𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Vargem do Cedro

Vargem do Cedro é um distrito do município de São Martinho, município situado ao sul de Santa Catarina.

É considerado pelo Vaticano a capital mundial das vocações, devido ao grande números de religiosos que saíram desse local. Se destaca também por sua exuberante natureza, e por sua cultura alemã, atraindo assim muitos turistas.

História

Devido a crise politica e econômica, a partir de 1860, muitos alemães se viram obrigados a deixar sua terra mãe em busca de melhores condições de vida. Então em 1880 se estabeleceram os primeiros colonos em Vargem do Cedro. Foram eles: Paulo Stüpp, Antonio Effting, Jacob Rech e Henrique Hellmann. Encontraram a região totalmente coberta por mata virgem e todos eram originários de Westfalen (Alemanha).

O povo de Vargem do Cedro caracteriza-se pela religiosidade e sempre organizou uma vida social e comunitária em torno da igreja, para o qual muito contibuiram os lideres religiosos presentes na comunidade.

A partir de 1904, Vargem do Cedro começou a contar também com um juiz de paz que oficializava casamentos civís. Mais tarde foi criado também um cartório e uma agência de correios.

Em 1962, com a criação do município de São Martinho, Vargem do Cedro foi elevada à categoria de distrito.

Por mais de 100 anos o alemão foi a língua de uso corrente no dia a dia dos colonos de Vargem do Cedro. De maneira geral as famílias falavam seus dialetos, distinguindo-se o Platt Deutsch e o Hunsrück.

A comunidade para preservar a religiosidade, que se concretizava pela vida de oração e do trabalho, os imigrantes procuravam levar religiosas para a comunidade e assim em 1928, foram as primeiras freiras para Vargem do Cedro, da congregação das Irmãs Franciscanas de São José, também rescem vindas da Alemanha.

Até meados da decada de 1990, a comunidade vivia basicamente da agricultura, quando então, diante das dificuldades encontradas na agricultura, os moradores foram buscar novas técnicas e novos caminhos de sobrevivência. Os costumes, as tradições e a bela paisagem do local, os tem levado a investir no turismo, o que vem somando para uma vida com mais esperança de futuro.

Conta atualmente com diversas pousadas, muito aconchegantes, ideais para passar as férias ou mesmo um final de semana entre a natureza e o povo hospitaleiro da comunidade. Podendo o turista desfrutar e conhecer um pouco da cultura alemã, seus gostos e costumes.

No verão há várias opções para um gostoso banho de cachoeira, com destaque para o Salto Capivara e o Recanto da Natureza, que contam também com amplos restaurantes que funcionam o ano inteiro.

Uma das atrações mais visitadas é o Fluss Hauss, uma fábrica de biscoitos e doces artesanais, que oferece também um delicioso café colonial com produtos da própria comunidade.

talvez você goste