𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

VALEC

VALEC
Razão social VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S/A
Estatal
Atividade Engenharia, construção e operação de ferrovias
Fundação 1971 (54 anos)
Sede Brasília, DF
Área(s) servida(s) Nacional
Presidente André Kuhn
Antecessora(s) VALUEC
Website oficial Site oficial

A VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S/A é uma empresa pública, sob a forma de sociedade por ações, controlada pela União através do Ministério da Infraestrutura, conforme texto da Lei 11.772/2008.[1]

Objetivos

Predefinição:Sidebar

Cabe à VALEC o planejamento econômico e administrativo de engenharia de uma estrada de ferro; sua construção, operação, exploração e sistemas de interligação com outras modalidades de transportes; implantação e operação de sistemas de armazenagem, transferência e manuseio de produtos e bens a serem transportados; elaboração de estudos de viabilidade para a expansão da malha ferroviária.

Como empresa pública, a VALEC pode receber da Administração Federal todos os encargos que estejam de acordo com suas atribuições.

História

As origens da Valec remontam à antiga atuação estatal da Companhia do Vale do Rio Doce (CVRD). Em 1972, a Vale, por meio de sua subsidiária Rio Doce Engenharia e Planejamento S.A - RDEP, associou-se à USS Engineers and Consultants INC. para constituir a VALUEC Serviços Técnicos Ltda.[2] Em 1978, esta teve a razão social alterada para VALEC Comércio e Serviços Ltda., já com a Docenave como sócia no lugar da empresa estrangeira. Posteriormente, em 1987, passou à denominação atual, tendo a Portobrás e a própria União como acionistas, após um breve período sob controle do Geipot. Com a dissolução da estatal portuária, em 1990[3], passou a estar sob controle total da União.

Em maio de 2022, foi anunciada a decisão em unificar a Valec com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) para criar uma nova empresa que se chamará Infra S/A e será responsável pelo planejamento e estruturação de projetos para o setor de transportes.[4]

Diretoria

Mário Mondolfo, primeiro à esquerda, na Comissão de Serviços de Infraestrutura, do Senado Federal. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado, em 03/12/2015.

Em junho de 2021, a Diretoria Executiva da empresa era composta da seguinte forma[5]:

  • Diretor-Presidente: André Kuhn
  • Diretor de Empreendimentos: Washington Luke
  • Diretor de Administração e Finanças: Márcio Lima Medeiros
  • Diretor de Negócios: Jeferson de Lima Cheriegate

Concessões

A VALEC detém também as concessões das seguintes ferrovias:

A VALEC também detem uma participação acionária de 39,10% na ferrovia Transnordestina através da Transnordestina Logística S.A.[6].

Ferrovia Norte-Sul

A VALEC subconcedeu em dezembro de 2007, a operação do trecho entre Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO) da Ferrovia Norte-Sul, pelo valor de 1,478 bilhão para a VALE, por um período de 30 anos. Atualmente a concessão deste trecho pertence a VLI.

Em 29 de março de 2019, a concessão da Ferrovia Norte-Sul foi leiloada pelo valor de 2,7 bilhões de reais para a Rumo Logística, empresa ligada a Cosan. A concessão tem duração de 30 anos[7].

Transporte de passageiros

Até a edição da Medida Provisória 576/2012, eram de responsabilidade da VALEC, os estudos da construção dos trens de alta velocidade que ligarão as cidade de São Paulo - Rio de Janeiro - Campinas, e Belo Horizonte - São Paulo - Curitiba. Atualmente, essa é uma atribuição da Empresa de Planejamento e Logística S.A. - EPL.

Ver também

Referências

Ligações externas

Predefinição:Empresas Estatais do Brasil Predefinição:Ditadura militar no Brasil (1964–1985)

talvez você goste