𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Santana do Cariri

Santana do Cariri
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Santana do Cariri
Bandeira
Hino
Gentílico santanense-do-cariri[1]
Localização
Localização de Santana do Cariri no Ceará
Localização de Santana do Cariri no Ceará
Santana do Cariri está localizado em: Brasil
Santana do Cariri
Localização de Santana do Cariri no Brasil
Mapa de Santana do Cariri
Coordenadas 7° 11' 16" S 39° 44' 13" O
País Brasil
Unidade federativa Ceará
Região metropolitana Cariri
Municípios limítrofes Norte Nova Olinda, Altaneira e Assaré Sul Exu (PE) e Bodocó (PE) Leste Crato e Nova Olinda Oeste Potengi e Araripe.
Distância até a capital 523 km
História
Fundação 25 de novembro de 1885 (138 anos)
Administração
Prefeito(a) Samuel Cidade Werton (DEM, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [2][3] 855,563 km²
População total (IBGE/2010[4]) 17 170 hab.
Densidade 20,1 hab./km²
Clima Tropical quente subúmido
Altitude 475 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
CEP 63190-000
Indicadores
IDH (PNUD/2010[5]) 0,612 médio
PIB (IBGE/2014[6]) R$ 120,414 mil
PIB per capita (IBGE/2017[6]) R$ 7 589,72

Santana do Cariri é um município do estado do Ceará, Brasil. Localiza-se na Região Imediata e Intermediária de Juazeiro do Norte, bem como na Região de influência de Juazeiro do Norte. O município tem 807 km². Estima-se que em 2021 sua população tenha chegado a 17. 726 habitantes segundo o IBGE. Possui o título de "Capital Cearense da Paleontologia".

História

Chamou-se primitivamente Brejo Grande, local habitado pela tribo nativa dos guerreiros denominados Buxixés, Tapuias que dominavam , além do Araripe terras limítrofes de Pernambuco. Suas origens remontam ao final do Século XVII, quando os irmãos João Alves Feitosa e José Cavalcante, procedentes da Casa da Torre (Bahia), requereram e obtiveram terras nas margens do Riacho Brejo Grande. Diante das condições geologicamente favoráveis, não somente com relação à pecuária, mas sobretudo à agricultura, houve rápido desenvolvimento do reduto, atraindo novos moradores para a região, com o afluxo de moradores, foi erigida uma capela sob a invocação de Senhora Santana, no mesmo local da atual Matriz. Dessa pioneira convergência nasceria o arraial e o povoamento adjacente, formando-se rápido estágio de florescimento.

A elevação do arraial à categoria de Vila ocorreu segundo Lei Provincial nº 2096, de 26 de Novembro de 1885. A elevação à categoria de município ocorreu 20 de dezembro de 1938, ainda, com o nome de Santonópole, sob a forma do Decreto-Lei nº 448. Atualmente tem seis distritos: Santana do Cariri (Sede) Dom Leme (1987), Brejo Grande (1912), Anjinhos (1963), Araporanga (1938) e Pontal da Santana Cruz (1990) e dois bairros: Santana do Cariri (sede) e Inhumas (se torna bairro em 2014 pela lei municipal n° 737).

Toponímia

Santana do Cariri também já foi chamada de Brejo Grande, Santana do Araripe, Santana do Cariry, Santanópole e finalmente voltou à denominação tradicional em 22 de Novembro de 1951, chamando-se Santana do Cariri.

Geografia

Vista da Chapada do Araripe em Santana do Cariri

Vegetação

A vegetação do município compreende desde floresta subcaducifólia tropical xeromorfa, Carrasco, Floresta subcaducifólia tropical pluvial até Floresta subcaducifólia tropical plúvio- nebular.[7]

Clima

O clima vai de tropical quente semiárido brando até tropical quente subúmido.[8] Seu período chuvoso ocorre geralmente entre janeiro e maio.

Cultura

O município tem como símbolo religioso Senhora Santana, bem como a jovem Benigna Cardoso da Silva, mais conhecida como heroína da castidade. Abriga 19 escolas municipais públicas, 2 (duas) escolas privadas e 1 escola estadual.

O município possui sítio arqueológico (arte rupestre brasileira) de interesse histórico e turístico. Santana do Cariri destaca-se também pelo comércio de produtos feitos manualmente na Associação Santanense de Apoio ao Artesão. Os turistas podem comprar artesanato típico feito em renda, bordado, couro, cerâmica e pintura. Na gastronomia, destaque para a galinha à cabidela e baião-de-dois com pequi.

Destaca-se por possuir um vasto sítio paleontológico, onde já foram descobertas várias espécies de animais extintos. Abriga o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri,[9] o Casarão Cultural Felinto da Cruz Neves e Generosa Amélia da Cruz 1ª mulher prefeita de Santana, 1ª do Ceará e 2ª do Brasil. Igreja matriz de Senhora Sant'Ana" centenária e em estilo neo clássico, Pontal da Santa Cruz a 750m de Altitude acima do nível do mar com mirante e restaurante na Chapada do Araripe.

Prédios e marcos históricos

Museu de Paleontologia de Santana do Cariri

Calendário de eventos cívicos e populares

  • 16 a 26 de Julho: Festa de Nossa Senhora Santana. São dez dias de comemorações religiosas e populares, que se inicia com o cortejo folclórico-cultural, milhares de devotos conduzindo o Pau da Bandeira de Inhumas até a matriz de Senhora Santana, acompanhados de grupos folclóricos e banda de música, numa manifestação sacro-profana. Dando-se continuidade nos dias seguintes, o novenário em louvor de Santa Ana. No calçadão, acontecem as festas populares com apresentação de bandas, artistas populares, shows, exposições, retretas, leilões, bingos; nas barracas: comidas e bebidas típicas e artesanatos. O encerramento se faz com a grande procissão da padroeira com participação de milhares de fiéis.
  • Junho: Festa de Quadrilhas e Grande Vaquejada de Santana do Cariri. Missa benção dos chapéus, desfile e escolha da rainha, durante os três dias de disputa entre várias duplas de vaqueiros na derruba de bois. Festas dançantes que marcam a grande presença do Público.
  • 21 a 25 de Novembro: Semana do Município. Semana festiva, na qual se comemora o aniversário do município, onde são realizadas atividades artístico-culturais envolvendo a comunidade urbana e rural: competições desportivas, shows com artistas populares, festivais de talentos, apresentações culturais, festas dançantes, retretas, mostra de turismo e artesanato, show pirotécnico.

Referências

  1. «Histórico» (PDF). IBGE. Consultado em 19 de julho de 2012. Cópia arquivada (PDF) em 19 de julho de 2012 
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. «Santana do Cariri». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 22 de janeiro de 2017 
  4. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  5. «IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 20 de dezembro de 2013 
  6. 6,0 6,1 «Produto Interno Bruto dos Municípios 2011». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 20 de dezembro de 2013 
  7. http://www2.ipece.ce.gov.br/atlas/capitulo1/12/125x.htm
  8. http://www2.ipece.ce.gov.br/atlas/capitulo1/12/126x.htm
  9. «Jornal Diário do Nordeste». 8 de julho de 2008. Consultado em 18 de março de 2010 

Ligações externas

Ver também

Predefinição:Região Metropolitana do Cariri

Ícone de esboço Este sobre municípios do estado do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


talvez você goste