dog on a Chain'» (em English). UPI. Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  2. Vegetariano, Morrissey abandona palco após sentir cheiro de carne
  3. «"Infelizmente, não sou homossexual. Sou humasexual", diz Morrissey». musica.uol.com.br (em português). Consultado em 22 de maio de 2022 
  4. Pinheiro, Pedro Henrique (7 de agosto de 2018). «Vídeo elege as 10 piores coisas feitas e ditas por Morrissey». Tenho Mais Discos Que Amigos! (em português). Consultado em 22 de maio de 2022 
  5. Anderle, Matheus (4 de junho de 2018). «Estaria Morrissey estragando o legado do The Smiths? Johnny Marr responde». Tenho Mais Discos Que Amigos! (em português). Consultado em 22 de maio de 2022 
  6. em entrevista Morrissey faz declaração racista em relação aos chineses
  7. Blitz (19 de novembro de 2013). «Morrissey ataca PJ Harvey, Bryan Ferry e a família real britânica em texto enfurecido contra quem mata animais». Consultado em 4 de março de 2014 
  8. El País (29 de novembro de 2013). «10 regras para todo homem (segundo Morrissey)». Consultado em 4 de março de 2014 
  9. «Morrissey anuncia novo disco com lançamento de música inédita; ouça». Tenho Mais Discos Que Amigos! (em português). 11 de janeiro de 2020. Consultado em 22 de maio de 2022 

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons

Predefinição:The Smiths


talvez você goste