Predefinição:Info/Jogo eletrônico/Wikidata
Urban Dead é um jogo de interpretação online e massivo para múltiplos jogadores totalmente baseado em HTML (ou seja, jogado diretamente do navegador), criado por Kevan Davis.
O jogo se passa na cidade fictícia de Malton, aonde um vírus foi liberado, e pessoas começaram a se transformar em zumbis, forçando o governo a pôr a cidade em quarentena pelo exército, que bloqueou suas fronteiras e pretende além de matar os zumbis, eliminar os saqueadores e forçar os civis que insistem em ficar na cidade a deixar suas casas.
Características
Outro fato que chamou a atenção dos jogadores, além dele ser gratuito, são as chamadas "Action Points", ou simplesmente "APs". A cada meia hora que se passa todo jogador recebe 1 AP, para um total de cinquenta, e quando esses pontos acabam o jogador não pode fazer mais nada, já que precisam delas para executar ações, desde abrir portas até dar tiros, ou executarem buscas por munição ou outros itens. Isso limita o quanto cada pessoa pode jogar por dia, tornando o jogo mais justo.
Urban Dead foi lançado em julho de 2005, e em janeiro de 2006 já conta com 350,000 personagens registrados, desses cerca de 50,000 são ativos. O jogo está em open beta, o que significa que atualizações não são incomuns de acontecer.
Classes dos personagens
Novos jogadores podem iniciar o jogo como sobreviventes (civis, militares ou cientistas) ou zumbis. Cada um dos lados tem suas próprias vantagens. Os sobreviventes por exemplo, conseguem se comunicar por texto, e são duas vezes mais rápidos do que zumbis iniciantes. No entanto devem procurar manter-se num abrigo durante a noite, já que se dormirem ao relento podem acabar mortos pelas hordas de mortos-vivos que andam pelas ruas. Já os zumbis, apesar de serem mais lentos e não conseguirem se comunicar de forma consistente, são "imortais", já que se mortos, podem simplesmente levantar novamente.
Durante o jogo também se pode mudar de lado. Humanos mortos podem levantar de novo como parte das hordas de mortos-vivos, e zumbis que querem experimentar a vida novamente podem ser ressuscitados por sobreviventes que possuam uma seringa de "revivificação".