𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Vanderlei Eustáquio de Oliveira

Predefinição:Info/Treinador

Vanderlei Eustáquio de Oliveira, mais conhecido como Palhinha (Belo Horizonte, 11 de junho de 1950), é um ex-treinador e futebolista brasileiro que atuava como ponta de lança e centroavante (atacante).

Carreira

Palhinha começou sua carreira na região do Barreiro, em Belo Horizonte, aos 10 anos. Foi descoberto pelo treinador, Lincoln Alves, do futebol de salão do Cruzeiro, aos 14 anos, onde passou a jogar como ala esquerdo. No ano seguinte, foi jogar no juvenil de campo e aos 18 anos, estreou nos profissionais. Achava complicado disputar posição com fenômenos do futebol como Dirceu Lopes, Tostão e Evaldo. Foi, na época, um reserva de luxo, um tapa-buraco do time.

Após a venda de Tostão para o Vasco da Gama, em 1972, passou a ser o titular do time. Conciliava a velocidade com a inteligência. Era um artilheiro, que a base de valentia, furava as defesas adversárias.

Palhinha estreou na Seleção Brasileira em 27 de maio de 1973, na vitória da Seleção Brasileira por 5 a 0 sobre a Seleção Boliviana, tendo sido convocado outras vezes ao longo dos anos.[1]

Destacou-se pelo Cruzeiro na campanha do título da Taça Libertadores da América de 1976, quando marcou 13 gols em 10 partidas, tornando-se até hoje o maior artilheiro brasileiro em uma só Libertadores.

Em 1977, foi vendido ao Corinthians por 1 milhão de dólares na maior transação do futebol brasileiro na época.

Em 1980, defendeu o Atlético Mineiro que tinha um grande time formado por João Leite, Reinaldo, Cerezo, Chicão, Éder, entre outros craques! Foi Tricampeão Mineiro, Campeão do tradicional Torneio de Málaga (Troféu Costa Del Sol) e Vice-Campeão Brasileiro numa polêmica e disputada final contra o Flamengo.

Quando encerrou a carreira de jogador de futebol em 1985, numa rápida passagem pelo América-MG, passou a ser técnico do time e iniciar esta nova carreira. Como técnico do Cruzeiro dirigiu o time em 20 jogos, em 1994.

Títulos

Como jogador

Cruzeiro
Corinthians
Atlético Mineiro
Vasco da Gama

Futebol de salão

Cruzeiro
  • Campeão da Cidade Infantil de Futebol de Salão: 1965 (Marcou 10 gols em 10 jogos)

Prêmios

Referências

  1. RedirecionamentoPredefinição:fim
Precedido por
Ênio Andrade
Técnico do Cruzeiro
1994
Sucedido por
Nelinho

Predefinição:Esboço-futebolistabra

talvez você goste