𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

NBCUniversal

NBCUniversal Media, LLC
30 Rockefeller Plaza (Comcast Building), sede mundial da NBCUniversal em Nova Iorque
Razão social NBCUniversal Media, LLC
Nome(s) anterior(es) NBCUniversal, Inc. (2004-2011)
Divisão
Fundação 2004 (Fusão entre General Electric e Vivendi SA)
Sede 30 Rockefeller Plaza
Rockefeller Plaza, Nova Iorque 10112
Proprietário(s) Comcast
Pessoas-chave Steve Burke (CEO)
Divisões NBC
Universal Studios
NBCUniversal Television Group
NBC News
NBC Sports Network
USA Network
Syfy
Chiller
CNBC
MSNBC
Current TV (10%)
iVillage
PictureBox Movies
Bravo
qubo, Telemundo Television Studios
The Weather Channel
Universal Kids
Hulu (33%)
Receita Lucro US$23,821 Bilhões (2012)
Website oficial nbcuni.com

NBCUniversal Media, LLC (anteriormente conhecida com NBC Universal, Inc.) é um conglomerado de mídia e entretenimento pertencente à Comcast. Anteriormente a NBCUniversal tinha como proprietária a Universal Entertainment, mas foi vendida para a Vivendi. A GE adquiriu parte das mãos da Vivendi. Após anos de negociações, a empresa americana GE adiquiriu o outro gomo da NBCUniversal e posteriormente vendeu 100% para a Comcast, que agora é a única dona do conglomerado. A companhia desenvolve e produz entretenimento, noticias, e informação para a base global.

A NBCUniversal opera uma rede de televisão aberta nos Estados Unidos, vários canais de televisão paga, um grupo de estações locais de TV distribuídos pelo país, empresas cinematográficas, produtoras de conteúdo televisivo e parques de diversões. O Universal Music Group não foi incluído no negócio em 2004, e não faz parte da NBC Universal.

Jeff Zucker foi nomeado presidente a cooperador da NBC Universal em 6 de Fevereiro de 2007, substituindo Bob Wright, quem foi presidente da NBCUniversal e vice presidente da General Electric. Zucker anteriormente foi chefe executivo da companhia de operação televisional.

História

A NBCUniversal possui suas raízes modernas na diversificação realizada pela NBC no final da década de 1980. Naquela época, a NBC criou dois canais de TV: CNBC e America's Talking. A NBC também era dona parcial de canais desportivos regionais e outros canais pagos, como American Movie Network e Court TV (até 2006).

Em 2003, como parte do desmonte do conglomerado Vivendi Universal, a GE formou a NBC Universal: 80% pertenceria à GE, e 20% à Vivendi Universal. Em 2006, a Vivendi Universal teria o direito de vender os 20% restantes a um valor justo de mercado, o que resultaria numa compra forçada pela GE. A união das duas empresas atende aos interesses da empresa francesa nos Estados Unidos, como as unidades de distribuição e produção da Universal Studios, cinco parques temáticos e canais por assinatura.

Em 12 de janeiro de 2007, a NBC Universal revelou que em 1 de março daquele ano seria lançado um canal por assinatura do gênero de terror, chamado Chiller. No seu lançamento, o canal estaria disponível apenas pela DirecTV, com o slogan "Dare to watch" ("Ouse assistir"). O canal apresenta filmes como Psycho e The Shining, e séries como Twin Peaks, Alfred Hitchcock Presents, Freddy's Nightmares, Friday the 13th: The Series, Tales from the Crypt, entre outros. Além do acervo na NBC Universal, o canal exibe filmes pertencentes a outros estúdios, como Warner Bros., Paramount e 20th Century Fox.

Em 9 de outubro de 2007, a NBC Universal comprou o canal feminino Oxygen. No final do mesmo ano, a NBC Universal comprou o Sparrowhawk Media Group[1] e o renomeou para NBC Universal Global Networks. Fazem parte do grupo todos os canais Hallmark fora dos EUA, além de canais como Diva TV, Movies 24, Syfy, Universal TV e KidsCo. No Brasil, o Universal TV não foi afetado pela compra, porque é programado pela Globosat,[2] que o opera desde que o canal se chamava USA Network.[3]

Em dezembro de 2009, a imprensa norte americana divulgou que a Comcast, dono do maior sistema a cabo americano, manifestou interesse em adquirir o controle da NBC Universal também sugerem que a WarnerMedia e a News Corporation também estariam interessadas no controle da empresa.

Divisões da empresa

NBC Tower, sede da empresa em Chicago.

Observações:

  1. Propriedade dividida com a Microsoft em uma joint venture: 82% pertence à NBC, e 18% à Microsoft.
  2. Joint venture entre a NBC Universal e suas afiliadas de televisão aberta.
  3. 25%.
  4. 37% pertence à NBC Universal, 63% à ValueVision Media.
  5. Propriedade dividida com a LIN TV em um joint venture (76% pertence à NBC, 24% à LIN).
  6. A estação pertence à NBC Universal, mas é controlada pela ZGS Broadcast Holdings.
  7. 50% com a Paramount Pictures da Viacom.

Referências

  1. NBC Universal (29 de novembro de 2007). «NBC UNIVERSAL COMPLETES ACQUISITION OF SPARROWHAWK MEDIA» [ligação inativa] 
  2. «Globosat - Quem Somos - Os canais Globosat». Consultado em 29 de fevereiro de 2008. Arquivado do original em 3 de março de 2008 
  3. «Mais ciência em português na telinha». SUPERINTERESSANTE. Maio de 1996. Consultado em 29 de fevereiro de 2008. Arquivado do original em 3 de março de 2008 

Ligações externas

Predefinição:Canais de televisão da NBC Universal

talvez você goste