Universidade Católica de Pernambuco | |
---|---|
UNICAP | |
Lema | Veritati et vitae (Verdade e Vida) |
Fundação | 27 de setembro de 1951 origem em |
Tipo de instituição | Privada, filantrópica e confessional |
Localização | Recife, Pernambuco, {{{país}}} |
Funcionários técnico-administrativos | 249 |
Reitor(a) | Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J. |
Total de estudantes | 15.000 |
Graduação | 14,309 |
Pós-graduação | 691 |
Página oficial | www.unicap.br |
A Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP, popularmente conhecida apenas como a Católica) é uma instituição de ensino superior privada, filantrópica e confessional, localizada em Recife. Criada em 27 de setembro de 1951 e reconhecida pelo Governo Federal através do Decreto 30.417 de 18 de Janeiro de 1952, sua origem remonta à primeira escola superior católica das regiões norte e nordeste do país, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manuel da Nóbrega[1], fundada em 1943 por jesuítas.
A instituição oferece, atualmente, 36 cursos de graduação, sendo o curso de Direito o com mais alunos matriculados e o de Ciências Econômicas o mais antigo, criado em 1943.
História
A Universidade Católica de Pernambuco originou-se da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manuel da Nóbrega, fundada em 1943 por jesuítas, primeira escola superior católica das regiões norte e nordeste do Brasil.[2] Constitui-se no maior complexo educacional dos jesuítas no Brasil,[carece de fontes] com aproximadamente quinze mil estudantes. Na área da graduação, registram-se, nos diversos cursos, cerca de cinquenta mil diplomados pela instituição, ao longo dos sessenta anos de atividades ininterruptas.
Presidência da FIUC
A Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC) elegeu em 27 de julho, último dia da 24ª Assembleia Geral da FIUC — realizada em São Bernardo do Campo (São Paulo) —, o reitor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira, como presidente da FIUC para o próximo triênio (2012-2014).[3]
A FIUC é composta de cerca de 200 universidades e instituições católicas de ensino superior de todo o mundo, que têm a disposição um secretariado permanente encarregado de executar as orientações e políticas, tal como estabelecido pela Assembleia Geral e os órgãos administrativos.
Reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas), no âmbito da educação, ciência e cultura, e pelo papa Pio XII, a FIUC é a mais antiga associação de universidades católicas do mundo.
A cada três anos, a Federação realiza uma Assembleia Geral para debater temas relacionados ao segmento e eleger o corpo executivo e administrativo. O último evento foi realizado no Brasil, entre os dias 23 e 27 de julho deste ano em São Paulo. A penúltima edição ocorreu em novembro de 2009 em Roma (Itália). É a terceira vez que a FIUC é realizada no Brasil (em 1960: na PUC-RJ; e em 1978, na PUC-RS).
Complexo Universitário Jesuíta
A Católica é composta por dez prédios no seu campus da Boa Vista. Possui cerca de dez núcleos de práticas jurídicas (NPJ) espalhados por todo Grande Recife. Ainda conta com a Unicap Jr. - empresa júnior da universidade. Além da Clinica-escola de Psicologia e Fonoaudiologia e a Clínica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que chegou a ser confudida como o MEC como clínica com estrutura de hospital universitário, haja vista os recursos da clínica, referência no Norte/Nordeste.
A instituição possui a maior e mais moderna biblioteca do Norte-Nordeste, a Biblioteca Central Padre Aloísio Mosca de Carvalho SJ.
Ainda funciona em seu campus universitário da Soledade/Boa Vista, no antigo Colégio Nóbrega, o Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco, sua escola de aplicação que oferece Educação Básica e Profissionalizante.
Há também o Museu de Arqueologia, referência em Pernambuco que terá uma nova sede no Palácio da Soledade, antiga sede do governo da Confederação do Equador e que hoje compõe o campus da Unicap, abrigando o IPHAN e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
A Universidade ainda dispõe de um prédio na Praça da República, o mais importante quadrilátero histórico do Recife. No prédio funcionava o Liceu de Artes e Ofícios e deve passar a ser um centro cultural.
Reconhecimento nacional
A Universidade teve dez de seus cursos listados entre os melhores do País, segundo o Guia do Estudante, da Editora Abril em 2007. A Unicap recebeu 33 estrelas de certificação de qualidade. Um reconhecimento nacional pelo trabalho da instituição no ramo de ensino.
Em 2011 o desempenho da Unicap foi ainda mais expressivo, obtendo estrelas em 13 cursos.
Numa crescente evolução acadêmica, no ano de 2012 a Unicap obteve certificações da Editora Abril em 15 cursos. Se em 2007 a instituição recebeu 33 estrelas, em 2012 recebeu 52.
Em 2018, a UNICAP foi a única instituição do Norte/Nordeste a receber nota 5 (máxima) no curso de Direito.
Ensino e pesquisa
A instituição tem mais de 220 projetos de pesquisa realizados junto à Facepe e ao CNPQ. Um desses projetos "Desenvolvimento sustentável do município do Rio Formoso (PE)" foi apontado como um dos cinco melhores no prêmio Sustentabilidade (Editora Abril/Banco Real), sendo o único representante do Norte-Nordeste escolhido entre os mais de 300 trabalhos inscritos de todo o País.
Avaliação do Ministério da Educação (MEC)
Em 2008 a universidade foi apontada pelo Ministério da Educação como a melhor universidade particular de Pernambuco. Em uma avaliação institucional, numa escala de 1 a 5, a Unicap recebeu nota 4 e foi apontada como uma das melhores universidades do Brasil, pelo MEC.
JC Recall
A Católica é a maior vencedora do prêmio JC Recall de Marcas - categoria Educação, conquistando por 7 anos consecutivos o título de instituições de superior mais lembrada pelos pernambucanos. o prêmio é promovido pelo Jornal do Commercio, o maior jornal do Norte-Nordeste).
Biblioteca Central
A Biblioteca Central Padre Aloísio Mosca de Carvalho, SJ é um órgão suplementar da Universidade Católica de Pernambuco, vinculada à Pró-reitoria de Graduação e Extensão, tem como objetivo básico de proporcionar suporte informacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão. O acervo da BC reúne 119.984 títulos, num total de 269.549 exemplares referentes a livros, teses, dissertações; 3.837 títulos de Periódicos e 4.316 Materiais Especiais, sendo 3.536 fitas de vídeo e os demais materiais distribuem-se em CD-ROM, CD musicais, DVD, disquetes, slides, ilustrações e outros, 145 manuscritos, 22 títulos em braille e bases de dados on-line e em cd-rom, todos representados no Sistema de Automação. Com a implantação do Software Pergamum, o acervo pode ser consultado 24 horas, via Internet. Esta entre as maiores bibliotecas do Brasil. A Biblioteca possui, também, coleções especiais como a produção docente de teses e dissertações da UNICAP, Coleções Pessoais (Prof. Doutor Moura Rocha, Nailton Santos, Pe. Nogueira Machado, Pe. Aníbal, Monsenhor Lóssio e outros), gradativamente recebendo tratamento técnico especializado.
O jardim da Biblioteca Central, localizado no coração do campus da Universidade, é local de convívio dos estudantes e também da pequena coleção aviária pertencente à instituição formada por patos, gansos, galinhas sedosas e o exótico casal de pavões que se tornaram mascotes afetivos não-oficiais utilizados pelo corpo docente e discente para se referir à Unicap.
Curso de Medicina da UNICAP e Santa Casa de Misericórdia do Recife
O Hospital Maria Lucinda, inaugurado em 1929, e o Hospital Santo Amaro, inaugurado em 1870, são os hospitais universitários do curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco. Foram criados pela Santa Casa de Misericórdia de Recife e continuam sendo filantrópicos e católicos. O primeiro conta com 185 leitos e o segundo com 130 leitos.[4][5][6]
Referências
- ↑ «Nossa História». Unicap #FiqueEmCasaSalveVidas (em português). Consultado em 28 de julho de 2020
- ↑ «Universidade Jesuíta e Democratização da Sociedade» (PDF). UNICAP. Outubro de 2017. Cópia arquivada (PDF) em 22 de outubro de 2018
- ↑ Redação (30 de julho de 2012). «Reitor da Unicap é o novo presidente da Fiuc». Boletim Unicap (em português). Consultado em 28 de julho de 2020
- ↑ «Hospital Maria Lucinda – 93 anos cuidando com excelência da saúde dos pernambucanos». Consultado em 30 de junho de 2022
- ↑ «Hospital Santo Amaro». Consultado em 30 de junho de 2022
- ↑ «Nossa história». Consultado em 30 de junho de 2022