𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Monster Magnet

Monster Magnet
Monster Magnet tocando ao vivo em Madrid no ano de 2008.
Informação geral
Origem Nova Jérsei
País  Estados Unidos
Gênero(s) Stoner rock, hard rock, heavy metal, rock psicodélico, space rock
Período em atividade 1989 - presente
Gravadora(s) SPV Records
Integrantes Dave Wyndorf
Garrett Sweeny
Phil Caivano
Bob Pantella
Chris Kosnik
Página oficial www.monstermagnet.net

O Monster Magnet é uma banda estadunidense de stoner rock, citada como uma das mais sucedidas e influentes do estilo. Vindos de Red Bank, New Jersey, o grupo foi formado por Dave Wyndorf (vocal e guitarra), John McBain (guitarra), Tom Diello (bateria) e Tim Cronin (vocal e baixo). No início, a banda chamava "Dogs of Mistery" e mais tarde "Airport 75", até mudar definitivamente para "Monster Magnet" (nome tirado de uma música do Frank Zappa & The Mothers of Invention, Return of the Son of Monster Magnet).

História

Em 1989, a banda lança duas demo tapes cassetes: "Forget About Life, I'm High on Dope" e "I'm Stoned, What Ya Gonna Do About It?" O primeiro lançamento oficial da banda, é o EP auto-intitulado, lançado pela gravadora alemã Glitterhouse Records. Em 1991, a banda assina com a Caroline Records e lança seu primeiro álbum completo, o clássico Spine of God (relançado em 2006 com o EP "Tab" e capa e arte nova). O próximo lançamento foi um EP de quatro faixas chamado Tab, entre as quatro faixas, a faixa título tem a impressionante duração de 32 minutos. Devido a conflitos de personalidade, o guitarrista "McBain" foi demitido da banda, logo após o lançamento do "Tab", logo sendo substituído por Ed Mundel, ex-guitarrista do Atomic Bitchwax.

Em 1993 a banda lança o álbum Superjudge. Embora o álbum foi lançado por uma gravadora "major" (A&M Records) e é considerado outro clássico da banda, o álbum não vendeu o esperado. O álbum seguinte, Dopes to Infinity, mais influênciado pelo pop, acaba gerando um hit com a canção "Negasonic Teenage Warhead", mas na situação de vendas, a banda continua a mesma. O líder Wyndorf, acaba se mudando para Las Vegas, Nevada para começar a compor o álbum Powertrip (1998), que acaba tornando-se um mega sucesso, com direito a entrada nas paradas da Billboard estadunidense. O álbum Powertrip deu uma guinada no som da banda, com menos um som mais simples e acessível (embora ainda continuasse pesado), do que o stoner rock low-fi que a banda praticava. O guitarrista Phil Cavaino junta-se a banda em 1998. O primeiro single, "Space Lord", tornou-se um sucesso radiofônico e com isso, a banda embarca em turnês com bandas como Aerosmith, Metallica e Marilyn Manson.[1] Em 2000, a banda lança o álbum God Says No, último pela gravadora A&M Records. Após o lançamento, Joe Calandra e Jon Kleiman deixam a banda devido a conflitos internos com Wyndorf, que dão o lugar a Jim Baglino e Bob Pantella respectivamente. Em 2003, a banda assina com a gravadora SPV Records e lança em 2004, o álbum Monolithic Baby!. Em março de 2005, o guitarrista "Phil Cavaino" deixa a banda, após 7 anos de serviços prestados.Rumores indicam, que um álbum novo e um DVD são esperados para 2007. Em fevereiro de 2006, o líder da banda, teve uma overdose de remédios, mas sobreviveu e hoje em dia já está recuperado.

Integrantes

Monster Magnet ao vivo em 2017.

Formação atual

  • Dave Wyndorf – vocal, guitarra base (1989–presente)
  • Phil Caivano – guitarra base (1998–presente)
  • Bob Pantella – bateria (2004–presente)
  • Garrett Sweeny – guitarra solo (2010–presente)
  • Chris Kosnik – baixo (2013-presente)

Ex-integrantes

  • John McBain – guitarra solo (1989-1993)
  • Tim Cronin – bateria, vocal (1989–1990)
  • Tom Diello – bateria (1989–1991)
  • Ed Mundell – guitarra solo (1993–2010)
  • Joe Calandra – baixo (1991–2001)
  • Jon Kleiman – bateria (1991–2001)
  • Jim Baglino – baixo (2001–2013)

Discografia

Álbuns

EP's

Ano Título Notas
1990 Monster Magnet Único lançamento pela gravadora Glitterhouse Records.
1991 Tab Último lançamento pela Caroline Records.

Coletâneas

Ano Título Notas
1990 Greatest Hits Álbum de compilação, lançado pela A&M Records.

Referências

Ligações externas


talvez você goste