Simon Stevin | |
---|---|
Nascimento | 1548[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]] Bruges |
Morte | 1620 (72 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]] |
Nacionalidade | belga |
Campo(s) | engenharia, física e matemática |
Simon Stevin (Bruges, Predefinição:Ca. 1548 – 1620) foi um engenheiro, físico e matemático flamengo.
Biografia
Simon Stevin nasceu em Bruges, Flandres (agora Bélgica). Das circunstâncias da sua vida muito pouco foi registrado; o dia exato do seu nascimento e o dia e local (Haia ou Leiden) da sua morte são desconhecidos. É conhecido contudo que ele deixou uma viúva e dois filhos. Segundo informação nos trabalhos de Stevin, este terá começado a sua carreira como um comerciante mercante na Antuérpia, e que viajou depois pela Polónia, Dinamarca e outros locais no norte da Europa, e que era amigo intimo do príncipe Maurício de Nassau, que lhe pediu conselhos em várias ocasiões, e que o tornou um oficial público—no início director da tão chamada "waterstaet" (o departamento que cuidava dos assuntos da água) e mais tarde general.
No domínio da física estudou os campos da estática e da hidrostática: formulou o princípio do paralelogramo para a composição de forças; demonstrou experimentalmente que a pressão exercida por um fluido depende exclusivamente da sua altura, (Teorema de Stevin) dando assim uma explicação ao chamado paradoxo hidrostático.
Na área da matemática introduziu o emprego sistemático das frações decimais e aceitou os números negativos, com o que reduziu e simplificou as regras de resolução das equações algébricas. Propôs o sistema decimal de pesos e medidas.
Aplicação da Física na Biologia
Simon Stevin foi responsável pela demonstração experimental de que a pressão exercida por um fluido depende totalmente da sua altura, tal relação foi denominada Teorema de Stevin. O Teorema foi extremamente importante para entendermos o funcionamento e natureza de fluidos, principalmente do fluido que nos constitui: o sangue.
Para entender o princípio de Stevin deve-se considerar um fluido em equilíbrio horizontal e vertical dentro de um recipiente, ou seja, a somatória de forças agindo no fluido é zero.
Esse fluido exerce forças nas paredes do recipiente que se tornam mais intensas à medida que a profundidade aumenta, ou seja, à medida que a coluna de fluido aumenta, desta forma, Stevin conseguiu chegar na sua famosa relação:
Pb = Patm + dliquido.g.h ; onde Pb é a pressão em um ponto hipotético B, Patm é a pressão atmosférica; dlíquido é a densidade do fluido e h é a altura da coluna de líquido acima do ponto B.
Publicações
- La Theinde (O décimo) em 1585;
- La pratique d'arithmétique em 1585;
- L'arithmétique em 1585;
- De Beghinselen der Weegconst em 1586;
- De Beghinselen des Waterwichts (Princípios do peso da água) em 1586 no tópico de hidrostáticas;
- Vita Politica. (Vida civil) em 1590;
- De Sterktenbouwing (A construção de fortificações) publicado em 1594;
- De Havenvinding (Procura de posição) publicado em 1599;
- De Hemelloop em 1608;
- Wiskonstighe Ghedachtenissen
- Castrametatio, dat is legermeting and Nieuwe Maniere van Stercktebou door Spilsluysen publicado em 1617;
- De Spiegheling der Singconst (Teoria da arte de cantar).
Ligações externas
- Predefinição:MacTutor Biography
- Biografia de Stevin
- [1] contém uma versão em HTML da obra De Thiende