Estágios da morte |
---|
Pallor mortis |
Rigor mortis (Do latim rigor, rigidez e mortis, morte) ou rigidez cadavérica é um sinal reconhecível de morte que é causado por uma mudança bioquímica nos músculos, causando um endurecimento dos músculos do cadáver e impossibilidade de mexê-los ou manipulá-los.
O tempo de início e de duração do rigor mortis após a morte depende da temperatura e umidade do ambiente e do corpo, começando em média após 4-8 horas e no máximo em 12-18 horas, e terminando após 24-36 horas.
É um dos quatro sinais de morte, geralmente descritos como pallor mortis, algor mortis, rigor mortis e livor mortis.
Tempos
Em média, presumindo-se temperatura ambiente de 20° C e umidade moderada:
- Ausente: nas primeiras 4h post-mortem;
- Mínima: entre 4 a 8 horas;
- Moderada: entre 8 a 12 horas;
- Avançada: entre 12 a 18 horas;
- Completa: entre 18 a 24 horas;
- Dissipando: após 24 a 36 horas, podendo demorar até 72 horas para o relaxamento completo.
Causa
A causa bioquímica do rigor mortis começa com o cessamento do bombeamento de íons de cálcio para o interior do retículo sarcoplasmático (pela ausência de ATP) de forma que a concentração citossólica deste íon aumenta gradativamente. Também contribui para este aumento na concentração citossólica de íon cálcio a degradação das cisternas terminais do retículo.
O cálcio liberado se liga à troponina C e induz a mudança conformacional da tropomiosina expondo os sítios de ligação actina-miosina. Normalmente as moléculas de miosina contendo ATP previamente ligado interagem com os filamentos de actina que agora têm seus sítios de ligação expostos, porém como não existe um novo ATP para desfazer o complexo ADP-miosina/actina os músculos tornam-se rígidos.[1]
A circulação sanguínea cessa, assim como o transporte do oxigênio e retirada dos produtos do metabolismo. Os sistemas enzimáticos continuam funcionando após algum tempo da morte. Assim, a glicólise continua de forma anaeróbica, gerando ácido láctico, que produz abaixamento do pH.
Fatores relevantes
Fatores que aceleram o início e fim do rigor mortis[2]:
- Exercício antes da morte;
- Temperaturas ambientais elevadas;
- Convulsões;
- Eletrocussão;
- Hipertermia ou febre;
- Drogas que aumentem a temperatura corporal.
Fatores que desaceleram o rigor mortis:
- Hipotermia;
- Temperaturas ambientais baixas;
- Pneumonia;
- Hemorragia;
- Doenças do sistema nervoso.
Referências
- ↑ Hall, John E (2011). Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology with Student Consult Online Access 12th ed. Philadelphia: Elsevier Saunders. ISBN. p. 83. ISBN 978-1-4160-4574-8
- ↑ http://study.com/academy/lesson/rigor-mortis-definition-timeline-stages.html