𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Silent Hill (filme)

Para outros significados ver Silent Hill e Silent Hill (jogo)
Silent Hill
A Maldição do Vale (PRT)
Terror em Silent Hill (BRA)
Silenthill 1996 poster.jpg
 Canadá
 França[1]
2006 •  cor •  125 min 
Direção Christophe Gans
Produção Samuel Hadida
Don Carmody
Roteiro Roger Avary
Christophe Gans
Nicolas Boukhrief
Elenco Radha Mitchell
Sean Bean
Jodelle Ferland
Laurie Holden
Deborah Kara Unger
Alice Krige
Tanya Allen
Kim Coates
Género terror
Música Jeff Danna
Akira Yamaoka
Cinematografia Dan Laustsen
Edição Sébastien Prangère
Lançamento Canadá 21 de abril de 2006
França 26 de abril de 2006
Brasil 18 de agosto de 2006
Idioma inglês
Cronologia
Silent Hill: Revelation 3D
Classificação
Alemanha:  16
Austrália:  MA
Brasil:  18
Canadá:  18
Estados Unidos:  R
Filipinas:  R-13
Finlândia:  K-15
França:  -12
Hong Kong:  IIB
Hungria:  18
Irlanda:  15
Itália:  T
Japão:  PG-12
México:  C
Noruega:  15
Nova Zelândia:  R16
Reino Unido:  15
Romênia:  I.M.-18
Singapura:  NC-16
Suécia:  15
Suíça:  16

Silent Hill (no Brasil, Terror em Silent Hill), é um filme de terror psicológico lançado em 18 de agosto de 2006, dirigido por Christophe Gans, que conta a história de uma misteriosa doença de uma criança, uma mãe desesperada e uma cidade sinistra e deserta, envolvida em névoa, contaminada por segredos. O filme é baseado nos jogos Silent Hill da Konami, o orçamento do filme foi de $50 milhões e o filme lucrou $97,607,453 dólares [2].

Sinopse

A história do filme se trata de uma mãe que resolve levar sua filha a cidade citada pela menina nos seus pesadelos. O filme começa com Rose aflita perseguindo desesperadamente sua filha Sharon que aparentemente sofre da síndrome de Asperger, correndo pela mata adjacente a uma movimentada estrada nas proximidades da casa onde mora. Nesse aparente pesadelo Rose consegue alcançar a filha na borda de um despenhadeiro onde tem a primeira visão da Silent Hill degradada pela escuridão. Nos braços da mãe, Sharon grita de forma desconexa as palavras "casa" e "Silent Hill". No final dessa primeira cena uma cruz iluminada contra o céu escuro fica bem a mostra para que durante o restante do filme se perceba a diferença entre essa cruz e os outros crucifixos da religião de Silent Hill. Sem saber que na verdade está sendo atraída para aquele lugar maldito, Rose decide levar Sharon à Silent Hill na tentativa de descobrir a solução para o problema da filha. Ao revelar os motivos da viagem à filha, Sharon diz a mãe não se lembrar do que fala enquanto "caminha dormindo" deixando a mãe entender que aquele nome da cidade não faz nenhum sentido para ela. Enquanto as duas vão para o carro que espera no acostamento, um outdoor no formato de um livro traz a seguinte mensagem: "Você sabia que julgaremos os anjos? Você sabia que os santos julgarão esse mundo?".

Sua viagem inclui parte da noite, quando uma suspeita policial começa a segui-la. Com medo, Rose sai correndo e acaba chegando em seu destino mais rápido do que o esperado, com sua filha dormindo no carro. E enquanto está dirigindo muito rápido quase chegando à cidade, Rose vê uma menina no meio da rua e desvia, então desmaia. Quando acorda, percebe que Sharon sumiu. Desesperada, ela começa a procurar a menina por toda a cidade aparentemente desabitada. Rose, sai correndo e encontra com a policial, que tenta prendê-la. Aos poucos, as duas vão se conectando por conta do terror que envolve a cidade e, também, por causa da busca pela menina. Rose descobre cada vez mais coisas sobre si mesma, sobre a cidade e sobre sua filha.

O som de uma sirene recorrente é tocado durante o filme. Quando soa, as trevas aparecem e então todos os "monstros" de lá começam a ter vida. Essa sirene dura alguns minutos depois da entrada no "mundo das trevas".

Elenco

Monstros

  • Gray Child - São aquelas criaturas que atacam Rose quando ela encontra o Homem pendurado na grade no começo do filme
  • Lying Figure - É uma criatura sem braços, sem dedos, sem rosto. Ela joga ácido por um buraco na barriga, é a única criatura que não surge da escuridão, ela mora em Silent Hill e ronda a cidade
  • Colin, O Zelador - Um homem que tem os pés amarrados atrás da cabeça, amarrado com arame farpado que fica no banheiro da escola
  • Baratas - São baratas com cerca de 10 centímetros de comprimento, milhares delas aparecem com o Pyramid Head
  • Pyramid Head (Cabeça de Pirâmide) - O demônio da cidade, o guardião de Alessa. Ele usa um capacete de metal em forma de pirâmide com uma longa ponta para a frente em formato de triângulo, e está sempre com um facão muito grande que carrega arrastando no chão fazendo um som de metal extremamente perturbador.
  • Enfermeiras - São enfermeiras zumbis que ficam no subterrâneo do hospital, elas não tem rosto e não enxergam, elas apenas se guiam pelos barulhos e seguem sempre a luz
  • Dark Alessa ou The One With Many Names - Uma entidade sobrenatural sem nome. Em certas culturas poderia ser chamado de Anjo da Morte ou até o próprio demônio. Assume a forma de Alessa para ajudá-la em sua vingança contra os moradores de Silent Hill.

Lugares

  • Entrada de Silent Hill
  • Midwich Elementary School
  • Grand Hotel
  • Igreja Balkan
  • Hospital BrookHeaven

Recepção da crítica

Silent Hill tem recepção geralmente desfavorável por parte da crítica especializada. Com tomatometer de 29% em base de 90 críticas, o Rotten Tomatoes publicou um consenso: "Silent Hill é visualmente impressionante, mas como acontece com muitas adaptações de videogame, é atormentado por diálogo inane". Tem 63% de aprovação, por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.[3]

Trilha sonora

A trilha sonora do filme é quase toda constituída por músicas dos jogos Silent Hill, Silent Hill 2, Silent Hill 3 e algumas de Silent Hill 4: The Room, todas compostas por Akira Yamaoka. Elas foram arranjadas pelo compositor de filmes Jeff Danna, com algumas trilhas modificadas e outras completamente recriadas. Akira Yamaoka também supervisionou o arranjo e a remixagem das trilhas. Atualmente não há nenhum anúncio oficial sobre um lançamento de uma trilha sonora original do filme. Um álbum, conhecido como Silent Hell, é disponível no iTunes e contém 38 faixas. As outras músicas usadas no filme que não estão nesse álbum também estão disponíveis. A única música na trilha sonora que não foi retirada dos jogos e nem composta por Yamaoka é "Ring of Fire" de Johnny Cash.

Dublagem

Ator (Personagem) Brasil Dubladores
Radha Mitchell (Rose Da Silva) Eleonora Prado
Sean Bean (Christopher Da Silva) Armando Tiraboschi
Jodelle Ferland (Sharon Da Silva) Flora Paulita
Laurie Holden (Cybil Bennett) Fátima Noya
Deborah Kara Unger (Dahlia Gillespie) Adriana Pissardini
Alice Krige (Christabella) Rosa Baroli
Kim Coates (Inspetor Thomas Gucci) Ronaldo Artinic
Tanya Allen (Anna) Márcia Regina
Ron Gabriel (Mecânico) Gilberto Baroli
Amanda Hiebert (Atendente do Posto de Gasolina) Silvia Suzy

Curiosidade

O filme teve um sucesso tão grande e contribuidor à franquia de jogos, que ganhou várias referências, além de ter muitos de seus elementos de terror e narrativa adotados no universo dos próprios jogos.

Em uma homenagem a Silent Hill 3 (2003), a música tema do jogo interpretada por Mary Elizabeth McGlynn é usada nos créditos finais do filme. Outra música do jogo toca em uma cena envolvendo Rose e Sharon Da Silva em seu carro tocando no rádio, a música também tocou em um rádio de carro durante uma cena em Silent Hill 3.

No roteiro original, havia apenas personagens femininos. Depois de enviar isso, o roteiro foi devolvido a Christophe Gans com um memorando dizendo "não há homens!" O personagem de Sean Bean, que só deveria aparecer no começo e no final do filme, teve seu papel expandido junto com o personagem que Thomas Gucci adicionou e o roteiro foi aprovado.

Deborah Kara Unger tinha uma amizade próxima com o diretor Christophe Gans, a quem ela considerava um mentor. Gans achava que Deborah era perfeita para o papel da mãe em apuros Dahlia Gillespie, que aparece em duas idades diferentes no filme. Ele tinha certeza de que ela ficaria irritada por ser convidada a retratar uma velha maltrapilha. Em vez disso, Deborah ficou encantada com o personagem e rapidamente aceitou o papel.

Jodelle Ferland afirmou em entrevistas que Dark Alessa era a favorita de seus três personagens de Silent Hill para retratar.

Alice Krige usava contatos azuis durante as filmagens; isso foi feito para combinar com a cor dos olhos de Jodelle Ferland e Deborah Kara Unger, uma vez que eles deveriam ser da família.

Christophe Gans originalmente queria que Cameron Diaz fizesse o papel de Cybil Bennett.

Os estranhos movimentos das Enfermeiras das Trevas, quando eles "ganham vida" pela primeira vez, foram criados filmando-os andando para trás e, em seguida, executando o filme ao contrário.

Radha Mitchell (Rose) recebeu um soco no rosto de um dos "Dark Nurses" durante as filmagens da cena no porão do hospital.

Para aumentar a sujeira acumulada causada pela jornada de sua personagem através de Silent Hill, Radha Mitchell não lavou o cabelo durante toda a filmagem.

No começo do filme, quando Rose está correndo freneticamente tentando encontrar Sharon, ela corre por um túnel. Nas paredes do túnel, há graffiti soletrando o nome "Cheryl". Cheryl é o nome original do personagem de Sharon no videogame.

Dahlia fala muito suavemente durante todo o filme e às vezes é muito difícil de ouvir. Isso foi para mostrar que Dahlia não era capaz de ser forte e falar por si mesma.

Na cena em que aparece a imagem da bruxa queimando na igreja, os membros da equipe do filme foram pintados como espectadores assistindo a queima.

Os personagens e história são uma reinterpretação muito fiel a ideia dos jogos, apesar de não seguirem com exatidão todos os fatos. O diretor usou como inspiração as histórias de Silent Hill 1, Silent Hill 2 e Silent Hill Origins, unindo-as em uma única e aterroradora crônica. Porém, a adaptação foi tão fiel ao "espírito" da franquia, que a auxiliou na consolidação da sua mitologia. Desde então, muitos conceitos, ideias, interpretações e conclusões foram subjugadas, e toda a franquia foi re-interpretada pelos jogos seguintes. No fim, a história verdadeira de Silent Hill foi completamente influenciada pelo primeiro filme. [4]

Referências

  1. http://en.unifrance.org/movie/27206/silent-hill
  2. «Silent Hill (2006)» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 30 de maio de 2010 
  3. «Silent Hill» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 27 de março de 2014 
  4. Morte, Shady (terça-feira, 29 de outubro de 2013). «DivulganteMorte : O Filme Achado de Hoje: Terror em Silent Hill». DivulganteMorte  Verifique data em: |data= (ajuda);

Ligações externas

talvez você goste