Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa. |
O Sikorsky SH-3 Sea King é um helicóptero anfíbio médio que pode realizar missões de transporte, salvamento e resgate, guerra anti-submarina ou anti-superfície. Desenvolvido pela Sikorsky Aircraft Corporation, é denominado pelo fabricante como S-61 e pela marinha americana como H-3. A designação SH-3 se refere especificamente a versão naval, função que esteve presente desde o início de seu projeto, especificamente a guerra anti-submarina.
Diversas versões foram desenvolvidas a partir desta plataforma, inclusive como AWACS (Aeronave de Alerta Aéreo Antecipado). Foi fabricado sob licença pela Mitsubishi, Agusta e Westland.
Vem sendo substituído gradualmente por outras aeronaves, como Sikorsky SH-60 Seahawk na US Navy e o AgustaWestland EH-101 Merlin nas marinhas inglesa, italiana e Portuguesa.
No Brasil
Em 1970, foram recebidos quatro aparelhos SH-3D dos Estados Unidos. Foram entregues outros dois exemplares da mesma versão em 1972. O SH-3D era uma versão especializada na guerra anti-submarina fabricada para a US Navy. Dois destes aparelhos foram perdidos em acidentes.
Já em 1984, foram adquiridos da Agusta quatro ASH-3H com capacidade para disparar o míssil AM-39 Exocet. Os demais Sea King ainda em operação foram enviados a Itália para serem atualizados para o mesmo padrão. Todas essas aeronaves são designadas SH-3A na Marinha do Brasil. Um SH-3A foi perdido em um acidente.
Em 1996, foram adquiridos seis SH-3H usados da US Navy que foram revisados e receberam o sonar AN/AQS-18(V), muito superior aos usados nos SH-3A. Estes helicópteros foram designados SH-3B. Outros dois SH-3D foram comprados como fontes de peças.
Então, existem dois tipos de Sea King na Marinha do Brasil, um com capacidade para lançar o míssil AM-39 Exocet (SH-3A - 7 aparelhos) e outro com um sonar mais moderno (SH-3B - seis aparelhos).
Por causa da baixa disponibilidade e dos custos para manter estas aeronaves em operação, a marinha passou para a reserva algumas unidades. Atualmente, estão em operação apenas 4 SH-3A e 3 SH-3B, número considerado insuficiente.
Todos Sea King da Marinha do Brasil estão alocados para o 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) que opera principalmente a partir do NAe São Paulo (A-12) e tem sua sede na Base Aeronaval de São Pedro d'Aldeia. Todos já foram desativados
Substituição
Um novo helicóptero para substituir o SH-3 é considerado prioritário pela marinha. A principal oferta seria a compra de 7 Sikorsky SH-60 Seahawk usados da US Navy.
Operadores
Alguns destes países já retiraram o Sea King do serviço ativo.